(Lançamento) Toyota Corolla Cross 2025 está de cara nova e mais equipado
Logo após completar seu terceiro ano de mercado, o Corolla Cross ganha novidades para sua linha 2025. Além da frente renovada, com parachoque mais esportivo, nova grade no estilo de colmeia, e, dependendo da versão, novos faróis, o SUV médio estreia ainda rodas com desenhos inéditos, e retoques na traseira, com foco nas lanternas com novo arranjo de luzes. Por dentro, são destaques novas forrações de bancos, materiais renovados no acabamento, e a estreia de itens de série inéditos.
São seis versões na linha 2025: XR (R$165 mil, apenas para vendas diretas), XRE (R$178,6 mil), XRX (R$191,7 mil), GR Sport (R$197,8 mil, com opcional da carroceria em dois tons por mais R$2 mil), XRV Hybrid (R$202,7 mil) e XRX Hybrid (R$211 mil). Com exceção da GR Sport, todas podem ainda receber a pintura metálica por cerca de R$2 mil extras, ou a perolizada por R$2,3 mil. São seus únicos opcionais.
Continuam os dois tipos de propulsão: convencional e híbrida flex. A primeira usa um 2.0 16v flex de aspiração natural, com duplo comando variável e injeção direta, que está um pouco mais fraca em prol do menor consumo e emissão de menos gases poluentes: agora são 167/175 cv de potência (gasolina/etanol, menos 2 cv com ambos) e 20,8 mkgf de torque (gasolina/etanol, menos 0,5 mkgf com ambos), ainda operados pela transmissão automática CVT de 10 velocidades simuladas e a primeira marcha “real”, por engrenagens.
As versões mais caras são híbridas flex: usam um 1.8 de quatro cilindros que trabalha no ciclo Atkinson (até 101 cv e 14,5 mkgf), junto de outros dois propulsores elétricos dianteiros (até 72 cv e 16,6 mkgf), administrados por uma transmissão CVT dedicada a híbridos. Conjunta, a potência dos Corolla Cross Hybrid não é muito superior aos 120 cv.
Ele já bateu a marca das 230 mil unidades produzidas em Sorocaba (SP), e, segundo a Toyota, se mantém como o automóvel com maior índice de satisfação dos proprietários no país (96% na venda e 91% no pós-venda). Para tentar continuar no topo, ganha um conjunto óptico dianteiro em LED mais agressivo nas versões XRX, XRX Hybrid e GR Sport, que acompanham uma nova assinatura em LED e luzes de seta dinâmicas. As rodas, novas a partir da versão XRE, são aro 18. Como tão esperada melhoria, há o freio de estacionamento eletromecânico para toda a linha, que substitui o obsoleto sistema por pedal, porém o abafador de escapamento, o famigerado e bem visível “bojão” sob a traseira do carro, não foi reposicionado, e segue a mostra.
Mais: com exceção da XR de entrada, toda a linha agora conta com o painel de instrumentos digital configurável de 12,3” emprestado do seu irmão Corolla Sedan, boa parte das versões trazem carregador de celular por indução, luzes ambientes em LED e mais sensores de estacionamento dianteiros e, nas mais caras, é de série a tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos com sensor de presença. Itens como o ar-condicionado digital automático de duas zonas com saídas traseiras, bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista, retrovisor interno fotocrômico, além do amplo pacote de assistentes de condução (desde piloto automático adaptativo até alerta de saída de faixa), 7 airbags, freios a disco nas quatro rodas etc.
Já disponível na rede de concessionárias da marca, o SUV renovado também já pode ser alugado na Kinto, empresa de locação de veículos da própria Toyota. A garantia de fábrica é de cinco anos para as versões 2.0 flex, ou oito anos no caso das Hybrid (5 do carro + 3 de motores elétricos/bateria de tração), sem limite de quilometragem. No caso de uso comercial, a cobertura vale até os 200 mil km.