(Lançamento) Mitsubishi Eclipse Cross 2023 chega com visual menos ousado e mais tecnologias

Montado em Catalão (GO) na planta da HPE, responsável pela Mitsubishi no Brasil, o Eclipse Cross 2023 chega em pleno início de 2022. Agora adotando um design atualizado e com menos ousadias estilísticas, o SUV médio nipo-brasileiro recebe também mais tecnologia embarcada.

O SUV médio da Mitsubishi perdeu parte da sua ousadia visual em prol de um estilo mais elegante (Foto: Mitsubishi/divulgação)

As maiores novidades de estilo estão concentradas na traseira, que perdeu o vidro dividido e ganhou nova tampa do porta-malas (só essas mudanças renderam 14% de aumento na capacidade do compartimento, segundo a marca), lanternas em LED mais convencionais e parachoque reformulado.

Na frente, quem se destaca é o novo conjunto óptico em duas partes e, claro, também parachoque e grade inéditos. Além disso, ele traz também novas rodas e detalhes renovados espalhados pela carroceria, como saias laterais ou aerofólio traseiro.

Na frente, além dos novos faróis, a grade e parachoque também mudaram (Foto: Mitsubishi/divulgação)

Com preço inicial de R$187 mil na versão de entrada GLS, o Eclipse Cross briga no mesmo segmento de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Ford Territory, Chevrolet Equinox, e também pode bater de frente com os mais caros Honda CR-V, Peugeot 3008 e Ford Bronco, por exemplo. Acima dela está a versão HPE de R$202 mil, a HPE-S de R$222 mil e, no topo da linha, a HPE-S S-AWC, que custa R$233 mil e é a única com tração nas quatro rodas e seletor de tipos de terreno.

Com o mesmo interior de 2018, o Eclipse Cross concorre com Jeep Compass e Corolla Cross, mas também quer chegar nos utilitários mais caros (Foto: Mitsubishi/divulgação)

Em todas elas, esse Mitsubishi é movido por um motor 1.5 turbo de quatro cilindros e 16 válvulas, duplo comando variável e injeção direta, que, somente a gasolina, rende 165 cv de potência e 25,5 mkgf de torque entre 1.800 e 4.500 rpm.

Transmitindo essa força para as rodas está um câmbio automático do tipo continuamente variável, o clássico CVT, que tem simulação de 8 marchas e possibilita trocas manuais. É o mesmo conjunto mecânico que move o Eclipse Cross desde seu lançamento no mercado nacional, que aconteceu em 2018, garante até 11,1 segundos na prova de 0 a 100 km/h e o leva aos 195 km/h de velocidade máxima.

Visual esportivo camufla desempenho razoável (Foto: Mitsubishi/divulgação)

Outro que foi mantido desde 2018 é o interior, que conta apenas com novas cores de acabamento nessa linha 2023. Ainda assim, o modelo traz boa oferta de equipamentos de conveniência, segurança e tecnologia, como por exemplo bancos em couro com ajustes elétricos na dianteira, ar-condicionado digital automático dual zone, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico com função Auto-Hold, multimídia de 7” desenvolvida pela JBL e por aí vai.

Além disso, outros destaques vão para um amplo pacote de tecnologias de assistência à condução: alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado, monitor de ponto-cego, alerta de saída de faixa ativo, farol alto automático, monitor de ponto-cego, piloto automático adaptativo (ACC) e conjunto óptico full-LED. A maioria desses itens está presente apenas nas versões mais caras.

Bancos em couro com ajustes elétricos na dianteira são equipamento padrão nas versões mais caras (Foto: Mitsubishi/divulgação)

Podendo ser pintado em sete cores diferentes (Cinza Londrino, Prata Lítio, Prata Cool, Azul Baikal, Vermelho Lucid, Preto Onix Pearl e Branco Fuji perolizado), o Novo Mitsubishi Eclipse Cross 2023 já está disponível na rede de concessionárias da marca no país, e conta com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.