Citroën C3 Aircross é revelado: veja detalhes e fotos do futuro concorrente da Chevrolet Spin
A Citroën apresentou hoje o C3 Aircross, misto de SUV e minivan com base no hatch compacto C3. O nome renasce de um monovolume aventureiro de projeto francês que foi vendido no Brasil nos anos 2010, e também derivava do C3. O Novo Aircross, assim como o Novo C3, é de projeto indiano, idealizado para países emergentes. A chegada na América do Sul deve acontecer no final do ano, mas na Índia o lançamento será bem antes.
A novidade, que será vendida em versões de cinco ou sete lugares, vem para tentar desbancar a veterana Chevrolet Spin, que hoje reina sozinha no mercado de minivans abaixo dos R$150 mil. Diferentemente do que o público apostava, o novo Aircross tem várias diferenças visuais e de projeto com relação ao pequeno C3, passando inclusive a impressão de um modelo mais caro e refinado que o hatch. Isso deverá ser cumprido.
Apesar de ser chamado de B-SUV, a novidade é mais minivan do que utilitário, num conceito próximo ao do seu rival Spin, inclusive. É o segundo carro da trinca de novos produtos que a Citroën vai lançar no Brasil: começou com o hatch compacto C3, o próximo é esse Aircross, e o terceiro elemento, ao que tudo indica, será um sedan compacto.
Falando do C3 Aircross, ele terá a opção de pintura em dois tons para o mercado brasileiro, capô elevado, estilo aventureiro e dianteira que lembram as do C3 hatch. O conjunto óptico frontal também é bem parecido com o do compacto, mas na porção traseira ele adota identidade própria em todas as linhas. Destaque para a altura do solo, de 20 cm, e bom ângulo de saída, segundo a fabricante.
Nas dimensões, são cerca de 10 cm a menos que sua rival Spin (4,32 m, contra 4,42 da GM), mas chamam a atenção os 1,80 m de largura (a minivan Chevrolet tem 1,74 m). A distancia entre eixos é de 2,67 m, ou 13 cm a mais que o C3 hatch (são 2,62 m na Spin). A Citroën fala ainda em 489 litros de capacidade para o porta-malas, maior que todos os SUVs compactos do mercado nacional.
A cabine do Aircross não deverá ser muito diferente daquela que equipa o Novo C3: painel, volante, laterais de porta e as duas fileiras de bancos serão praticamente iguais, mas com acabamento exclusivo (e mais refinado). Para se diferenciar, haverá finalmente um novo quadro de instrumentos, digital personalizável, com tela de 7”.
A multimídia de 10”, mesma do C3 hatch, será item de série do novo modelo, serão até cinco portas USB espalhadas pela cabine e há um apoio de braço para o motorista. Existe grande possibilidade da novidade trazer itens não oferecidos no hatch compacto hoje, como mais airbags (laterais e/ou de cortina), ar-condicionado automático digital e conjunto óptico em LED. As versões mais caras têm rodas de liga-leve aro 17.
Como diferenciais, nos carros de sete lugares, a terceira fileira de assentos (dividida em duas poltronas individuais) pode ser removida, aumentando sobremaneira o porta-malas, que assim cresce para mais de 510 litros. Além dela, a ventilação dos passageiros traseiros é outra exclusividade: ela fica no teto, saindo de um túnel horizontal instalado acima dos encostos dos bancos dianteiros. São quatro saídas individuais e ajustáveis, além do controle próprio do nível da ventilação. Próximo dela há uma luz de leitura traseira.
A motorização continua sendo segredo: a Citroën fala apenas em “uma moderna e exclusiva gama de motores e câmbios, projetados e calibrados de acordo com a necessidade de cada país da América do Sul”. As maiores apostas vão para os já conhecidos motor 1.6 16v EC5 (até 120 cv de potência e 15,7 mkgf de torque), além do 1.0 turboflex tricilíndrico de origem Fiat (até 130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque).
As transmissões poderão ser a manual de 5 marchas (mesma do C3 1.6 manual, de projeto PSA) ou a CVT com simulação de 7 velocidades (feita pela Aisin), em conjuntos já existentes. A caixa automática de 6 marchas é outra possibilidade. Demais itens mecânicos virão do C3 hatch: direção elétrica, suspensões McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, freios a disco ventilado na frente e tambores atrás.
Ainda é cedo pra falar em preços, mas a ideia é tê-lo na faixa da Chevrolet Spin. Na inflação e valores atuais, claro: até o final do ano, esses números serão outros, certamente maiores. Em média, as versões de entrada do Novo C3 Aircross deverão se situar na faixa dos R$105 mil, chegando aos R$130 ou R$135 mil nas mais completas.