(Lançamento) Taos, o anti-Compass da Volkswagen, chega custando a partir de R$155 mil

Depois de vários teasers, amostras, apresentações limitadas e informações dadas à moda de conta-gotas, a Volkswagen do Brasil lançou oficialmente seu novo SUV médio, o Taos. Fabricado na Argentina, ele chega para rivalizar com os novos Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, além de Chevrolet Equinox, Kia Sportage, Hyundai New Tucson e cia, e estará disponível em três versões (Comfortline, Highline e Launching Edition, uma série especial de lançamento), custando entre R$154.990 e R$191.060.

Feito sobre a base modular MQB (a mesma de Polo/Virtus, T-Cross, Jetta, Tiguan e Nivus), ele também compartilha a mecânica com seus irmãos de plataforma: o motor é o conhecido e moderno 1.4 TSI flex, com turbo e injeção direta, rendendo 150 cv e 25,5 mkgf a partir de 1.500 rpm (tanto com gasolina quanto com etanol). Ligada a ele, está a também tradicional transmissão automática de 6 velocidades, fornecida pela Aisin, e presente em vários carros do mercado nacional (incluindo seu rival Jeep Compass 1.3 turbo flex). O destaque do novo utilitário da VW é o baixo peso: apenas 1.420 kg. Com uma boa relação peso X potência, os números de desempenho agradam, cumprindo a prova de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atingindo os 194 km/h de velocidade máxima.

Ainda segundo a VW, o Taos é o mais espaçoso da categoria, superando todos os seus rivais. No tamanho, são 4,46 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. O porta-malas também é bom, comportando até 498 litros. Para se ter uma ideia, comparado com o Compass, o VW é 4 cm mais longo, 2 cm mais largo, tem 5 cm a mais na distância entre-eixos e os dois se igualam na altura. O porta-malas do Jeep tem 410 litros, ou seja, 88 litros a menos que o do Taos.

Como pede o mercado, ele pode ser recheado de modernidades e assistentes de condução, como por exemplo carregador de celular sem fio, sensores de chuva e crepuscular, painel de instrumentos digital, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, monitor de ponto cego, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de tráfego cruzado ativo, monitor de ponto-cego, conjunto óptico full-LED (faróis, luzes de neblina e lanternas), entre outros.

Ao todo, o Taos poderá ser pintado em seis cores: Preto Mystic, Branco Puro, Prata Pyrit, Cinza Indium, Azul Atlantic e Bege Mohave. A distribuição na rede de concessionárias VW deverá ocorrer durante o próximo mês de junho, e a pré-venda do modelo, que contava com 300 unidades, se esgotou em poucos minutos!

Veja abaixo os preços e equipamentos de cada versão:

Comfortline – R$154.990

Entre os itens de série, destaque para o ar-condicionado digital dual-zone com saída para os passageiros traseiros, carregador de celular sem fio, direção elétrica, controlador automático de velocidade (Piloto Automático), sensores de chuva e crepuscular, chave presencial para destravamento das portas e partida do motor, volante multifuncional com paddle-shifts, painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, multimídia de 8” com conexões Android Auto/Apple CarPlay e câmera de ré, entre outros.

São dois pacotes de opcionais, que não tiveram seus preços divulgados: Conforto (bancos em couro com aquecimento e ajustes elétricos para o motorista), e Segurança (alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e piloto automático adaptativo – ACC).

Highline – R$181.790

Itens da Comfortline + piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, monitor de ponto-cego, alerta de tráfego traseiro cruzado, seletor de modos de condução, bancos em couro com aquecimento e ajustes elétricos para o motorista, luzes em LED na grade frontal, conjunto óptico full-LED e painel de instrumentos digital de 10,25”.

O único opcional da versão Highline é o teto-solar panorâmico, também sem preço definido.

Launching Edition – R$191.060

Itens da Highline + teto, coluna e espelhos retrovisores externos pintados de preto, rodas de liga leve aro 18 escurecidas, interior exclusivo, sistema de som Beats e teto-solar panorâmico. Na Launching Edition, o carro é sempre pintado na cor Bege Mohave.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.