(Lançamento) Kia Niro é o terceiro eletrificado da marca e começa em R$205 mil

A Kia decidiu investir pesado na tecnologia híbrida no Brasil. Começou com o Stonic, crossover que é, na realidade, semi-híbrido, e depois estreou a atual geração do Sportage também com mecânica mista. Chega agora ao mercado nacional o terceiro modelo da marca com motorização que mescla combustão e eletricidade: o Niro, um misto entre hatch grandalhão, crossover e SUV. São duas versões: EX, de R$204.990, e SX Prestige, de R$239.990.

Foto: Kia/divulgação

Seu motor a gasolina é o conhecido 1.6 16V Kappa, com injeção direta e aspiração natural, que está aliado a um outro propulsor elétrico que também pode mover o carro e tirá-lo da inércia. Por isso, ele é um legítimo híbrido, e não semi-híbrido. O encarregado da transmissão da força é um câmbio automático de seis velocidades.

Foto: Kia/divulgação

O conjunto motriz, somando combustão mais eletricidade, entrega 141 cv de potência e 27 mkgf de torque para as rodas dianteiras. A regeneração de energia em frenagens é configurável em quatro níveis, enquanto a condução pode ser escolhida entre ECO e Sport.

Foto: Kia/divulgação

A aposta é na eficiência energética. Prova disso são as médias oficiais de consumo (17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade), além do baixíssimo nível de emissão de poluentes, de apenas 68 gramas/km rodado. Seu Cx de baixos 0,29 ajuda bastante. Além disso, o apelo sustentável é grande, com boa dose de componentes reciclados na fabricação do carro e uso de matérias primas mais ecológicas.

Foto: Kia/divulgação

Seu porte é bem parecido com o de um Mercedes-Benz GLA200, com pouco mais de 4,4 m de comprimento, 1,8 m de largura e 1,55 m de altura. Generoso, seu entre-eixos é de 2,72 m (maior até que o de um Caoa-Chery Tiggo 8, grandalhão de sete lugares), mas com porta-malas intermediário de 425 litros. Lembrando que sua plataforma é a K3, mesma do atual Hyundai Elantra, com mais de 50% de aços de alta resistência.

Foto: Kia/divulgação

Dentre as tecnologias presentes, painel de instrumentos digital e multimídia completa de 10,2” cada, ar-condicionado digital automático touchscreen, detector de fadiga do condutor, alerta de saída de faixa ativo, farol alto automático (em LED, inclusive) e alerta de colisão. A mais cara, SX Prestige, soma o alerta de desembarque seguro, alerta de tráfego cruzado traseiro ativo, monitor de ponto-cego, frenagem autônoma de emergência com prevenção de colisão, piloto automático adaptativo e sensores de estacionamento dianteiros.

Foto: Kia/divulgação

Com garantia de cinco anos para o carro inteiro, o Kia Niro tem uma boa paleta de cores, com 17 combinações possíveis entre a pintura da carroceria e tom da coluna C. Dentre elas, Branco Claro, Branco Neve, Cinza Aço, Cinza Interestelar, Preto Aurora, Vermelho Metálico, Azul Mineral, Verde Urbano e Laranja Encanto (essa última só para a coluna C).

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.