(Lançamento) Ford F-150 chega ao Brasil com motorzão V8 do Mustang para peitar as Ram

No último dia 10, a Ford decidiu oficializar o lançamento da sua grandalhona F-150 no Brasil. A marca, antes fabricante e hoje importadora, prometia a picape há algum tempo, e o público consumidor brasileiro pedia: sucesso quase imbatível nos EUA, a F-150 viu sua arquirrival Ram 1500 chegar por aqui bem antes dela. E até a GM vai entrar na dança com a Chevrolet Silverado em breve. Mas, antes, vem a picapona da Ford em duas versões: Lariat, com apelo mais esportivo, de R$470 mil, e Platinum, a completona requintada de R$490 mil.

Foto: Ford/divulgação

Única no segmento com carroceria em liga-leve (alumínio), ela é mais leve que as rivais da Stellantis, e combina isso com o igualmente grande V8 de 5.0 litros debaixo de seu capô. É o bom e velho Coyote, já usado no esportivo Mustang há algum tempo, mas que na picape rende 405 cv de potência e 56,7 mkgf de torque. A transmissão é a caixa automática de dez marchas que está não só no Mustang, como também Chevrolet Camaro e inclusive na sua concorrente Silverado. Ela é responsável por lidar com toda a força do V8tão, distribuindo para as rodas traseiras (padrão) ou dianteiras e traseiras (com 4×4 ligado).

E, por ser mais leve que o normal, a picapona da Ford acaba assustando também pela relação peso X potência e números de desempenho: oficialmente, vai de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, mais rápida que esportivos legítimos como VW Polo GTS ou o extinto Renault Sandero R.S. Assustadores também são os 136 litros de capacidade do seu tanque de combustível, que possibilitam a ela ir de São Paulo ao Distrito Federal sem reabastecer (são mais de 1.100 km de alcance rodoviário seguindo as médias de consumo do INMETRO). De série, para gastar menos gasolina, há start&stop e grade dianteira ativa, aquela que pode se fechar para melhorar a aerodinâmica.

Foto: Ford/divulgação

Como até mostram as fotos de divulgação, o público-alvo e área de sucesso da F-150 é no interior, guiada por grandes fazendeiros ou empresários dos rincões do país. Por isso a escolha das duas versões mais completas da gama americana pra cá: são as mais refinadas e equipadas, trazendo desde diversos assistentes de condução, rodas aro 20, conjunto óptico inteligente em LED, sistema de som assinado pela Bang&Olufsen (até 18 alto-falantes), instrumentação digital de 12”, multimídia vertical de outras 12” (sistema Sync 4 inédito), pacote externo FX4, teto-solar panorâmico, bancos/volante/pedaleira eletricamente ajustáveis, câmera 360º, tampa da caçamba com abertura/fechamento elétricos e muito mais.

Com quase 5,9 m de comprimento, 2,0 m de altura e 2,1 m de largura sem retrovisores, ela não surpreende pela capacidade de carga (728 kg na Lariat e 681 na Platinum), mas sim pela possibilidade de rebocar mais de 3,5 toneladas. Ou seja, ela pode puxar sem maiores problemas três Fiat Cronos ou quatro Renault Kwid. Como volume, são 1.370 litros na sua enorme caçamba. Para coisas menores, há um espaço com outros 55 litros debaixo do banco traseiro, que tem até tranca própria.

Foto: Ford/divulgação

Consagrada em boa parte do mundo em suas quatro décadas de história, a Série F que chega ao Brasil é da décima quarta geração, lançada em meados de 2020. É considerada uma das picapes mais seguras do mercado norte-americano, e aqui esbanja diversos sistemas de segurança ativa e passiva, incluindo 8 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina, um para joelhos do motorista e um para joelhos do passageiro dianteiro). Nas tecnologias, permite ainda conexão com smartphone pelo app FordPass.

Dentre os 15 acessórios disponibilizados para a F-150 pela Ford brasileira, destaque para o engate de reboque, santantônio, extensor/divisor de carga/caixas organizadoras para a caçamba, suporte para bicicletas e até uma curiosa barraca de camping. Em pré-venda, a picape tem oito opções de cores: Vermelho Zadar, Cinza Torres, Preto Orvalho, Cinza Avalanche, Preto Vesúvio, Branco Nur, Cinza Glascow e Azul Mônaco, essas duas últimas exclusivas da Platinum. Como plus, há ainda a opção de blindagem homologada pela Ford, que não interfere na garantia de fábrica.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.