Gol GL 1987: o início de tudo

Oi, pessoal! Voltamos à nossa coluna, com muito prazer. Sempre falando dos carros que passaram pela minha vida, ou de algum tema relevante, num diálogo leve e aberto. Hoje tenho a página @german.garage.br no Instagram e no Facebook, totalmente voltada para os clássicos nacionais, com preferência para os de origem “alemã”. Mas isso não me impede de vir falar de um Fiat 147, por exemplo. A página, por sua vez, tem um acervo, que hoje ronda os 21 carros. E este Gol GL, especificamente, começou o acervo.

Hoje já são 21 carros no acervo (Foto: Alexandre Ule Ramos)

E não é um GL comum, mas segundo consta, um dos 113 carros completos versão GL feitos em 1987. Para relembrar, havia uma falta de peças crônica na época, assim como acontece hoje em dia. Então era raro um carro ser montado completo de fábrica, e por isso entende-se que tinha interior monocromático, vidros laterais traseiros basculantes, vidro traseiro com desembaçador, limpador traseiro, aquecedor, relógio de horas, rádio São Francisco, vidros verdes e rodas de liga-leve.

Esse GL 1987 é completo e ainda movido a gasolina, uma raridade (Foto: Alexandre Ule Ramos)

Inclusive no porta-malas há um adesivo indicando a presença das rodas como item de série. Esse Gol tem tudo isso e ainda por cima é movido a gasolina, numa época em que a quase totalidade dos carros era movida a álcool. Para se ter uma ideia, o carro de testes da frota da fábrica não era completo, um Vermelho Fênix que a Quatro Rodas, por exemplo, andou em 1987 e que veio “pelado”.

Nem mesmo o carro de testes de imprensa da própria VW era completo. E esse, é (Foto: Alexandre Ule Ramos)

Esse carro, bege, veio parar nas minhas mãos por meio de um outro amigo meu, Marco Buono, um antigo e conhecido lojista de São Paulo, dos mais corretos, num rolo que fizemos. Nem vou falar o carro que dei na troca porque hoje vale um caminhão de dinheiro, embora precisasse de uma extensa restauração (que eu sei que já foi feita…). Enfim, veio um Fusca Verde Cristalino também, que já foi embora. E ficou o Gol.

Ele, na realidade, veio em um negócio que fiz com um amigo, e ficou (Foto: Alexandre Ule Ramos)

Ele é muito bom de andar, muito original. Tem até mesmo um resquício de um adesivo de papel que ia na torre de suspensão dianteira direita, colocado na linha de montagem. Existem as réplicas à venda, mas neste o adesivo ainda é o original. Tem manual, as rodas originais foram guardadas e foram colocadas outras iguais, originais, porém alargadas para aro 15 (as originais são 13″).

Hoje ele está com rodas aro 15, também originais, enquanto as 13 de fábrica estão guardadas (Foto: Alexandre Ule Ramos)

O motor já é o AP 600, de biela longa, que passou a equipar a linha Gol em outubro de 1985, já como modelo 1986. Este, como é modelo 1987, naturalmente já tem esse motor, que, para ser reconhecido, tem o cavalete da bomba d´água na sua parte central, lado esquerdo. Os anteriores tem o cavalete na parte frontal do motor, lado esquerdo (direito para quem olha o motor de frente, em ambos os casos).

É o único ano que o VW Gol tinha painel e retrovisores antigos, mas com frente nova (Foto: Alexandre Ule Ramos)

É um carro muito simpático e o único ano em que o Gol tem o painel antigo, espelhos antigos e a frente nova. O 1986 tem frente antiga e painel antigo, enquanto o 1988 (meu furgão, que já saiu aqui) tem painel novo, espelhos reposicionados e com novo desenho, além da frente nova. É isso! Hoje mesmo andei nele e está forte como sempre. Um carro muito bacana, com todo esplendor do seu bege Vime.

Compartilhar:
Alexandre Ule Ramos é jornalista há 34 anos, formado na Cásper Libero, de São Paulo, e também em Publicidade e Propaganda pela Metodista, de São Bernardo do Campo. Durante muitos anos foi responsável pelo setor de usados do Guia Melhor Compra da revista Quatro Rodas, trabalhou na revista Oficina Mecânica e Hot, teve passagens pela revista Carro, Brasil Transportes, Fúria, Superauto, produziu conteúdo para o Webmotors, Auto+, Feira Livre do Automóvel etc. Tem enorme conhecimento no mercado de carros usados, trabalhando há mais de 22 anos com compra, venda e consultoria de veículos. Já adquiriu mais de 1.000 carros durante essas mais de duas décadas, e, até hoje, permanece ativo na sua função.