(Lançamento) Fiat apresenta Nova Toro 2022 totalmente renovada e com inédito motor turbo (veja o antes e depois do modelo)

Demorou, mas chegou: a Nova Toro 2022 já está oficialmente entre nós! A picape com carroceria monobloco, lançada em 2016 e queridinha do consumidor brasileiro (em 5 anos, já foram mais de 300 mil unidades vendidas), passa por sua primeira grande reestilização. Essa reformulação inclui novo visual externo, interior modificado, equipamento inéditos, além da cereja do bolo: o novo propulsor 1.3 flex superalimentado, chamado de Turbo 270. A notícia boa é que a tabela de preços mudou pouco, tendo até algumas (milagrosas) reduções de valores. O bolso do consumidor agradece.

Por fora, parachoques dianteiro e traseiro, faróis, grade dianteira, capô, lanterna traseira e rodas são inéditos, adotando a nova identidade visual da marca no mercado nacional. O interior da cabine recebeu um belo retoque geral: saídas de ar, console central, comandos do ar-condicionado, painel de instrumentos, multimídia e vários outros passaram por mudanças. Na prática, a Toro, que já era conhecida pelo design bem resolvido, ficou ainda mais moderna, bonita, e, principalmente tecnológica.

 

A Nova Toro 2022 (foto: Divulgação/Fiat)
A Toro 2021, para se ter uma ideia das mudanças (foto: Lucca Mendonça)

Um dos principais problemas dessa picape, produzida no Pernambuco, era a falta de tecnologia, seja em segurança ou comodidade. Agora, na nova linha 2022, a história é outra: ela pode receber conjunto óptico em LED (faróis baixo e alto, luzes de neblina e lanternas), diversos assistentes de condução (alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e farol alto automático, todos inclusos em um pacote batizado de ADAS), além de painel de instrumentos 100% digital e uma nova multimídia posicionada na vertical, com enormes 10,1” (à la RAM). As dimensões da carroceria e caçamba continuam praticamente iguais, assim como o espaço interno, afinal a plataforma ainda permanece a mesma.

A maior novidade é a estreia do novo motor turbo flex, esperado há tempos para a Toro, além dos Jeep Renegade e Compass. Ele já estava nos planos da fabricante há bons anos, tanto é que chegou bastante atrasado em relação a concorrência. Essa variante lançada na Toro 2022 tem 1.3 litros, quatro válvulas por cilindro, além de tecnologias como injeção direta e sistema MultiAir, e é feito inteiramente em alumínio. São excelentes 180/185 cv de potência (G/E), com até 27,5 mkgf de torque máximo, inteiramente disponíveis antes dos 1.800 rpm. Segundo a fabricante, esse motor flex é o mais potente e “torcudo” já fabricado no Brasil. A transmissão é a mesma automática de 6 velocidades, assim como no antigo propulsor 1.8.

Foto: Fiat/Divulgação
Foto: Lucca Mendonça

Inclusive, falando nele, esse bom e velho 1.8 da família E.TorQ continua sendo oferecido na versão de entrada Endurance Flex, desenvolvendo os mesmos 139 cv e 19,3 mkgf de torque (Etanol), mas agora trabalhando somente com a transmissão automática de 6 marchas (ou seja, a Toro Endurance com câmbio manual sai definitivamente de linha). Além desses propulsores bicombustíveis, o excelente 2.0 diesel da família Multijet permanece inalterado com seus 170 cv e 35,7 mkgf de torque, contrariando as previsões que prometiam um ganho de potência para ele nessa nova linha 2022. Nas Toro com motor do ciclo Diesel, a transmissão automática é sempre de 9 velocidades e a tração é 4×4, assim como antes. Fora isso, as melhorias de praxe nos sistemas de suspensão, direção e freios foram feitas.

A Nova Toro 2022 já começou a chegar nas concessionárias Fiat de todo o Brasil. Confira abaixo os preços e equipamentos de cada versão:

Endurance 1.8 Flex AT6 – R$114.590

Itens de série: ar-condicionado manual, direção elétrica, conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores), alarme, volante multifuncional, piloto automático, multimídia de 7”, painel de instrumentos com tela multifuncional de 7”, sensor de estacionamento traseiro, 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (ASR), assistente de partida em rampas (Hill Holder), monitor de pressão dos pneus (TPMS), rodas de liga-leve aro 16, entre outros.

Endurance 1.3 Turbo flex AT6 – R$119.590

Itens de série: exatamente os mesmos da Endurance 1.8.

Endurance 2.0 Turbo Diesel 4×4 AT9 – R$152.990

Itens de série: exatamente os mesmos da Endurance 1.8, adicionando apenas a transmissão automática de 9 marchas e a tração 4×4 com controle automático de descida.

Freedom 1.3 Turbo flex AT6 – R$131.890

Itens da Endurance + ar-condicionado digital automático dual-zone, multimídia de 8,4” com câmera de ré, paddle-shifts para trocas de marcha atrás do volante, maçanetas e retrovisores pintados na cor do carro, capota marítima, faróis full-LED, luzes de neblina, rodas de liga-leve aro 17, entre outros.

Freedom 2.0 Turbo Diesel 4×4 AT9 – R$164.390

Itens de série: exatamente os mesmos da Freedom 1.3 Turbo, adicionando apenas a transmissão automática de 9 marchas e a tração 4×4 com controle automático de descida.

Volcano 1.3 Turbo flex AT6 – R$144.990

Itens da Freedom + chave presencial para destravamento das portas e partida do motor, bancos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, carregador de celular sem fio, sensor de estacionamento dianteiro, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno fotocrômico, airbag de joelho para o motorista, rodas de liga-leve aro 18, entre outros.

Volcano 2.0 Turbo Diesel 4×4 AT9 – R$177.690

Itens de série: exatamente os mesmos da Volcano 1.3 Turbo, adicionando apenas a transmissão automática de 9 marchas e a tração 4×4 com controle automático de descida.

Ranch 2.0 Turbo Diesel 4×4 AT9 – R$185.490

Itens da Volcano + multimídia vertical de 10,1”, sistema ADAS (que contempla diversos assistentes de condução), bancos em couro marrom, caracterização externa exclusiva, rodas de liga-leve aro 17 com pneus All-Terrain, entre outros.

Ultra 2.0 Turbo Diesel 4×4 AT9 – R$187.490

Itens da Ranch + capota rígida da caçamba (Dynamic Bed Cover), bancos em couro vermelho, caracterização externa exclusiva, entre outros.

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Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.