Dodge Dart 1969: Comercial de lançamento (vídeo)

Há 50 anos, em outubro de 1969, era apresentado o Dart, sedan grande de luxo que vinha para concorrer com Ford Galaxie 500 e se destacava por ser o primeiro automóvel Dodge feito no Brasil. Inicialmente, ele era só disponível com carroceria 4 portas e equipado com um motor V8 de 5.2 litros batizado de Magnum, que desenvolvia 198 cv e 41,5 mkgf de torque (números brutos), sempre acoplado a um câmbio manual de 3 marchas.

Seguindo na linha do tempo, pouco menos de dois anos depois chegava a carroceria cupé de 2 portas (foto de capa) e, logo em seguida, a famosa versão esportiva chamada de Charger R/T, com 215 cv de potência alcançados no mesmo propulsor V8 Magnun. Na mesma época, as versões comuns também ganhavam a transmissão automática de 3 marchas Torqueflite, além de itens como direção hidráulica e ar-condicionado, tudo como opcional.

No fim de 1978 chegavam as primeiras (e únicas) mudanças para toda a linha: enquanto o Dart recebia o visual do modelo Norte-Americano, o restante (Magnun 2 portas, LeBaron 4 portas e Charger R/T) ganhavam modificações de design exclusivas para o mercado brasileiro.

O modelo teve sua produção encerrada definitivamente em 1981, quando a Volkswagen comprou boa parte da Chrysler nacional e iniciou a produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo (ABC Paulista), de onde o Dart e todos os seus derivados saíam.
Compartilhar:
Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.