(Avaliação) Novo Jeep Compass Diesel é o carro que a concorrência não têm


Um SUV a diesel é o que há de melhor nesses tempos de gasolina a quase R$7,00 o litro. Pena que são poucas opções, e a maioria passa dos R$300 mil: Mitsubishi Outlander, Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4 são bons (e caros) exemplos. Quer um utilitário médio 0km movido a diesel mais barato que isso? Não tem outra opção a não ser o Jeep Compass TD350, especialmente nessa versão Longitude das fotos, que custa R$213 mil e é a mais barata com esse tipo de motorização. O Compass é um daqueles carros que não tem muito o que falar, afinal é um sucesso estrondoso desde seu lançamento em 2017. Disputado a tapas nas revendas Brasil afora, ele vende mais que muito popular por aí…

Sobre essa motorização, ela se resume em três coisas: robustez, força e muita economia de combustível garantidos por um moderno motor 2.0 16v turbodiesel de até 170 cv de potência e 35,7 mkgf de torque, além da transmissão automática de 9 velocidades fornecida pela ZF. É uma pegada totalmente diferente das versões flex em todos os aspectos, já que também inclui um sistema de tração 4×4 com reduzida, o eficiente seletor de terrenos, além, é claro, de maior altura do solo e ângulos de ataque/saída mais agudos. Falando de “capacidade off-road”, essa versão Longitude das fotos só perde para a topo de linha Trailhawk, que tem a grife aventureira da Jeep.

Ainda assim é um carro pronto pra qualquer tipo de terreno, seja ele transitável ou não. Com alguns ajustes da eletrônica ele atravessa areia, terra, lama, neve, um certo nível de água e por aí vai, sempre com a confiança de estar a bordo de um carro alto que traciona as quatro rodas. E quem não sai do asfalto? Também fica contente, já que o Compass agrada pelo rodar suave e macio (nessa versão os pneus são de uso misto, com maior foco no conforto), isso sem falar do baixíssimo consumo de diesel: 12,8 km/l no percurso urbano e ótimos 19,2 km/l no rodoviário durante nossos testes.
Linha 2022: diferente, mas igual

Embora uma das maiores novidades dessa nova linha 2022 tenha ficado restrita às versões flex (justamente o novo motor 1.3 turbo), o Compass TD350 também ganhou nova frente, interior reformulado, mais conteúdo de série e algumas modificações mecânicas para se adequar as normas do Proconve L7, isso sem afetar desempenho ou consumo. Além do emblema na tampa traseira, a única exclusividade dos Compass diesel é o parachoque dianteiro “mais alto”, justamente para melhorar a travessia de obstáculos. No interior é o mesmo jogo de 7 erros: mudam apenas os botões do console central, dando lugar aos comandos da tração 4×4 e cia.

O que isso significa: mesmo espaço interno agradável para até 5 adultos, bons 2,63 m de entre-eixos, bancos grandes que acomodam bem o corpo, silêncio a bordo graças ao isolamento acústico caprichado e um porta-malas de interessantes 476 litros, tudo a favor da sua proposta de utilitário familiar. Como todo Jeep, ele é bem acabado e também tem uma oferta generosa de itens de série, que não por acaso é a mesma do Longitude flex (confira toda a lista de equipamentos no final da matéria).
Mesmo carro, outra pegada
É fácil perceber a diferença que esse conjunto motor diesel/câmbio AT9/tração integral faz no Compass: o carro fica realmente mais “bruto” e pesado, por assim dizer, e isso é complementado pelo som característico dos motores a diesel (esse é um dos mais silenciosos, inclusive), e a direção firme e precisa. Não é nada que desaponte ou faça estranhar àqueles acostumados com carros de tração dianteira, mas é nitidamente diferente.

A composição mecânica com mais elementos é a responsável pelos cerca de 200 kg a mais quando comparado com a versão Longitude flex (que pesa cerca de 1.560 kg, ante 1.760 kg dessa diesel), o que comprova a impressão de estar a bordo de um carro mais pesado, mas nem por isso fraco. Muito pelo contrário, já que todo seu torque aparece cedo (1.750 rpm), e despeja a força para as quatro rodas de forma eficiente, seguindo as diretrizes da eletrônica embarcada, fazendo com que o Compass acelere de 0 a 100 km/h em cerca de 10,5 segundos e chegue perto dos 200 km/h de velocidade máxima.
Faltam concorrentes diretos: a Jeep agradece

