Novidades: Ford traz primeiro lote do Maverick Hybrid e F-150, prepara fábrica e mais

A Ford, nos últimos dias, veio com boas novas para adiantar seu futuro no Brasil. Elas envolvem as picapes da marca vendidas por aqui, Maverick, Ranger e F-150. A primeira, finalmente, passará a ser vendida no mercado nacional em suas versões híbridas e algumas unidades já estão em solo brasileiro para o evento de lançamento (ocorrerá ainda no primeiro semestre), enquanto a segunda, que vai receber nova geração, tem sua fábrica aperfeiçoada na Argentina e a terceira passou a ser oficialmente importada.

A Maverick, caminhonete média com carroceria monobloco, que deriva do SUV Bronco, com certo atraso receberá opção de mecânica híbrida no nosso mercado. Hoje ela é sempre vendida com um 2.0 turbo a gasolina, mas em breve será lançado um 2.5 naturalmente aspirado, também a gasolina mas do ciclo Atkinson, aliado a um motor elétrico dianteiro. São quase 200 cv de potência combinada.

Foto: Ford/divulgação

O sistema é um híbrido puro, daqueles que pode mover o carro apenas com eletricidade, mas não plug-in. Ao que tudo indica, será a primeira picape híbrida do Brasil, e promete muita eficiência, segundo dados do INMETRO e Ford: mais de 14 km/l na estrada e quase 18 km/l na cidade, resultando em pelo menos 800 km de alcance misto (são 52 litros de capacidade no tanque). O câmbio é um continuamente variável (CVT), dedicado pra carros híbridos. A Maverick Hybrid é mexicana. Leia mais sobre ela aqui.

Foto: Ford/divulgação

Já a F-150, que já foi lançada no início do ano no esquema de pré-venda, passa agora a ser importada oficialmente, sempre vinda dos Estados Unidos. A grandalhona, rival de Ram e GM Silverado, é vendida em duas versões com preços próximos de R$500 mil. Em ambas há o V8tão de 5.0 litros do Mustang, o motor Coyote, calibrado para 405 cv de potência e 56,7 mkgf de torque. A transmissão automática também vem do Mustang, e tem 10 marchas.

Enquanto isso, na Argentina, a planta de Pacheco é preparada para receber a produção da Nova Ranger 2024. A picape, renovada de cabo a rabo, chegará ao Brasil no segundo semestre desse ano. A fábrica terá sua capacidade produtiva aumentada em nada menos que 70%, chegando a 110 mil carros/ano, a linha de produção cresceu bastante (chegando a 2 km), as prensas são quatro vezes mais rápidas e com o dobro da capacidade e a tecnologia entrou com força em todos os processos, desde estamparia até acabamento. Leia quase tudo sobre a picape aqui.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.