(Lançamento) BYD Tan EV 2024 tem novo visual e mais autonomia, porém anda menos
Primeiro carro de passeio da BYD lançado no mercado brasileiro e único SUV de sete lugares totalmente elétrico a venda por aqui, o Tan EV estreia a linha 2024 com novidades estéticas e tecnológicas. O preço subiu pouco, de R$530 mil para R$537 mil, ainda incluindo o carregador Wallbox instalado, mas as melhorias no design, mecânica baterias e itens de série são importantes, ainda mais em um carro que briga com modelos de topo da Audi, BMW e Mercedes-Benz.
O Novo Tan, que, aliás, se chama Tang na China (a mudança de nome para o nosso mercado foi por conta da marca de suco em pó), trocou a grade aletada, igual a das suas versões a gasolina que não existem no Brasil, por uma dianteira mais fechada e moderna, lembrando a de modelos mais atuais, como Seal ou Yuan Plus. Os parachoques são inéditos, acompanhando o estilo atualizado, e graças a eles o comprimento total do SUV aumentou 10 cm se comparado ao modelo anterior, chegando a 4,97 m. A altura da carroceria foi aumentada em outros 2 cm (1,75 m).
Por dentro, um novo emblema do volante, teto panorâmico maior e detalhes de acabamento, sem contar itens inéditos como o sistema de som assinado pela Dynaudio com 775 Watts de potência, saídas de ar traseiras posicionadas no teto, terceira zona do ar-condicionado automático para os passageiros traseiros, bancos dianteiros climatizados e com massageador, destravamento das portas com tecnologia NFC, head-up display, volante aquecível, além da função de transformar o carro em um gerador, permitindo que ele alimente aparelhos externos.
De série, ainda, sensores de chuva e crepuscular, painel de instrumentos digital de 12,3”, multimídia rotativa de 15,6” com apps nativos, internet 4G a bordo, conexões sem fio com smartphone, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos, conjunto óptico em LED, iluminação ambiente personalizável em LED, câmeras 360º, sensores de estacionamento 360º, 7 airbags, um amplo pacote de assistentes inteligentes de condução (ADAS), bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória de posição, retrovisor interno fotocrômico, bancos em couro, volante com ajustes elétricos, carregador de celular sem fio e por aí vai.
Ele segue com 517 cv de potência extraída de dois motores elétricos, um para cada eixo, resultando em tração integral, mas ganhou cerca de 2 mkgf de torque máximo (cerca de 71,4 mkgf). Ele só não ficou ainda mais rápido porque “engordou” cerca de 150 kg, porém ainda consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos, correndo até os 190 km/h.
Suas baterias estão 25% maiores, chegando a 109 kWh de capacidade, o que lhe garantiu um alcance com uma carga completa de até 430 km (antes eram 309), segundo o ciclo PBEV, do INMETRO. Pelo ciclo WLTP, esse número pode chegar a 530 km. Acompanhando o crescimento de capacidade das baterias, a potência máxima de carregamento também está maior, chegando a 170 kW. Segundo a BYD, é possível recuperar 50% da carga em cerca de 30 minutos nas melhores fontes externas de energia. A fabricante ainda garante que, se fosse movido a gasolina, o Tan EV seria eficiente a ponto de conseguir média de 40 km/litro.
No geral, o SUV melhorou também na mecânica e construção: as molas foram recalibradas, os amortecedores agora trazem ajuste eletrônico dos níveis de carga (ficam mais rígidos para melhorar a dinâmica do carro, ou mais macios, privilegiando o conforto dos passageiros), e há reforços importantes no isolamento acústico. Como destaques, ele segue com as suspensões independentes nas quatro rodas e freios fornecidos pela Brembo, sem contar as baterias Blade, mais seguras contra perfurações e danos, e que ocupam menor espaço físico, uma tecnologia própria da BYD.
Com garantia de cinco anos ou 500 mil km (o que ocorrer primeiro), o BYD Tan EV 2024 já está na rede de concessionárias da marca, e pode ser pintado em três cores de carroceria: Branco Neve, Preto Areia ou Cinza Montanha. O interior pode ser marrom ou preto.