(Avaliação) Novo Citroën C3 1.6 manual tem ótimo conjunto em versão única

Tente lembrar de um hatch 1.6 e câmbio manual que ainda está em produção. Difícil, hein? É realmente uma espécie em extinção. Nem SUVs com essa mecânica resistiram: todos saíram de linha ou viraram automáticos. Mas, contrariando qualquer expectativa, veio a Citroën, em pleno 2022, oferecendo seu novo C3 numa versão Feel 1.6 MT, que hoje custa na faixa dos R$90 mil. É a única com essa configuração.

Citroën saiu dos padrões com esse C3 1.6 manual, vendido em versão única (Foto: Lucca Mendonça)

Equipadinho

Na verdade ela é uma versão daquelas mais básicas com alguns adicionais, como multimídia, trio elétrico, rodas de liga, volante multifuncional, luzes diurnas em LED e duas entradas USB traseiras. Opcionalmente ainda pode ganhar câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, frisos de borracha laterais e protetor de cárter. Nenhum desses itens extras equipava o carro do teste, que tinha só pintura metálica em dois tons.

Os itens padrão, que vem de série no C3, são ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, monitor de pressão dos pneus, vidro traseiro com limpador e desembaçador etc. É simples e justo, sem grandes ressalvas, assim como o nível de acabamento interno.

É um carro justo no conteúdo de série (Foto: Lucca Mendonça)

Aliás, de uma maneira geral, o C3 é daqueles carros bem pensados. Pequeno por fora mas inteligente por dentro: tem bancos de tamanho ideal, teto alto e estilo moderninho que agrada, principalmente pela multimídia rápida de 10”. Remete até aos primeiros Novo Uno que chegaram em 2010. Mas é bem mais espaçoso para quatro adultos de boa estatura e uma criança no meio do banco traseiro. Isso tudo mais os 315 litros de porta-malas, um dos maiores da categoria, e posição de guiar agradável, mesmo com poucos ajustes.

Pra variar

Nele está o 1.6 16v EC5, figurinha carimbadíssima da PSA, que aqui rende 113/120 cv de potência e 15,4/15,7 mkgf de torque (g/e), e não esconde segredos. Fecha o pacote a transmissão manual de cinco marchas, mas não o câmbio Fiat que está nos C3 1.0 e Argo/Cronos: a caixa manual dos C3 1.6 é da própria Peugeot/Citroën, de antes da era Stellantis. Tem comportamento melhor pelos engates precisos e longos, além da relação longa das marchas.

É um baita plus de força para quem precisa de um carro leve e compacto, mas sem passar sufoco a bordo de um “milzinho”. O torque interessante lida bem com o baixo peso do carro (cerca de 1.100 kg), mas sem muita esportividade ou acelerações surpreendentes: esse 1.6 tem força elástica e progressiva, sem “coice”. O motor EC5 nunca decepciona quando está na sua faixa ideal de rotação, entre 3 e 4 mil rpm, mas abaixo disso é preciso reduzir em subidas ou ultrapassagens.

Entre 3 e 4 mil rpm ele já tem torque quase total disponível (Foto: Lucca Mendonça)

Elástico e gostoso de dirigir, o C3 1.6 manual ainda se mostrou suave e econômico. Não é novidade que esse 1.6 poupe combustível, e num carro compacto como esse Citroën não seria diferente: com gasolina, registrou 12,8 km/l na cidade e passou dos 17 km/l na estrada, rodando sem pressa. Com câmbio longo, o motor acaba trabalhando em menor rotação no uso rodoviário. Uma faixa que já tem força quase total, mas não incomoda pelo barulho, por exemplo. Bem pensado.

Uso rodoviário é bem-vindo com esse conjunto. Detalhe para a frente bem parecida com a do irmão maior C4 Cactus (Foto: Lucca Mendonça)

Qual rotação? Precisa calcular, já que o carro não tem conta-giros. Na verdade o C3 merece um painel de instrumentos de verdade ao invés da tela de cristal líquido com não muito mais que 3 polegadas e poucas informações. Complicado ver esmeros como todos os botões do painel iluminados ou encaixes alinhados das peças fazendo contraste com aquela instrumentação tão básica.

