(Lançamento) Kia Niro é o terceiro eletrificado da marca e começa em R$205 mil
A Kia decidiu investir pesado na tecnologia híbrida no Brasil. Começou com o Stonic, crossover que é, na realidade, semi-híbrido, e depois estreou a atual geração do Sportage também com mecânica mista. Chega agora ao mercado nacional o terceiro modelo da marca com motorização que mescla combustão e eletricidade: o Niro, um misto entre hatch grandalhão, crossover e SUV. São duas versões: EX, de R$204.990, e SX Prestige, de R$239.990.
Seu motor a gasolina é o conhecido 1.6 16V Kappa, com injeção direta e aspiração natural, que está aliado a um outro propulsor elétrico que também pode mover o carro e tirá-lo da inércia. Por isso, ele é um legítimo híbrido, e não semi-híbrido. O encarregado da transmissão da força é um câmbio automático de seis velocidades.
O conjunto motriz, somando combustão mais eletricidade, entrega 141 cv de potência e 27 mkgf de torque para as rodas dianteiras. A regeneração de energia em frenagens é configurável em quatro níveis, enquanto a condução pode ser escolhida entre ECO e Sport.
A aposta é na eficiência energética. Prova disso são as médias oficiais de consumo (17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade), além do baixíssimo nível de emissão de poluentes, de apenas 68 gramas/km rodado. Seu Cx de baixos 0,29 ajuda bastante. Além disso, o apelo sustentável é grande, com boa dose de componentes reciclados na fabricação do carro e uso de matérias primas mais ecológicas.
Seu porte é bem parecido com o de um Mercedes-Benz GLA200, com pouco mais de 4,4 m de comprimento, 1,8 m de largura e 1,55 m de altura. Generoso, seu entre-eixos é de 2,72 m (maior até que o de um Caoa-Chery Tiggo 8, grandalhão de sete lugares), mas com porta-malas intermediário de 425 litros. Lembrando que sua plataforma é a K3, mesma do atual Hyundai Elantra, com mais de 50% de aços de alta resistência.
Dentre as tecnologias presentes, painel de instrumentos digital e multimídia completa de 10,2” cada, ar-condicionado digital automático touchscreen, detector de fadiga do condutor, alerta de saída de faixa ativo, farol alto automático (em LED, inclusive) e alerta de colisão. A mais cara, SX Prestige, soma o alerta de desembarque seguro, alerta de tráfego cruzado traseiro ativo, monitor de ponto-cego, frenagem autônoma de emergência com prevenção de colisão, piloto automático adaptativo e sensores de estacionamento dianteiros.
Com garantia de cinco anos para o carro inteiro, o Kia Niro tem uma boa paleta de cores, com 17 combinações possíveis entre a pintura da carroceria e tom da coluna C. Dentre elas, Branco Claro, Branco Neve, Cinza Aço, Cinza Interestelar, Preto Aurora, Vermelho Metálico, Azul Mineral, Verde Urbano e Laranja Encanto (essa última só para a coluna C).