(Lançamento) Toyota Corolla Cross 2025 está de cara nova e mais equipado

Logo após completar seu terceiro ano de mercado, o Corolla Cross ganha novidades para sua linha 2025. Além da frente renovada, com parachoque mais esportivo, nova grade no estilo de colmeia, e, dependendo da versão, novos faróis, o SUV médio estreia ainda rodas com desenhos inéditos, e retoques na traseira, com foco nas lanternas com novo arranjo de luzes. Por dentro, são destaques novas forrações de bancos, materiais renovados no acabamento, e a estreia de itens de série inéditos.

São seis versões na linha 2025: XR (R$165 mil, apenas para vendas diretas), XRE (R$178,6 mil), XRX (R$191,7 mil), GR Sport (R$197,8 mil, com opcional da carroceria em dois tons por mais R$2 mil), XRV Hybrid (R$202,7 mil) e XRX Hybrid (R$211 mil). Com exceção da GR Sport, todas podem ainda receber a pintura metálica por cerca de R$2 mil extras, ou a perolizada por R$2,3 mil. São seus únicos opcionais. 

Continuam os dois tipos de propulsão: convencional e híbrida flex. A primeira usa um 2.0 16v flex de aspiração natural, com duplo comando variável e injeção direta, que está um pouco mais fraca em prol do menor consumo e emissão de menos gases poluentes: agora são 167/175 cv de potência (gasolina/etanol, menos 2 cv com ambos) e 20,8 mkgf de torque (gasolina/etanol, menos 0,5 mkgf com ambos), ainda operados pela transmissão automática CVT de 10 velocidades simuladas e a primeira marcha “real”, por engrenagens.  

Foto: Toyota/divulgação

As versões mais caras são híbridas flex: usam um 1.8 de quatro cilindros que trabalha no ciclo Atkinson (até 101 cv e 14,5 mkgf), junto de outros dois propulsores elétricos dianteiros (até 72 cv e 16,6 mkgf), administrados por uma transmissão CVT dedicada a híbridos. Conjunta, a potência dos Corolla Cross Hybrid não é muito superior aos 120 cv.  

Ele já bateu a marca das 230 mil unidades produzidas em Sorocaba (SP), e, segundo a Toyota, se mantém como o automóvel com maior índice de satisfação dos proprietários no país (96% na venda e 91% no pós-venda). Para tentar continuar no topo, ganha um conjunto óptico dianteiro em LED mais agressivo nas versões XRX, XRX Hybrid e GR Sport, que acompanham uma nova assinatura em LED e luzes de seta dinâmicas. As rodas, novas a partir da versão XRE, são aro 18. Como tão esperada melhoria, há o freio de estacionamento eletromecânico para toda a linha, que substitui o obsoleto sistema por pedal, porém o abafador de escapamento, o famigerado e bem visível “bojão” sob a traseira do carro, não foi reposicionado, e segue a mostra. 

Mais: com exceção da XR de entrada, toda a linha agora conta com o painel de instrumentos digital configurável de 12,3” emprestado do seu irmão Corolla Sedan, boa parte das versões trazem carregador de celular por indução, luzes ambientes em LED e mais sensores de estacionamento dianteiros e, nas mais caras, é de série a tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos com sensor de presença. Itens como o ar-condicionado digital automático de duas zonas com saídas traseiras, bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista, retrovisor interno fotocrômico, além do amplo pacote de assistentes de condução (desde piloto automático adaptativo até alerta de saída de faixa), 7 airbags, freios a disco nas quatro rodas etc. 

Já disponível na rede de concessionárias da marca, o SUV renovado também já pode ser alugado na Kinto, empresa de locação de veículos da própria Toyota. A garantia de fábrica é de cinco anos para as versões 2.0 flex, ou oito anos no caso das Hybrid (5 do carro + 3 de motores elétricos/bateria de tração), sem limite de quilometragem. No caso de uso comercial, a cobertura vale até os 200 mil km. 

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.