(Lançamento) Fiat apresenta Nova Toro 2022 totalmente renovada e com inédito motor turbo (veja o antes e depois do modelo)

Demorou, mas chegou: a Nova Toro 2022 já está oficialmente entre nós! A picape com carroceria monobloco, lançada em 2016 e queridinha do consumidor brasileiro (em 5 anos, já foram mais de 300 mil unidades vendidas), passa por sua primeira grande reestilização. Essa reformulação inclui novo visual externo, interior modificado, equipamento inéditos, além da cereja do bolo: o novo propulsor 1.3 flex superalimentado, chamado de Turbo 270. A notícia boa é que a tabela de preços mudou pouco, tendo até algumas (milagrosas) reduções de valores. O bolso do consumidor agradece.

Por fora, parachoques dianteiro e traseiro, faróis, grade dianteira, capô, lanterna traseira e rodas são inéditos, adotando a nova identidade visual da marca no mercado nacional. O interior da cabine recebeu um belo retoque geral: saídas de ar, console central, comandos do ar-condicionado, painel de instrumentos, multimídia e vários outros passaram por mudanças. Na prática, a Toro, que já era conhecida pelo design bem resolvido, ficou ainda mais moderna, bonita, e, principalmente tecnológica.

 

A Nova Toro 2022 (foto: Divulgação/Fiat)
A Toro 2021, para se ter uma ideia das mudanças (foto: Lucca Mendonça)

Um dos principais problemas dessa picape, produzida no Pernambuco, era a falta de tecnologia, seja em segurança ou comodidade. Agora, na nova linha 2022, a história é outra: ela pode receber conjunto óptico em LED (faróis baixo e alto, luzes de neblina e lanternas), diversos assistentes de condução (alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e farol alto automático, todos inclusos em um pacote batizado de ADAS), além de painel de instrumentos 100% digital e uma nova multimídia posicionada na vertical, com enormes 10,1” (à la RAM). As dimensões da carroceria e caçamba continuam praticamente iguais, assim como o espaço interno, afinal a plataforma ainda permanece a mesma.

A maior novidade é a estreia do novo motor turbo flex, esperado há tempos para a Toro, além dos Jeep Renegade e Compass. Ele já estava nos planos da fabricante há bons anos, tanto é que chegou bastante atrasado em relação a concorrência. Essa variante lançada na Toro 2022 tem 1.3 litros, quatro válvulas por cilindro, além de tecnologias como injeção direta e sistema MultiAir, e é feito inteiramente em alumínio. São excelentes 180/185 cv de potência (G/E), com até 27,5 mkgf de torque máximo, inteiramente disponíveis antes dos 1.800 rpm. Segundo a fabricante, esse motor flex é o mais potente e “torcudo” já fabricado no Brasil. A transmissão é a mesma automática de 6 velocidades, assim como no antigo propulsor 1.8.

Foto: Fiat/Divulgação
Foto: Lucca Mendonça

Inclusive, falando nele, esse bom e velho 1.8 da família E.TorQ continua sendo oferecido na versão de entrada Endurance Flex, desenvolvendo os mesmos 139 cv e 19,3 mkgf de torque (Etanol), mas agora trabalhando somente com a transmissão automática de 6 marchas (ou seja, a Toro Endurance com câmbio manual sai definitivamente de linha). Além desses propulsores bicombustíveis, o excelente 2.0 diesel da família Multijet permanece inalterado com seus 170 cv e 35,7 mkgf de torque, contrariando as previsões que prometiam um ganho de potência para ele nessa nova linha 2022. Nas Toro com motor do ciclo Diesel, a transmissão automática é sempre de 9 velocidades e a tração é 4×4, assim como antes. Fora isso, as melhorias de praxe nos sistemas de suspensão, direção e freios foram feitas.

A Nova Toro 2022 já começou a chegar nas concessionárias Fiat de todo o Brasil. Confira abaixo os preços e equipamentos de cada versão:

Endurance 1.8 Flex AT6 – R$114.590

Itens de série: ar-condicionado manual, direção elétrica, conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores), alarme, volante multifuncional, piloto automático, multimídia de 7”, painel de instrumentos com tela multifuncional de 7”, sensor de estacionamento traseiro, 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (ASR), assistente de partida em rampas (Hill Holder), monitor de pressão dos pneus (TPMS), rodas de liga-leve aro 16, entre outros.

Endurance 1.3 Turbo flex AT6 – R$119.590

Itens de série: exatamente os mesmos da Endurance 1.8.

Endurance 2.0 Turbo Diesel 4×4 AT9 – R$152.990

Itens de série: exatamente os mesmos da Endurance 1.8, adicionando apenas a transmissão automática de 9 marchas e a tração 4×4 com controle automático de descida.

Freedom 1.3 Turbo flex AT6 – R$131.890

Itens da Endurance + ar-condicionado digital automático dual-zone, multimídia de 8,4” com câmera de ré, paddle-shifts para trocas de marcha atrás do volante, maçanetas e retrovisores pintados na cor do carro, capota marítima, faróis full-LED, luzes de neblina, rodas de liga-leve aro 17, entre outros.

Freedom 2.0 Turbo Diesel 4×4 AT9 – R$164.390

Itens de série: exatamente os mesmos da Freedom 1.3 Turbo, adicionando apenas a transmissão automática de 9 marchas e a tração 4×4 com controle automático de descida.

Volcano 1.3 Turbo flex AT6 – R$144.990

Itens da Freedom + chave presencial para destravamento das portas e partida do motor, bancos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, carregador de celular sem fio, sensor de estacionamento dianteiro, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno fotocrômico, airbag de joelho para o motorista, rodas de liga-leve aro 18, entre outros.

Volcano 2.0 Turbo Diesel 4×4 AT9 – R$177.690

Itens de série: exatamente os mesmos da Volcano 1.3 Turbo, adicionando apenas a transmissão automática de 9 marchas e a tração 4×4 com controle automático de descida.

Ranch 2.0 Turbo Diesel 4×4 AT9 – R$185.490

Itens da Volcano + multimídia vertical de 10,1”, sistema ADAS (que contempla diversos assistentes de condução), bancos em couro marrom, caracterização externa exclusiva, rodas de liga-leve aro 17 com pneus All-Terrain, entre outros.

Ultra 2.0 Turbo Diesel 4×4 AT9 – R$187.490

Itens da Ranch + capota rígida da caçamba (Dynamic Bed Cover), bancos em couro vermelho, caracterização externa exclusiva, entre outros.

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Tem 20 anos, atualmente cursa Publicidade e Propaganda na Universidade Paulista, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Um gearhead legítimo, Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos sobre carros. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos. Os carros estão até nos seus hobbies: Possui um acervo com mais de 300 manuais do proprietário de veículos diversos, incluindo antigos e modernos, além de colecionar revistas, folders, catálogos, e vários outros materiais automotivos.