Surpreendente

Esse C3 é mais indiano e brasileiro do que francês, por isso cai bem em terras tupiniquins. Ele e Peugeot 208 tem a mesma plataforma modular CMP, mas o C3 usa uma versão mais simples e menos custosa, embora não perca nada na concepção. Resumindo, o Citroën também é preciso nas retas, sem oscilar ou passarinhar, não desaponta em curvas e não perde pontos no conforto. Esqueça batidas secas de molas ou fim de curso dos amortecedores: só os pneus borrachudos 195/60 absorvem parte dos impactos, e o restante fica para o bom conjunto de suspensões.

A missão de calibrar essas suspensões, inclusive, foi feita pela Fiat brasileira, o que explica muita coisa: o know-how da engenharia de Betim é enorme. Fora que o pequeno Citroën ainda é altinho, com boa elevação do solo e parachoques angulados. Mesmo rápido, atravessa lombadas, valetas, buracos gigantes sem sustos e, se precisar, enfrenta uma estrada de chão batido ou terra. Talvez um 208 fique para trás numa dessas, mas cada um tem sua proposta.

Pequeno por fora, espaçoso por dentro e bem robusto (Foto: Lucca Mendonça)

Concorrência “na cola”

A concorrência superalimentada já bate à porta: VW Polo TSI manual e Chevrolet Onix LT turbo manual, por exemplo, estão na mesma faixa dos R$90 mil, mas o C3 nessa versão Feel 1.6 MT resiste e compensa a falta do turbo com a robustez do motor EC5 e, principalmente, o ar da novidade. Vamos ver como fica isso a longo prazo: será que essa versão fora dos padrões resiste ou é enxugada da linha na primeira oportunidade?

Ah, e enquanto isso, o Novo Citroën C3 vai muito bem, obrigado. Os 1.0 que o digam.

Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.587 cm³, flex, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), aspiração natural, injeção indireta de combustível, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão, bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio

Transmissão: manual de cinco marchas + ré

Potência: 113/120 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)

Torque: 15,4/15,7 mkgf a 4.500 rpm (gasolina/etanol)

Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora

Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais

Direção: com assistência elétrica progressiva

Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus e rodas: Goodyear Efficientgrip Performance, medidas 195/60 com rodas de liga-leve aro 15

Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 3,98 m/1,73 m/1,60 m/2,54 m

Porta-malas: 315 litros

Tanque de combustível: 47 litros

Peso em ordem de marcha: 1.107 kg

Aceleração 0 a 100 km/h: 10,7/10,0 (gasolina/etanol)

Velocidade máxima: 180 km/h (gasolina/etanol)

Preço básico: R$89.490 (carro avaliado: R$92.090)

Itens de série:

TPMS – Sensor De Pressão Dos Pneus, GSI – Gear Shift Indicator, Saída USB Dianteira, Travamento Automático Das Portas Com Veiculo Em Movimento, Alarme Perimétrico, Maçanetas Internas Pintadas Em Prata, Alto Falantes Dianteiros/Traseiros e Tweeters Dianteiros, Maçanetas Na Cor Da Carroceria, Luzes Diurnas Em LED, Computador De Bordo, Barras De Teto Transversais, Indicadores De Direção Laterais Nos Retrovisores Externos, Tomada 12V dianteira, Volante Com Regulagem De Altura, Retrovisores Externos Com Ajuste Elétrico, Apple Car Play e Android Auto® Wireless, Rodas Em Liga Leve 15″ Pintadas em Cinza, Multimídia Citroën Connect Media 10″, 2 Airbags Frontais, ESS – Emergency Stop Signal, Banco Motorista Com Regulagem Em Altura, Hill Holder – Assistente De Partida Em Rampa, Vidros Elétricos Dianteiros e Traseiros Com Sistema One Touch E Anti-esmagamento, Ar Condicionado, Dupla Saída USB Traseira, Limpador E Desembaçador Do Vidro Traseiro, Comandos De Som No Volante

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.