(Lançamento) Lexus RX500H chega em nova geração com muita tecnologia por R$565 mil

SUV de alto luxo da Lexus, o RX500 estreia sua quinta geração no mercado brasileiro, sempre com motorização híbrida e preço de R$564.900, sem opcionais. Esse é o valor da única versão disponível por aqui, a topo de linha F-Sport. O modelo é um dos tradicionais da marca no Brasil, sendo vendido desde a primeira geração, datada de 1998, ainda chamada RX300.

Foto: Lexus/divulgação

Essa quinta, lançada no final de 2022 no exterior, é feita sobre a plataforma modular TNGA-K, mesma variante de Toyota Camry e RAV4. Ele troca o tradicional motorzão V6, que anteriormente tinha 3.5 litros, por um compacto 2.4 turbo a gasolina, com quatro cilindros e 16 válvulas (275 cv). O conjunto é completado por dois motores elétricos, um em cada eixo, gerando 371 cv de potência e cerca de 46 mkgf de torque.

A transmissão automática de seis marchas cuida do motor elétrico dianteiro e do 2.4 turbo, distribuindo a força para as rodas da frente, enquanto o motor elétrico traseiro conta com um redutor que administra aquela força para as rodas de trás. Como o RX500H F-Sport conta com tração integral (Direct4), a eletrônica embarcada cuida da distribuição do torque misto de combustão mais eletricidade para cada roda. O sistema híbrido não é do tipo plug-in, mas regenera energia no uso.

Foto: Lexus/divulgação

De série o SUV ainda traz rodas traseiras esterçantes em até 4º para facilitar manobras e melhorar a dinâmica durante a condução, e suspensões adaptativas de acordo com o modo de condução. Quatro modos: Personalizável, Eco, Normal e Sport. São 6,2 segundos na prova de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 210 km/h, limitada eletronicamente, segundo a Lexus. O consumo de gasolina entre cidade e estrada é de 10,6 km/l, em média oficial.

Seu porte fica entre os Volvo XC60 e XC90. O Lexus é bem generoso com seus 4,9 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,7 m de altura e 2,85 m de entre-eixos. No enorme porta-malas vão até 612 litros de bagagens, enquanto as rodas de liga-leve são aro 21. Suspensões independentes nas quatro rodas (multibraço no eixo traseiro) e freios a disco ventilados nas quatro rodas também fazem parte do pacote.

Pelo alto preço, o conteúdo é generoso: há desde conjunto óptico em LED, 7 airbags, painel de instrumentos digital, multimídia completa com 14”, acabamento interno em alumínio ou aço escovado, bancos em couro e camurça, carregador de celular sem fio, ar-condicionado automático digital trizone, head-up display, bancos aquecíveis e resfriáveis (dianteiros e traseiros), ajustes elétricos para os bancos dianteiros e traseiros (frontais com memória), tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, volante com ajustes elétricos, teto-solar panorâmico, retrovisor interno fotocrômico, câmera 360º, sistema Park Assist, sistema de som assinado pela Mark Levinson e mais.

As tecnologias de assistências são várias também: ACC (piloto automático adaptativo), alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, assistente inteligente de manutenção em faixa, farol alto automático, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática de prevenção a colisões, monitor de ponto-cego e por aí vai. Vale falar de um sistema de segurança que impede a abertura das portas caso um outro carro venha na pista, para evitar acidentes e até atropelamentos no desembarque.

A novidade em breve estará em todas as pouquíssimas concessionárias da Lexus no Brasil. São nove lojas em todo o território nacional. Na paleta de cores do RX500H estão seis cores: Branco Super Nova, Azul Olímpio, Prata Iridium, Cinza Cromo, Preto Grafite e Bronze. Há ainda duas opções para o tom da cabine: Preto F-Sport ou o chamado Granada F-Sport.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.