(Avaliação) Jeep Commander Limited diesel: agora sim?
Tem quem diga que um SUV de verdade tem que ser movido a diesel e com tração nas quatro rodas, permitindo que se rode no asfalto ou fora dele sem muitos problemas. E é para essa galera (bem grande, inclusive), que a Jeep oferece as versões TD380 no seu sete lugares Commander.
Dentre elas, a Limited TD380 que você vê nas fotos, 4×4 e turbodiesel, que custa R$290 mil e, no preço, fica abaixo apenas da suprema Overland TD380. Por ser bastante completa assim como a Limited Flex, ela é citada por alguns como a melhor versão do Jeep Commander hoje em dia. Pela relação custo X benefício de se ter um carro diesel para sete pessoas, permitindo off-road com a tração nas quatro rodas e reduzida por menos de R$300 mil, sem dúvidas.
Com seus quase de 2 cm a mais de altura do solo quando comparada com a Limited flex, ela se sobressai também nos ângulos de ataque e saída, essenciais pra quem quer enfrentar obstáculos no fora de estrada: 25,4º e 23,6º, nessa ordem. A eletrônica é outra que entra em cena, não só com o 4×4 e reduzida, mas também utilidades como o seletor de tipos de terreno, aquele que adapta o carro de acordo com o piso, ou o bom e velho assistente de descida, que pode ser programado para manter uma velocidade fixa em descidas íngremes.
E, claro, tudo aquilo que o Commander já traz de corriqueiro: alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, assistente ativo de trajetória, alerta de colisão traseiro, monitor de ponto-cego, Park Assist, comutador automático do farol alto, piloto automático adaptativo e internet 4G integrada. É um carro completão, mesmo sendo a versão “de entrada”.
Mecanicamente, essa é a configuração mais eficiente da família Commander. Tem o 2.0 turbodiesel Multijet e suas modernidades (injeção Common Rail é um exemplo), além do câmbio automático ZF de nove marchas que fecha a dupla perfeita. Nos 170 cv de potência e 38,7 mkgf de torque do motor, a transmissão encontra bastante força para enviar para as rodas (dianteiras caso esteja no modo 4×2 ou todas no 4×4), mesmo falando de um carro que “belisca” os 1.900 kg. Se carregar por completo, passa fácil das duas toneladas e meia.
Mas falamos de quase 40 quilos de torque e relações de marchas bem pensadas, então existe uma boa sobra de pique nesse conjunto. Inclusive com os sete ocupantes, bagagens e trafegando em pirambeiras Brasil afora, conseguirá ser econômico, já que passou dos 12 km/l de diesel na cidade durante nossos testes. Em rodovias boas superou os 17 km/l! O Commander não é o mais fora-de-estrada da Jeep com esse conjunto motor/câmbio, mas muito eficiente para seu tamanho.
Eficiente e espaçoso. Luxuoso também. Como um bom Compass de sete lugares que o Commander é, tem como dotes, graças também à plataforma modular SWP (Small Wide Platform), um arranjo interno interessante para as três fileiras de bancos e porta-malas espaçoso até no modo 7 lugares. Único aperto possível é lá atrás, no fundão, o lugar ideal para crianças. Dois adultos até se acomodam na terceira fileira, que tem porta-trecos e saída USB próprios, mas sem comparação com a primeira ou segunda.
Não é um carro que esconde segredos no uso, até porque tudo é compartilhado com outros Jeep, a não ser pelos bancos totalmente exclusivos e bem confortáveis (para melhorar ainda mais, podiam ser resfriados), ou o acabamento caprichado com camurça no painel e detalhes cor de cobre para combinar com os detalhes marrons de série. Essa Limited e a Overland não tem muitas diferenças por dentro a não ser alguns detalhes como o sistema de som, que é da Harmann/Kardon na mais cara.
Agora sim?
A Limited TD380 é mesmo uma das versões mais interessantes do Commander, talvez até mais que a Limited flex de R$237 mil. Além da sua proposta, que ainda não tem concorrência direta, agrada, sem direito a muitas críticas, no “conjunto da obra”. Para quem precisa de um veículo com essas características (SUV, turbodiesel, 4×4, sete lugares e tão completo por menos de R$300 mil), vale tê-lo nas prioridades.
Ficha técnica:
Concepção de motor: 1.956 cm³, diesel, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo intercooler, injeção direta de combustível (Common Rail), duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, bloco e cabeçote em alumínio |
Transmissão: automática de 9 velocidades, com opção de trocas manuais pela alavanca e paddle-shifts |
Potência: 170 cv a 3.750 rpm |
Torque: 38,7 mkgf a 1.750 rpm |
Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora |
Suspensão traseira: indepentente, multibraço, com barra estabilizadora |
Direção: com assistência elétrica progressiva |
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira |
Pneus e rodas: Bridgestone Alenza 001, medidas 235/55 com rodas de liga-leve aro 18 |
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,77 m/1,86 m/1,70 m/2,79 m |
Porta-malas: 661 litros (5 lugares) ou 233 litros (7 lugares) |
Tanque de combustível: 61 litros |
Peso em ordem de marcha: 1.885 kg |
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,6 segundos |
Velocidade máxima: 197 km/h |
Preço básico: R$289.990 |
Itens de série:
Aletas Para Trocas De Marcha No Volante (borboletas), Travas Elétricas Nas Portas e Porta-Malas, Retrovisores Externos Elétricos e Rebatíveis, Protetor De Cárter, Câmera De Estacionamento Traseira, Sensor De Chuva, Aviso De Colisão Frontal Com Frenagem De Emergência e Detecção De Pedestres/Ciclistas, Sistema De Áudio Com 6 Alto Falantes, Tração 4×4 Jeep Active Drive Low, Piloto Automático Adaptativo, Alarme, HDC – Hill Descent Control, Central Multimídia De 10,1″ Com Adventure Intelligence e Conexões Android Auto/Apple CarPlay sem fio, Navegador GPS Integrado, Freio De Estacionamento Eletrônico com Auto Hold, Detector De Fadiga Do Motorista, TPMS – Tyre Pressure Monitoring System, Controle Eletrônico Anti Capotamento, Rodas De Liga Leve De 18″ E Pneus 235/55, Faróis e Lanternas em LED, Ar-Condicionado Automático Digital Dual Zone, Volante Com Acabamento Em Couro, Chave Presencial Com Partida Remota do Motor, Seletor De Terrenos (selec-terrain), Painel De Instrumentos Full Digital De 10,25″, Retrovisor Interno Eletrocrômico, Bancos Premium Em Couro E Suede Na Cor Preta, Painel Frontal Em Suede Com Acabamento Cromado, Isofix, Reconhecimento De Placas De Trânsito, Sete Airbags (frontais, Laterais, De Cortina E Para Os Joelhos Do Motorista), Aviso De Mudança De Faixas, Sistema De Estacionamento Semiautônomo (Park Assist), Comutação Automática De Faróis, Sensores De Estacionamento Dianteiros E Traseiros, Banco Elétrico Para O Motorista (8 Posições), Limitador De Velocidade, Acendimento Automático Dos Faróis, Monitoramento De Pontos Cegos