Ciao Uno: popular veterano da Fiat se despede do mercado nacional após 37 anos

Um lançamento de despedida. Assim termina a longa história de um dos carros mais emblemáticos do mercado nacional, o Fiat Uno. Depois de 37 anos de sucesso dividido entre duas gerações (leia parte da história dele aqui, aqui e aqui), méritos de sobra e exatas 4.379.356 unidades produzidas, consagrando-se como o Fiat mais vendido da América do Sul, o bom e velho Uninho se despede com a série especial Ciao Uno, um cumprimento tradicional italiano que serve tanto para chegadas quanto para partidas. Na mesma pegada do Grazie Mille e VW Kombi Last Edition, ambos de 2013, o Ciao Uno é uma edição limitada (250 unidades), todas numeradas e com uma plaqueta de identificação fixada no painel.

Foto: Fiat/divulgação

Até então, já em seu final de vida, o popular da Fiat estava disponível em versão única, a básica Attractive 1.0, tabelada em pouco mais de R$70 mil. Em comum com essa série de despedida, restou apenas o nome: o Ciao Uno tem visual exclusivo, repleto de detalhes estéticos, carroceria pintada sempre na cor Cinza Silverstone metálica, um bonito jogo de rodas de liga-leve aro 14, faróis/lanternas com máscara negra, faróis de neblina e por aí vai. Como uma singela homenagem à sua trajetória de quase quatro décadas, a inscrição “La Storia Di Uma Leggenda” (A História de uma Lenda) está marcada no adesivo lateral.

Foto: Fiat/divulgação

E, como sempre acontece nessas edições de despedida, o modelo especial recebe tudo que tem direito quando o assunto é equipamentos de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, rádio AM/FM com Bluetooth e porta USB, tela multifuncional colorida no painel de instrumentos, computador de bordo, além dos obrigatórios airbag duplo, freios ABS, fixação para cadeirinhas Isofix, cinto traseiro central de três pontos e quinto encosto de cabeça. Como única opção mecânica, está o conhecido 1.0 8 válvulas Fire flex de até 75 cv de potência e 9,9 mkgf de torque (etanol), acoplado ao câmbio manual de 5 marchas.

Foto: Fiat/divulgação

Por ser uma edição especial de despedida, normalmente destinada à colecionadores e entusiastas, seu preço é pouco convidativo para o grande público: R$84.990, que pode superar os R$87 mil na capital paulista, onde a cobrança de impostos é diferente. Até o momento, as tais 250 unidades serão distribuídas em alguns pontos específicos do país, já que hoje a rede de concessionárias Fiat supera as 540 lojas, ou seja, menos da metade delas terá apenas uma unidade do modelo disponível. De qualquer forma, é um carrinho icônico que entrou para a história da indústria automotiva nacional. Ciao, Uno!

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.