(Lançamento) Kia lança o Stonic, SUV compacto híbrido mais barato do país

Inaugurando uma nova estratégia no Brasil, a Kia lança o SUV compacto Stonic. O modelo já era ensaiado pela fabricante sul-coreana há algum tempo, tanto que chegou a ser exposto livremente nas últimas edições do Salão do Automóvel. A demora para o lançamento, como sempre, se deve a volatilidade do Dólar e, claro, a instabilidade da economia brasileira, ainda mais em tempos de pandemia.

Foto: Kia/Divulgação

Para tentar dar a volta por cima, a Kia adota uma estratégia ousada: trouxe o Stonic em versão única, e fez dele o carro híbrido mais barato do Brasil, custando R$150 mil. No tamanho, ele se comporta mais como crossover do que SUV propriamente dito: tem 4,14 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,52 m de altura, 2,58 m de entre-eixos e 325 litros de capacidade no porta-malas, números que deixam ele praticamente lado a lado do Citroën C4 Cactus, para efeito de comparação.

Foto: Kia/Divulgação

A mecânica é interessante, e conhecida por aqui: o motor Kappa 1.0 12V turbo GDI (Gasoline Direct Injection), que também equipa a família HB20 e Novo Creta, entrega 118 cv e 17,1 mkgf de torque, mas no Stonic trabalha em conjunto com um motor elétrico. No resultado da união dos dois, são 120 cv e 20,4 mkgf de torque entre 2.000 e 3.500 rpm. A transmissão, automatizada de dupla embreagem, tem 7 velocidades e despeja toda a força para as rodas dianteiras. Lembrando que o Stonic não é um híbrido do tipo plug-in, ou seja, ele tem suas baterias recarregadas através da energia de movimento do próprio carro (frenagens e desacelerações, por exemplo).

Segundo o Inmetro, o mais novo híbrido da Kia consegue médias de cerca de 13 km/l tanto na cidade, que permite o uso maior do motor elétrico, quanto na estrada, onde entra em cena o chamado “Modo Velejar”, quando, em descidas ou longas retas, o motor a combustão é desligado completamente e o elétrico fica responsável por manter o carro em movimento. A fabricante ainda destaca a possibilidade de escolha entre três modos de condução, de acordo com as necessidades do condutor: Eco, Normal e Sport.

Foto: Kia/Divulgação

Por enquanto, com as limitações de produção pela falta de chips semicondutores no setor automotivo mundial, a Kia trouxe apenas 150 unidades do Stonic em um lote inicial, mas, segundo José Luiz Gandini, presidente da marca no Brasil, mais de 1.200 unidades do modelo já foram encomendadas por aqui, e devem ser entregues em breve. A meta para o ano que vem, já com as importações normalizadas, é vender cerca de 400 carros/mês. São cinco anos de garantia para o veículo inteiro, seis opções de cores (preto aurora, cinza perene, branco claro, amarelo superior, vermelho alerta e azul esportivo), e, opcionalmente, o Stonic poderá ser pintado em dois tons (por R$4.300 a mais).

Foto: Kia/Divulgação

Confira mais fotos, lista de itens de série e ficha técnica completa do modelo:

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.