Você sabe o significado dos nomes da Jeep?

Para todo novo carro, há de haver um bom nome. Algo que não só combine com a novidade, sua proposta, como também tenha sentido no significado, siga a nomenclatura da marca ou até mesmo já tenha presença naquele mercado específico (algo como chamar a VW id.Buzz de “Kombi elétrica”). A Jeep, norte-americana de propriedade da Stellantis, prefere sempre partir para o lado da aventura, robustez ou tradição.

Jeep

Foto: divulgação/Jeep

Sobre o próprio nome Jeep, a teoria mais forte é que ele tenha surgido na época da Segunda Guerra Mundial, onde os veículos da marca serviram à diversas forças militares. O nome Jeep seria a fonética para GP (em inglês, “dgi pi”), sigla que abreviava o termo “General Purpose” (“Uso Geral”), afinal os veículos serviam para diversas finalidades.

Outra vertente fala na abreviação de Just Enough Essential Parts (“Apenas Peças Essenciais”): os jipes da época, além de simplificados e robustos ao extremo, eram montados por diversas fabricantes mundo afora (leia mais aqui). Há quem fale ainda numa homenagem a um personagem do desenho animado Popeye, o Eugene the Jeep.

Cherokee

Foto: Jeep/divulgação

SUV tradicionalíssimo da fabricante, o Cherokee homenageia uma tribo indígena da região dos Montes Apalaches, nos EUA. É o grupo de índios mais populoso de lá, hoje com mais de 300 mil membros, tanto que recentemente quiseram pôr fim ao uso do nome Cherokee no SUV da Jeep. Aqui no Brasil é vendido o Grand Cherokee, versão de maior tamanho do SUV.

Renegade

Foto: Lucca Mendonça

Queridinho do consumidor tupiniquim, o Renegade tem seu nome emprestado de uma versão da consagrada série Jeep CJ (CJ-5 e CJ-7, principalmente), estreada em 1970, mas também batizou um pacote de personalização do Wrangler na década de 1990. O nome se traduz para “renegado”, ou aquele que quebra padrões ou tradições.

Compass

Foto: Lucca Mendonça

No SUV médio, outro queridinho, a Jeep focou nas aventuras pra fazer seu batismo: Compass nada mais é do que a palavra em inglês para bússola, instrumento de navegação mais do que tradicional e útil. Para qualquer grande aventura, a bússola é essencial para determinar a direção que está sendo seguida, sempre tendo como foco o polo magnético da terra, representado como o norte no instrumento.

Commander

Foto: Lucca Mendonça

Com sete lugares, o SUV Commander é um dos carros que mais impõe respeito na gama da marca, e por isso tem seu nome indicando um líder: “Comandante”. É outro que reutilizou um nome do passado: o Commander de primeira geração era um grandalhão desengonçado, mas bastante parrudo e com presença forte, que teve algumas poucas unidades vendidas no mercado nacional em meados dos anos 2000 (saiba mais).

Wrangler

Foto: Jeep/divulgação

O mais aventureiro e fora de estrada da Jeep, o Wrangler atual hoje como uma fiel releitura aos CJ e veículos militares da época da Guerra e pós-Guerra. O primeiro Wrangler surgiu no final dos anos 80 e há algum tempo é vendido também no Brasil. Seu nome remete, em inglês, a um cowboy esforçado, que sempre dá seu melhor independente da situação.

Gladiator

Foto: Jeep/divulgação

Picape do Wrangler, a Gladiator também é vendida por aqui. Tem todos os atributos do jipe 4×4 mais uma caçamba boa pra carregar tralhas e objetos mais parrudos que não se acomodariam bem num Wrangler. Seu nome é um dos mais autoexplicativos: é a tradução do inglês para Gladiador (lutador que enfrentava pessoas ou animais na Roma Antiga, lutando bravamente até a morte). Lembrando que já existiu outra Gladiator na história da Jeep, feita entre os anos 60 e 70.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.