VW Gol e Parati Atlanta: os campeões das olimpíadas de 1996

A Volkswagen do Brasil lançava em meados de 1994, a segunda geração do Gol, usando a plataforma AB-9. Mesmo com o motor ainda disposto na posição longitudinal, essa linha 1995 trazia mais espaço interno, maior rigidez torcional e maior conforto, principalmente para os passageiros do banco traseiro.

Geração dois do Gol surpreendeu até a concorrência (Foto: VW/divulgação)

Sucesso instantâneo, o modelo deixou a concorrência de cabelos em pé com um carro totalmente novo e adequado aos novos tempos. Problemas da antiga geração eram resolvidos, mesmo sendo o líder em vendas no Brasil há sete anos consecutivos, desde 1987. Àquele tempo, o Gol representava nada menos que 60% das vendas da marca. Esforços não eram poupados para mantê-lo atrativo, atendendo a um público mais seleto e que passava a ter mais opções na concorrência.

Versão esportiva GTi chegava em 1995, como linha 96 (Foto: VW/divulgação)

Primeiro foram lançados, em agosto de 94, os modelos GLi 1.8 e CLi 1.6 ou 1.8. Em meados de novembro vinha o esportivo GTi 8v. No começo de 1995 foi apresentado o 1000i e, no decorrer daquele ano, chegava a primeira versão especial Rolling Stones, além do cultuado GTi 16v, o modelo mais forte da família Gol em toda a sua história.

Rolling Stones foi a primeira série especial do Gol bolinha (Foto: VW/divulgação)

Para 1996, a marca trazia o reforço do station Parati totalmente remodelado, seguindo as linhas do hatch, e preparava mais versões de acabamento. Aproveitando a boa maré e a tradição em séries especiais, a VW investiu à ocasião US$5 milhões e preparou uma dupla para as olímpiadas daquele ano: Gol Atlanta e Parati Atlanta.

A campanha de lançamento teve três fases. A primeira começou em abril e foi até junho. Durante a realização dos Jogos, o destaque foi o comercial do Gol, com participação do treinador Zagallo e do goleiro Dida, da seleção olímpica. Os modelos foram baseados na versão CLi, com acabamento de um charme a parte, para-choques e retrovisores pintados da cor da carroceria, além de adesivos alusivos à versão na tampa do porta-malas e nas laterais.

Como itens de série, o hatch limitado trazia faróis de dupla parábola do Gol GTi, rodas de aro 14 calçadas com pneus 185/60 e calotas (vindas do Golf GL), vidros verdes, limpador/desembaçador do vidro traseiro, antena de teto, preparação para som com alto-falantes, volante de 3 raios (emprestado do Gol GTi), direção hidráulica, regulagem de altura do banco do motorista, bancos e forros de porta com padronagem exclusiva. No station havia ainda rack no teto. Opcionalmente, eram oferecidos ar-condicionado e vidros elétricos.

Os modelos tinham com duas opções de motor: 1.6 AP-1600 com 76 cv e 12,3 kgfm de torque, ou 1.8 AP-1800 com 90,6 cv e 14,3 kgfm de torque. Quando 1.6, atingiam 161 km/h de velocidade final e aceleravam de 0 a 100 km/h em 14,4 segundos. Já 1.8, chegavam aos 178,9 km/h e completavam o 0 a 100 km/h em 11,5 segundos. Econômicos, os 1.6, a gasolina, rodavam 10,4 km/l em circuito urbano e 14,2 km/l no rodoviário. Quando 1.8, eram 9,35 km/l e 13,04 km/l respectivamente. Marcas excelentes para a época.

A campanha continuou mesmo depois de encerrada a competição, e os modelos continuaram  ser comercializados com uma forte campanha de varejo, baseada na valorização do carro usado na troca pelo novo.

Interior tinha forração exclusiva e volante de GTi. Opcionalmente havia ar-condicionado e vidros elétricos (Foto: reprodução/Armazém do Vovô)

Foram mais de 15 mil carros da série Atlanta produzidos entre Gol e Parati, 1.6 ou 1.8. Dentre os compradores, 60 sortudos tiveram ao menos uma unidade garantida na campanha realizada pela Revista Olímpica Série Ouro de 1996: foram 50 Gol Atlanta 1.6 sorteados durante as olímpiadas, 10 por domingo, e 10 apartamentos com 1 Parati Atlanta 1.6 na garagem como prêmio final. Os sorteios eram realizados no Domingão do Faustão pela TV Globo.

Promoção da época, sorteada no Domingão do Faustão, presenteava o público com Gol Atlanta, Parati Atlanta e apartamentos (Foto: arquivo pessoal/Leonardo França)

De acordo com o Denatran, existem registradas hoje 14.827 unidades da linha VW Atlanta, sendo 6.741 Gol Atlanta 1.6, 4.135 Gol Atlanta 1.8, 1.585 Parati Atlanta 1.6 e 2.366 Parati Atlanta 1.8. Muito valorizada no Brasil, a dupla tem espaço cativo nas garagens dos amantes da linha Gol, e a valorização é alta no mercado de colecionadores. Fora de linha no Brasil desde 23/12/2022, o Gol foi o modelo mais vendido da história nacional, com mais de 8.500.000 de unidades comercializadas. Com certeza, a série Atlanta é uma das mais lembradas e procuradas.

Foram mais de 15 mil carros da série Atlanta, somando Gol e Parati, ambos nas suas variações 1.6 e 1.8 (Foto: VW/divulgação)
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Leonardo França é formado em gestão de pessoas, tem pós-graduação em comunicação e MKT e vive o jornalismo desde a adolescência. Atua como BPO, e há 20 anos, ajuda pessoas a comprar carros em ótimo estado e de maneira racional. Tem por missão levar a informação de forma simples e didática. É criador do canal Autos Originais e colaborador em outras mídias de comunicação.