O Jeep Compass tem rivais de sobra: japoneses, alemães, chineses, franceses, entre outros, mas nenhum deles foge do comum no quesito mecânica. Todos são movidos por motores do ciclo Otto (alguns flex, outros só a gasolina), e a grande maioria tem câmbio automático de, no máximo, 7 marchas e tração dianteira. Nenhum diesel, nenhum 4×4 com reduzida e nenhum com 9 velocidades na caixa automática, pelo menos na faixa de preço desse Longitude TD350 avaliado (R$212.990). Ele é mesmo um diferentão do segmento.
A Toyota, por sua vez, aposta em outro tipo de “diferentão”: O Corolla Cross Híbrido, que sai por pouco mais de R$200 mil na sua versão mais cara, e, indiretamente, pode ser o concorrente mais próximo desse Compass Longitude diesel, pelo menos quando o assunto é ter algo diferente da concorrência. O Toyota, claro, não tem aptidão off-road, nem tampouco tração integral, já que sua proposta é outra (economizar combustível e emitir menos gases poluentes), mas é outro ponto fora da curva.

Mas no final a regra é clara: Se você não quer gastar tanto assim e precisa de um SUV 0 km espaçoso, econômico, robusto e completo, mas que não dispense a tração 4×4 e seja capaz de enfrentar algumas aventuras fora-de-estrada, não tem muito o que escolher fora da bolha Jeep, pelo menos até as concorrentes se mexerem pra mudar esse cenário…
Ficha técnica:
Concepção de motor: 1.956 cm³, diesel, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo intercooler, injeção direta de combustível (Common Rail), duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, bloco e cabeçote em alumínio |
Transmissão: Automática com conversor de torque e 9 velocidades, com possibilidade de trocas manuais pela alavanca e paddle-shifts |
Potência: 170 cv a 3.750 rpm |
Torque: 35,7 mkgf a 1.750 rpm |
Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com barra estabilizadora |
Suspensão traseira: Indepentente, multibraço |
Direção: Do tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica progressiva |
Freios: Discos ventilados na dianteira, discos sólidos na traseira |
Pneus e rodas: Pirelli Scorpion Verde All Season, medidas 225/55. Rodas de liga-leve aro 18 |
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,40 m/1,82 m/1,62 m/2,63 m |
Porta-malas: 476 litros |
Tanque de combustível: 60 litros |
Peso em ordem de marcha: 1.760 kg (carro avaliado) |
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,7 segundos |
Velocidade máxima: 198 km/h |
Preço básico: R$212.990 (carro avaliado: R$220.990) |
Itens de série:
ABS, Acendimento automático dos faróis, Ajuste do volante em altura e profundidade, Alarme, Alertas de limite de velocidade e manutenção programada, Aletas para trocas de marcha no volante (Borboletas), Apoia-braço com porta objetos, Apple CarPlay e Android Auto com espelhamento sem fio, Ar-Condicionado automático dual zone, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco do passageiro rebatível, Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, Bancos em couro, Bolsa porta objetos atrás dos bancos dianteiros, Central Multimídia de 10,1″ com Adventure Intelligence Plus, Chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros – Keyless Enter ‘n Go, Cinto traseiro central de 3 pontos, Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Controle de Estabilidade (ESC), Controle de Tração, Controle eletrônico anti-capotamento, Câmbio automático de 9 marchas, Câmera de estacionamento traseira, Direção elétrica, Encosto cabeça traseiro central, Estepe de uso emergencial, Faróis Full LED com assinatura em LED, Faróis e lanterna traseira de neblina, Freio de estacionamento eletrônico, Freios a disco nas 4 rodas, Friso cromado por toda a extensão das janelas do veículo, Ganchos de fixação de carga no porta-malas, HDC (Hill Descent Control), HSA (Hill Start Assist), Iluminação do porta-malas, Isofix, Lanternas com assinatura em LED, Limitador de velocidade, Limpador e desembaçador dos vidros traseiros, Motor TD350 Turbo Diesel, Painel de instrumentos em tela TFT de 7″ colorida e configurável, Panic break assist, Para sol com espelhos cortesia, Pavimento do porta-malas com revestimento duplo, Piloto automático, Porta objetos sob o assento do banco do passageiro, Protetor de cárter, Rack do teto na cor preta, Repetidor lateral nos retrovisores, Retrovisor interno eletrocrômico, Retrovisores externos elétricos, Rodas em liga aro 18” e pneus 225/55, Seis airbags (frontais, laterais e de cortina), Seletor de terrenos (SelecTerrain), Sensor de chuva, Sensor de estacionamento traseiro, Sistema Auto Hold, Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Sistema de navegação GPS, Sistema de áudio com 6 alto-falantes, USB e Bluetooth, Tapetes dianteiros e traseiros, Tapetes em carpete, Tomada 12V, Travas elétricas nas portas e porta-malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas), Tração 4×4 Jeep Active Drive Low, USB Tipo C, Vidros elétricos nas 4 portas com one-touch, Volante com acabamento em couro, Válvula antirrefluxo de combustível.