(Avaliação) Jeep Commander Limited diesel: agora sim?

Tem quem diga que um SUV de verdade tem que ser movido a diesel e com tração nas quatro rodas, permitindo que se rode no asfalto ou fora dele sem muitos problemas. E é para essa galera (bem grande, inclusive), que a Jeep oferece as versões TD380 no seu sete lugares Commander.

Jeep de verdade tem que ser turbodiesel e 4×4? Aí está o Commander Limited TD380 (Foto: Lucca Mendonça)

Dentre elas, a Limited TD380 que você vê nas fotos, 4×4 e turbodiesel, que custa R$290 mil e, no preço, fica abaixo apenas da suprema Overland TD380. Por ser bastante completa assim como a Limited Flex, ela é citada por alguns como a melhor versão do Jeep Commander hoje em dia. Pela relação custo X benefício de se ter um carro diesel para sete pessoas, permitindo off-road com a tração nas quatro rodas e reduzida por menos de R$300 mil, sem dúvidas.

Maior altura do solo e melhores ângulos de ataque/saída nos carros a diesel (Foto: Lucca Mendonça)

Com seus quase de 2 cm a mais de altura do solo quando comparada com a Limited flex, ela se sobressai também nos ângulos de ataque e saída, essenciais pra quem quer enfrentar obstáculos no fora de estrada: 25,4º e 23,6º, nessa ordem. A eletrônica é outra que entra em cena, não só com o 4×4 e reduzida, mas também utilidades como o seletor de tipos de terreno, aquele que adapta o carro de acordo com o piso, ou o bom e velho assistente de descida, que pode ser programado para manter uma velocidade fixa em descidas íngremes.

E, claro, tudo aquilo que o Commander já traz de corriqueiro: alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, assistente ativo de trajetória, alerta de colisão traseiro, monitor de ponto-cego, Park Assist, comutador automático do farol alto, piloto automático adaptativo e internet 4G integrada. É um carro completão, mesmo sendo a versão “de entrada”.

Um carro completão, mesmo sendo da versão menos cara (Foto: Lucca Mendonça)

Mecanicamente, essa é a configuração mais eficiente da família Commander. Tem o 2.0 turbodiesel Multijet e suas modernidades (injeção Common Rail é um exemplo), além do câmbio automático ZF de nove marchas que fecha a dupla perfeita. Nos 170 cv de potência e 38,7 mkgf de torque do motor, a transmissão encontra bastante força para enviar para as rodas (dianteiras caso esteja no modo 4×2 ou todas no 4×4), mesmo falando de um carro que “belisca” os 1.900 kg. Se carregar por completo, passa fácil das duas toneladas e meia.

2.0 Multijet é robusto, torcudo e eficiente no Jeep de sete lugares (Foto: Lucca Mendonça)

Mas falamos de quase 40 quilos de torque e relações de marchas bem pensadas, então existe uma boa sobra de pique nesse conjunto. Inclusive com os sete ocupantes, bagagens e trafegando em pirambeiras Brasil afora, conseguirá ser econômico, já que passou dos 12 km/l de diesel na cidade durante nossos testes. Em rodovias boas superou os 17 km/l! O Commander não é o mais fora-de-estrada da Jeep com esse conjunto motor/câmbio, mas muito eficiente para seu tamanho.

Desse tamanho e peso, consegue ser eficiente quando o assunto é consumir diesel (Foto: Lucca Mendonça)

Eficiente e espaçoso. Luxuoso também. Como um bom Compass de sete lugares que o Commander é, tem como dotes, graças também à plataforma modular SWP (Small Wide Platform), um arranjo interno interessante para as três fileiras de bancos e porta-malas espaçoso até no modo 7 lugares. Único aperto possível é lá atrás, no fundão, o lugar ideal para crianças. Dois adultos até se acomodam na terceira fileira, que tem porta-trecos e saída USB próprios, mas sem comparação com a primeira ou segunda.

