(Lançamento) Volvo C40 está R$115 mil mais barato: SUV coupé ganha versão de entrada Plus
A Volvo passa a vender por aqui o seu SUV coupé C40 na configuração Plus P6, mais simples, assim como fez com o XC40. A estratégia deu certo com o SUV convencional, tanto que ele fez crescer sobremaneira as vendas da marca no Brasil, e o esperado é que o mesmo aconteça com o C40. A principal mudança dessa nova versão de entrada está na motorização, mais simples, e nas baterias menores.
Como maior atrativo, o novo C40 Recharge Plus P6 é nada menos que R$115 mil mais em conta que o Recharge Pure P8, que agora assume o posto de versão topo de linha para o coupé. A novidade passa a ser vendida, em condição de pré-venda, por R$315 mil, contra os R$430 mil do P8. Lembrando que esse é um preço especial para a estreia.
As diferenças no powertrain elétrico são grandes: ao invés dos dois motores, um em cada eixo, presentes no P8 (que, inclusive, tem tração integral), o P6, mais simples, traz apenas um motor elétrico instalado no eixo traseiro (é raro um SUV elétrico com tração traseira, mas é a aposta da Volvo). Além disso, as baterias de 78 kWh de capacidade nos P8 dão lugar a um conjunto com 69 kWh, capaz de fazer o C40 P6 rodar até 475 km pelo ciclo WLTP europeu. Para efeito de comparação, os P8 mais recentes já tem até 508 km de alcance.
O novo conjunto entrega cerca de 240 cv de potência e 33,6 mkgf de torque máximo instantâneo (são mais de 410 cv e 67 mkgf no P8), possibilitando que a nova versão de entrada do C40 acelere de 0 a 100 km/h em pouco menos de 7,5 segundos e atinja, no máximo, os 160 km/h, isso por conta de limitações eletrônicas para preservar o conjunto elétrico.
O conteúdo de série, claro, é menor na nova versão Plus P6 de R$315 mil, mas o SUV continua com a completa multimídia vertical de 9”, painel de instrumentos digital de 12”, interior sustentável 100% sem couro, conjunto óptico em LED, ajustes elétricos para os bancos dianteiros, alavanca de posições tipo joystick, assistentes de condução, sistemas de conexão com smartphone via app e por aí vai. Na estética, apenas as rodas de liga-leve baixam de 20 para 18 polegadas, e o jogo de pneus é trocado por outro de perfil mais alto, isso se comparado ao P8.
Outra boa nova é que todas essas modificações de alcance, potência, tração e posição do powertrain elétrico passam a ser adotadas também pelo XC40 Plus P6, fazendo sua autonomia crescer de 420 para 460 km seguindo o ciclo WLTP. O preço do XC40 P6 é bem competitivo: R$299.950. Outro destaque para toda a linha elétrica da marca é a nova cor Azul Nuvem, um tom claro e metálico que lembra o bonito Azul Amazon dos primeiros XC40 que desembarcaram no Brasil lá em 2018.
Além disso, a fabricante sueca também anuncia melhorias para a linha híbrida plug-in, hoje composta pelo XC60 e XC90: a dupla ganha um novo carregador 220v com quase o dobro de capacidade de energia (6,4 kW), diminuindo o tempo de recarga completa das baterias do propulsor elétrico para cerca de 3 horas. Para eles também há a inédita cor Cinza Vapor, fora novas opções de rodas, com desenhos atualizados. Enquanto o XC60 varia entre R$420 mil e R$487 mil, o XC90 parte de R$555 mil e segue até a faixa dos R$610 mil.