(Lançamento) Novo Kia Sportage híbrido aposta na eficiência energética e começa em R$225 mil

O Sportage, SUV médio da Kia, estreia sua quinta geração no Brasil. O modelo, o best-seller da marca por aqui, está presente no mercado nacional desde a primeira geração, de 1993. Agora, pela primeira vez, ele oferece de série uma motorização híbrida de série (na realidade, semi-híbrida de 48V), disponível nas duas versões EX, de R$224.990, e EX Prestige, de R$259.990.

Foto: Kia/divulgação

Focando na eficiência energética, o powertrain do novo Sportage 2023 é composto pelo 1.6 16V TGDI (mesmo do Hyundai New Tucson e parente do 1.0 TGDI do HB20), com duplo comando variável, turbo e injeção direta de gasolina. Junto dele está um pequeno propulsor elétrico que auxilia o motor a combustão durante a rodagem. A transmissão da novidade é automatizada de dupla embreagem com sete velocidades, mas a tração é sempre dianteira. Não existe opção da integral.

Foto: Kia/divulgação

Em alguns momentos, pode-se mover o Sportage apenas no modo elétrico, desativando por completo o 1.6, mas isso só ocorre em descidas ou longos trechos planos, por exemplo. É mais ou menos o mesmo sistema encontrado em alguns modelos Audi com motor 2.0 TFSI ou no próprio crossover Stonic da marca coreana. São 180 cv de potência e cerca de 27 mkgf de torque mesclando a propulsão a combustão com a elétrica. São três modos de condução (ECO, Normal e Sport).

Foto: Kia/divulgação

Nas dimensões, a nova geração, que tem visual bastante ousado e segue a nova identidade visual da marca, não cresceu muito em relação à anterior. Ele continua com cerca de 4,5 m de comprimento e pouco mais de 1,85 m de largura, enquanto o entre-eixos mede 2,68 m. A Kia ressalta o bom porta-malas de 562 litros, que pode crescer para até 1.750 litros caso os bancos traseiros sejam rebatidos.

Foto: Kia/divulgação

A plataforma N3 é nova, e, segundo a marca, a rigidez torcional dessa quinta geração está 24% melhor. Freios a disco nas quatro rodas, suspensões independentes, multilink no eixo traseiro e a adoção de aços de alta e ultra resistência são padrões da novidade. As rodas podem ser aro 18 na versão de entrada ou aro 19 na topo de linha, sempre com pintura diamantada.

Foto: Kia/divulgação

Nos equipamentos, um belo pacote de assistentes de condução (piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa ativo, detector de fadiga do condutor, alerta de tráfego cruzado traseiro, farol alto automático, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e por aí vai), além de destaques como a enorme tela que une o painel de instrumentos com a multimídia (cada um com 12”), câmera 360º, ar-condicionado digital automático de duas zonas, conjunto óptico completo em LED etc. Parte disso é exclusividade da EX Prestige, mais cara.

Foto: Kia/divulgação

Já encontrável nas concessionárias da marca, o Novo Sportage tem garantia de cinco anos, padrão da marca, que cobre o carro por inteiro. Nas cores disponíveis, Verde Aventura, Vermelho Infra, Branco Casa, Branco Luxo, Preto Pérola, Prata Lunar e Cinza Penta.

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Tem 20 anos, cursa Publicidade e Propaganda, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos.