(Lançamento) Toyota Corolla Cross ganha versão “esportiva” e Hilux GR-S é renovada

Ampliando sua linha esportiva Gazoo Racing no mercado brasileiro, a Toyota lançou, numa só tacada, uma inédita versão “esportiva” do Corolla Cross e também a terceira “geração” da picape Hilux GR-S, que chega com potência e torque extras quando comparada com o restante da linha.

Além do Corolla Cross, a Toyota lança também a nova geração da Hilux GR-S (Foto: Toyota/divulgação)

Começando pelo SUV, ele traz bastante coisa inédita no visual, marcado com vários adereços aerodinâmicos, parachoques, grade dianteira e rodas exclusivas e, como cereja do bolo, um novo acerto do sistema de suspensões e direção, que passam a privilegiar a estabilidade e dinâmica da carroceria. O Corolla Cross é da categoria dos médios, concorrendo principalmente com Jeep Compass e VW Taos, e sai das linhas de produção da planta Toyota de Sorocaba (SP).

Visual do SUV médio tem apelo esportivo (Foto: Toyota/divulgação)

Baseado na versão intermediária XRE, o Corolla Cross GR-S traz motorização convencional, e não a híbrida. Sob seu capô está o 2.0 16V flex, de aspiração natural, que desenvolve até 177 cv de potência e 21,4 mkgf de torque quando abastecido com etanol, trabalhando sempre em conjunto com a transmissão automática tipo CVT Direct Shift, que simula 10 marchas. Outro destaque da versão é o seletor com três modos de condução: Eco, Normal e Sport.

Plaquetas e emblemas espalhados pela carroceria e também no interior são de série (Foto: Toyota/divulgação)

Apesar de manter o requinte e bom nível de tecnologia já presente na versão XRE, esse GR-S traz bancos que mesclam couro e camurça e alguns detalhes exclusivos da versão, como emblemas ou costuras vermelhas. Além disso, outros itens de destaque, como ar-condicionado digital automático dual zone, multimídia de 9” e um amplo pacote de assistência à condução, também estão presentes.

O GR-S é baseado na versão intermediária XRE (Foto: Toyota/divulgação)

Seu preço é R$188.490 quando pintado em uma única cor (nessa versão, o Preto Eclipse), ou R$189.990 com a carroceria em dois tons (Branco Lunar ou Vermelho Granada, ambas com teto preto).

Já a Hilux, que oferece a versão GR-S no Brasil desde 2018 e chega agora na terceira “geração” da linha esportiva, traz também um visual bem chamativo e único, com adesivos coloridos, capô preto, detalhes diferenciados pela carroceria, além de interior personalizado. Assim como o Corolla Cross, a Hilux GR-S se aproxima da versão intermediária SRV quando falamos de itens de série e tecnologia embarcada.

A Hilux GR-S tem mais potência e torque que as outras versões (Foto: Toyota/divulgação)

A picape cabine-dupla com apelo esportivo tem, além de ajustes especiais de suspensão e direção, um bônus de 20 cv de potência e 4 mkgf de torque quando comparada com as outras versões comuns. Ainda assim, seu motor é o mesmo consagrado 2.8 16V turbodiesel com intercooler e turbina de geometria variável, mas entregando 224 cv de potência e 55 mkgf de torque. O câmbio automático de 6 marchas, tração 4×4 com reduzida e diferencial traseiro blocante completam o conjunto.

O conjunto é composto por motor 2.8 turbodiesel, câmbio AT6, tração 4×4 e diferencial traseiro blocante (Foto: Toyota/divulgação)

Dentre os itens de série destacáveis nessa Hilux mais apimentada, que custa a bagatela de R$348.790, estão os faróis full-LED, multimídia de 8” com navegador embutido, chave presencial, câmera 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista), rodas de liga-leve aro 17 etc. Ela conta com três opções de pintura para a carroceria: Branco Pérola, Preto Attitude e Vermelho Volcano.

Baseada na versão intermediária SRV, a GR-S tem interior diferenciado (Foto: Toyota/divulgação)

Corolla Cross GR-S e Hilux GR-S III já estão disponíveis na rede de concessionárias Toyota espalhada pelo Brasil, e ambos contam com garantia de 5 anos (sem limite de quilometragem no SUV e até 150 mil km na picape).

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Tem 20 anos, cursa Publicidade e Propaganda, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos.