(Lançamento) Toyota Corolla Cross ganha versão “esportiva” e Hilux GR-S é renovada

Ampliando sua linha esportiva Gazoo Racing no mercado brasileiro, a Toyota lançou, numa só tacada, uma inédita versão “esportiva” do Corolla Cross e também a terceira “geração” da picape Hilux GR-S, que chega com potência e torque extras quando comparada com o restante da linha.

Além do Corolla Cross, a Toyota lança também a nova geração da Hilux GR-S (Foto: Toyota/divulgação)

Começando pelo SUV, ele traz bastante coisa inédita no visual, marcado com vários adereços aerodinâmicos, parachoques, grade dianteira e rodas exclusivas e, como cereja do bolo, um novo acerto do sistema de suspensões e direção, que passam a privilegiar a estabilidade e dinâmica da carroceria. O Corolla Cross é da categoria dos médios, concorrendo principalmente com Jeep Compass e VW Taos, e sai das linhas de produção da planta Toyota de Sorocaba (SP).

Visual do SUV médio tem apelo esportivo (Foto: Toyota/divulgação)

Baseado na versão intermediária XRE, o Corolla Cross GR-S traz motorização convencional, e não a híbrida. Sob seu capô está o 2.0 16V flex, de aspiração natural, que desenvolve até 177 cv de potência e 21,4 mkgf de torque quando abastecido com etanol, trabalhando sempre em conjunto com a transmissão automática tipo CVT Direct Shift, que simula 10 marchas. Outro destaque da versão é o seletor com três modos de condução: Eco, Normal e Sport.

Plaquetas e emblemas espalhados pela carroceria e também no interior são de série (Foto: Toyota/divulgação)

Apesar de manter o requinte e bom nível de tecnologia já presente na versão XRE, esse GR-S traz bancos que mesclam couro e camurça e alguns detalhes exclusivos da versão, como emblemas ou costuras vermelhas. Além disso, outros itens de destaque, como ar-condicionado digital automático dual zone, multimídia de 9” e um amplo pacote de assistência à condução, também estão presentes.

O GR-S é baseado na versão intermediária XRE (Foto: Toyota/divulgação)

Seu preço é R$188.490 quando pintado em uma única cor (nessa versão, o Preto Eclipse), ou R$189.990 com a carroceria em dois tons (Branco Lunar ou Vermelho Granada, ambas com teto preto).

Já a Hilux, que oferece a versão GR-S no Brasil desde 2018 e chega agora na terceira “geração” da linha esportiva, traz também um visual bem chamativo e único, com adesivos coloridos, capô preto, detalhes diferenciados pela carroceria, além de interior personalizado. Assim como o Corolla Cross, a Hilux GR-S se aproxima da versão intermediária SRV quando falamos de itens de série e tecnologia embarcada.

A Hilux GR-S tem mais potência e torque que as outras versões (Foto: Toyota/divulgação)

A picape cabine-dupla com apelo esportivo tem, além de ajustes especiais de suspensão e direção, um bônus de 20 cv de potência e 4 mkgf de torque quando comparada com as outras versões comuns. Ainda assim, seu motor é o mesmo consagrado 2.8 16V turbodiesel com intercooler e turbina de geometria variável, mas entregando 224 cv de potência e 55 mkgf de torque. O câmbio automático de 6 marchas, tração 4×4 com reduzida e diferencial traseiro blocante completam o conjunto.

O conjunto é composto por motor 2.8 turbodiesel, câmbio AT6, tração 4×4 e diferencial traseiro blocante (Foto: Toyota/divulgação)

Dentre os itens de série destacáveis nessa Hilux mais apimentada, que custa a bagatela de R$348.790, estão os faróis full-LED, multimídia de 8” com navegador embutido, chave presencial, câmera 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista), rodas de liga-leve aro 17 etc. Ela conta com três opções de pintura para a carroceria: Branco Pérola, Preto Attitude e Vermelho Volcano.

Baseada na versão intermediária SRV, a GR-S tem interior diferenciado (Foto: Toyota/divulgação)

Corolla Cross GR-S e Hilux GR-S III já estão disponíveis na rede de concessionárias Toyota espalhada pelo Brasil, e ambos contam com garantia de 5 anos (sem limite de quilometragem no SUV e até 150 mil km na picape).

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.