(Lançamento) BMW iX1, versão elétrica do X1, estreia no Brasil por R$422 mil

Aos poucos, a BMW vem crescendo sua linha de carros elétricos e eletrificados aqui no Brasil. Embora tenha sido uma das pioneiras trazendo o hatch altinho i3 e o esportivo i8 pra cá, a fabricante vinha focando mesmo nos motores 100% a combustão. Tempos mudando, hora de crescer com híbridos e elétricos: seu mais recente lançamento é a versão elétrica do SUV compacto X1, a iX1, que vem para competir com o Volvo XC40.

Vendido em versão única, a mais completa, o elétrico se equivale ao X1 M Sport, e custa R$421.950. A principal diferença do iX1 está na sua motorização, que não queima uma gota sequer de gasolina: são dois motores elétricos, um para cada eixo, rendendo 314 cv de potência máxima e 50,4 mkgf de torque a partir de zero rpm. A tração é integral, com distribuição automática para as quatro rodas, e ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 5,5 segundos. A velocidade é limitada eletronicamente em 180 km/h.

O iX1, diferentemente de seu irmão a combustão nacional, é importado da Alemanha, e traz um conjunto de baterias de íon-lítio com 66,5 kWh de capacidade bruta. Oficialmente são 438 km de alcance pelo ciclo WLTP, ou até 303 km segundo o ciclo nacional do INMETRO. Falando da recarga, a BMW dá três opções: em tomadas residenciais 220V (o carregador portátil é de série), em wallbox para garagens (11 kW ou 22 kW, também de série), além de postos de recarga (inclusive ultrarrápidos). Todas as conexões são do tipo 2, o padrão.

Foto: BMW/divulgação

A lista de equipamentos de série do novo elétrico inclui rodas de liga-leve aro 20, faróis full-LED com função de curva e facho adaptativo, lanternas em LED, multimídia de 10,7” unida em peça única ao painel de instrumentos digital de outras 10,2”, ar-condicionado automático digital, chave presencial, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos presenciais, sistema Park Assist, head-up display, teto-solar panorâmico, sistema de som assinado pela Harman Kardon, carregador de celular sem fio, bancos em couro e mais.

O iX1 traz ainda um pacote completo de assistentes de condução, conexões via Android Auto e Apple CarPlay sem fio, conexão do smartphone com o carro via app MyBMW (dá pra comandar diversas funções do veículo pelo celular), multimídia com conexões com a internet (fornece informações do trânsito em tempo real e dados de clima, acessa portais de notícias, abre apps diversos, permite conexão com a rede autorizada BMW e faz chamadas de emergência em caso de acidentes, por exemplo), e, além disso, é permitido o uso de chave do carro digital cadastrada no celular (é compartilhável com outros aparelhos e dispensa o uso da chave física).

Sua carroceria pode ter seis cores (Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Azul Portimão, Verde Cabo York e Prata Espacial), enquanto a cabine oferece três combinações (preto com preto, preto com marrom e preto com creme). Como destaque para o lançamento da novidade, todas as suas manutenções são gratuitas pelo período de quatro anos, sem limite de quilometragem rodada no período.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.