(Lançamento) BYD Tan EV 2024 tem novo visual e mais autonomia, porém anda menos

Primeiro carro de passeio da BYD lançado no mercado brasileiro e único SUV de sete lugares totalmente elétrico a venda por aqui, o Tan EV estreia a linha 2024 com novidades estéticas e tecnológicas. O preço subiu pouco, de R$530 mil para R$537 mil, ainda incluindo o carregador Wallbox instalado, mas as melhorias no design, mecânica baterias e itens de série são importantes, ainda mais em um carro que briga com modelos de topo da Audi, BMW e Mercedes-Benz. 

O Novo Tan, que, aliás, se chama Tang na China (a mudança de nome para o nosso mercado foi por conta da marca de suco em pó), trocou a grade aletada, igual a das suas versões a gasolina que não existem no Brasil, por uma dianteira mais fechada e moderna, lembrando a de modelos mais atuais, como Seal ou Yuan Plus. Os parachoques são inéditos, acompanhando o estilo atualizado, e graças a eles o comprimento total do SUV aumentou 10 cm se comparado ao modelo anterior, chegando a 4,97 m. A altura da carroceria foi aumentada em outros 2 cm (1,75 m). 

Por dentro, um novo emblema do volante, teto panorâmico maior e detalhes de acabamento, sem contar itens inéditos como o sistema de som assinado pela Dynaudio com 775 Watts de potência, saídas de ar traseiras posicionadas no teto, terceira zona do ar-condicionado automático para os passageiros traseiros, bancos dianteiros climatizados e com massageador, destravamento das portas com tecnologia NFC, head-up display, volante aquecível, além da função de transformar o carro em um gerador, permitindo que ele alimente aparelhos externos. 

De série, ainda, sensores de chuva e crepuscular, painel de instrumentos digital de 12,3”, multimídia rotativa de 15,6” com apps nativos, internet 4G a bordo, conexões sem fio com smartphone, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos, conjunto óptico em LED, iluminação ambiente personalizável em LED, câmeras 360º, sensores de estacionamento 360º, 7 airbags, um amplo pacote de assistentes inteligentes de condução (ADAS), bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória de posição, retrovisor interno fotocrômico, bancos em couro, volante com ajustes elétricos, carregador de celular sem fio e por aí vai.

 

Ele segue com 517 cv de potência extraída de dois motores elétricos, um para cada eixo, resultando em tração integral, mas ganhou cerca de 2 mkgf de torque máximo (cerca de 71,4 mkgf). Ele só não ficou ainda mais rápido porque “engordou” cerca de 150 kg, porém ainda consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos, correndo até os 190 km/h.  

Foto: BYD/divulgação

Suas baterias estão 25% maiores, chegando a 109 kWh de capacidade, o que lhe garantiu um alcance com uma carga completa de até 430 km (antes eram 309), segundo o ciclo PBEV, do INMETRO. Pelo ciclo WLTP, esse número pode chegar a 530 km. Acompanhando o crescimento de capacidade das baterias, a potência máxima de carregamento também está maior, chegando a 170 kW. Segundo a BYD, é possível recuperar 50% da carga em cerca de 30 minutos nas melhores fontes externas de energia. A fabricante ainda garante que, se fosse movido a gasolina, o Tan EV seria eficiente a ponto de conseguir média de 40 km/litro.

No geral, o SUV melhorou também na mecânica e construção: as molas foram recalibradas, os amortecedores agora trazem ajuste eletrônico dos níveis de carga (ficam mais rígidos para melhorar a dinâmica do carro, ou mais macios, privilegiando o conforto dos passageiros), e há reforços importantes no isolamento acústico. Como destaques, ele segue com as suspensões independentes nas quatro rodas e freios fornecidos pela Brembo, sem contar as baterias Blade, mais seguras contra perfurações e danos, e que ocupam menor espaço físico, uma tecnologia própria da BYD.  

Com garantia de cinco anos ou 500 mil km (o que ocorrer primeiro), o BYD Tan EV 2024 já está na rede de concessionárias da marca, e pode ser pintado em três cores de carroceria: Branco Neve, Preto Areia ou Cinza Montanha. O interior pode ser marrom ou preto.   

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.