Não é um carro que esconde segredos no uso, até porque tudo é compartilhado com outros Jeep, a não ser pelos bancos totalmente exclusivos e bem confortáveis (para melhorar ainda mais, podiam ser resfriados), ou o acabamento caprichado com camurça no painel e detalhes cor de cobre para combinar com os detalhes marrons de série. Essa Limited e a Overland não tem muitas diferenças por dentro a não ser alguns detalhes como o sistema de som, que é da Harmann/Kardon na mais cara.

Limited TD380 é mesmo uma das versões mais interessantes do Commander, mesmo que esteja no final do market share (Foto: Lucca Mendonça)

Agora sim?

A Limited TD380 é mesmo uma das versões mais interessantes do Commander, talvez até mais que a Limited flex de R$237 mil. Além da sua proposta, que ainda não tem concorrência direta, agrada, sem direito a muitas críticas, no “conjunto da obra”. Para quem precisa de um veículo com essas características (SUV, turbodiesel, 4×4, sete lugares e tão completo por menos de R$300 mil), vale tê-lo nas prioridades.

Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.956 cm³, diesel, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo intercooler, injeção direta de combustível (Common Rail), duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, bloco e cabeçote em alumínio
Transmissão: automática de 9 velocidades, com opção de trocas manuais pela alavanca e paddle-shifts
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 38,7 mkgf a 1.750 rpm
Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: indepentente, multibraço, com barra estabilizadora
Direção: com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Pneus e rodas: Bridgestone Alenza 001, medidas 235/55 com rodas de liga-leve aro 18
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,77 m/1,86 m/1,70 m/2,79 m
Porta-malas: 661 litros (5 lugares) ou 233 litros (7 lugares)
Tanque de combustível: 61 litros
Peso em ordem de marcha: 1.885 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,6 segundos
Velocidade máxima: 197 km/h
Preço básico: R$289.990

Itens de série:

Aletas Para Trocas De Marcha No Volante (borboletas), Travas Elétricas Nas Portas e Porta-Malas, Retrovisores Externos Elétricos e Rebatíveis, Protetor De Cárter, Câmera De Estacionamento Traseira, Sensor De Chuva, Aviso De Colisão Frontal Com Frenagem De Emergência e Detecção De Pedestres/Ciclistas, Sistema De Áudio Com 6 Alto Falantes, Tração 4×4 Jeep Active Drive Low, Piloto Automático Adaptativo, Alarme, HDC – Hill Descent Control, Central Multimídia De 10,1″ Com Adventure Intelligence e Conexões Android Auto/Apple CarPlay sem fio, Navegador GPS Integrado, Freio De Estacionamento Eletrônico com Auto Hold, Detector De Fadiga Do Motorista, TPMS – Tyre Pressure Monitoring System, Controle Eletrônico Anti Capotamento, Rodas De Liga Leve De 18″ E Pneus 235/55, Faróis e Lanternas em LED, Ar-Condicionado Automático Digital Dual Zone, Volante Com Acabamento Em Couro, Chave Presencial Com Partida Remota do Motor, Seletor De Terrenos (selec-terrain), Painel De Instrumentos Full Digital De 10,25″, Retrovisor Interno Eletrocrômico, Bancos Premium Em Couro E Suede Na Cor Preta, Painel Frontal Em Suede Com Acabamento Cromado, Isofix, Reconhecimento De Placas De Trânsito, Sete Airbags (frontais, Laterais, De Cortina E Para Os Joelhos Do Motorista), Aviso De Mudança De Faixas, Sistema De Estacionamento Semiautônomo (Park Assist), Comutação Automática De Faróis, Sensores De Estacionamento Dianteiros E Traseiros, Banco Elétrico Para O Motorista (8 Posições), Limitador De Velocidade, Acendimento Automático Dos Faróis, Monitoramento De Pontos Cegos

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.