(Lançamento) Elétrico mais barato do Brasil, Renault Kwid E-Tech estreia por R$143 mil

Logo depois de chegar com a picape Oroch reestilizada, a Renault do Brasil lança agora a versão elétrica do seu subcompacto Kwid, prometida desde janeiro. O modelo, que a partir de agora se torna o carro 100% elétrico mais barato do mercado nacional, entrou em pré-venda por R$142.990 e deverá ser entregue aos compradores a partir de agosto.

O modelo entrou em pré-venda, mas será entregue só a partir de agosto (Foto: Renault/divulgação)

Já presente na Europa, a versão eletrificada do Kwid se chama Spring por lá, e é vendida pela Dacia. O Renault que chega ao Brasil é importado da China, e recebeu, além dos novos emblemas, mudanças pontuais na motorização elétrica, tudo em prol dos gostos e preferências do consumidor brasileiro.

Pequeno e ainda leve (pesa menos de 980 kg, pouquíssimo para um elétrico), o Kwid E-Tech é movido por um motor de cerca de 65 cv (ou 48 kW) e conta com baterias de aproximadamente 27 kWh. Com esse conjunto, o pequeno da Renault consegue rodar até 265 km no ciclo misto ou beirar os 300 km no urbano, com destaque também para a aceleração de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos.

Seu motor elétrico produz 65 cv (Foto: Renault/divulgação)

Para poupar ainda mais energia, um modo ECO limita a potência da propulsão em 33 kW e também a velocidade máxima em 100 km/h, garantindo o máximo de alcance. Com foco no uso dentro das cidades, a fabricante declara um custo de aproximadamente R$0,06 para cada km rodado com o modelo.

Como de praxe, o E-Tech de entrada da Renault pode ser carregado em postos de recarga (completando 65% de carga em aproximadamente 40 minutos), Wallbox (vendido opcionalmente nas concessionárias e capaz de completar a carga em menos de 3 horas), ou nas tomadas residenciais de 220V (cerca de 9 horas até a carga completa).

A versão elétrica do Kwid mantém os predicados da a combustão (Foto: Renault/divulgação)

Vale lembrar que alguns dos destaques gerais do Kwid, como a boa altura do solo, interessantes ângulos de ataque e saída, melhor espaço interno da categoria e generoso porta-malas de 290 litros, foram mantidos nessa versão eletrificada.

Mais equipado que o carro nacional

Chama a atenção a oferta de equipamentos mais generosa nesse Kwid elétrico importado quando comparado com o carro nacional, fabricado em São José dos Pinhais (PR) e movido por um motor 1.0 a combustão e câmbio manual de 5 marchas.

Por dentro, destaque para o volante exclusivo de quatro raios (Foto: Renault/divulgação)

Dentre os itens, ar-condicionado, direção elétrica, conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores), rodas de liga-leve, luz diurna de LED (DRL), controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (TC), assistente de partida em rampas (Hill Holder), monitor de pressão dos pneus (TPMS) e painel de instrumentos digital.

O elétrico traz ainda exclusividades como volante inédito de quatro raios, limitador eletrônico de velocidade, ajuste interno de altura dos faróis, 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e sistema AVAS (reproduz um sinal sonoro para os pedestres em volta do carro até 30 km/h). O modelo nacional só ganha no tamanho da multimídia, de 8” ante 7” do E-Tech.

No carro elétrico, a mesma multimídia utilizada pelo Kwid nacional até 2021 (Foto: Lucca Mendonça)

Planos de aluguel

O Novo Kwid E-Tech entra também para o time de modelos Renault disponíveis para aluguel, em um programa chamado de On Demand. São quatro planos (1 ano, 2 anos, 3 anos ou 4 anos) e três limites de quilometragem mensal (mil, dois mil ou três mil km). O preço inicial, no tipo de assinatura mais em conta, é de R$3.339/mês, e todos os planos contam com manutenção periódica, gerenciamento de documentos, seguro completo e assistência automotiva 24h inclusos.

O elétrico já está disponível no Renault On Demand (Foto: Renault/divulgação)

No total, a Renault oferece três anos de garantia para o Kwid E-Tech ou oito para o conjunto de baterias. O modelo poderá ser encontrado em toda a rede de concessionárias da marca pelo país no transcorrer do segundo semestre de 2022, e terá três opções de cores: Branco Glacier, Prata Diamond e Verde Noronha, tom do carro das fotos de divulgação.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.