(Avaliação) Novo Jeep Compass Diesel é o carro que a concorrência não têm

Um SUV a diesel é o que há de melhor nesses tempos de gasolina a quase R$7,00 o litro. Pena que são poucas opções, e a maioria passa dos R$300 mil: Mitsubishi Outlander, Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4 são bons (e caros) exemplos. Quer um utilitário médio 0km movido a diesel mais barato que isso? Não tem outra opção a não ser o Jeep Compass TD350, especialmente nessa versão Longitude das fotos, que custa R$213 mil e é a mais barata com esse tipo de motorização. O Compass é um daqueles carros que não tem muito o que falar, afinal é um sucesso estrondoso desde seu lançamento em 2017. Disputado a tapas nas revendas Brasil afora, ele vende mais que muito popular por aí…

Compass diesel mais barato: Longitude TD350, de R$213 mil (Foto: Lucca Mendonça)

Sobre essa motorização, ela se resume em três coisas: robustez, força e muita economia de combustível garantidos por um moderno motor 2.0 16v turbodiesel de até 170 cv de potência e 35,7 mkgf de torque, além da transmissão automática de 9 velocidades fornecida pela ZF. É uma pegada totalmente diferente das versões flex em todos os aspectos, já que também inclui um sistema de tração 4×4 com reduzida, o eficiente seletor de terrenos, além, é claro, de maior altura do solo e ângulos de ataque/saída mais agudos. Falando de “capacidade off-road”, essa versão Longitude das fotos só perde para a topo de linha Trailhawk, que tem a grife aventureira da Jeep.

Eficiente e moderno, o motor 2.0 16v diesel trabalha com a caixa automática ZF de 9 marchas (Foto: Lucca Mendonça)

Ainda assim é um carro pronto pra qualquer tipo de terreno, seja ele transitável ou não. Com alguns ajustes da eletrônica ele atravessa areia, terra, lama, neve, um certo nível de água e por aí vai, sempre com a confiança de estar a bordo de um carro alto que traciona as quatro rodas. E quem não sai do asfalto? Também fica contente, já que o Compass agrada pelo rodar suave e macio (nessa versão os pneus são de uso misto, com maior foco no conforto), isso sem falar do baixíssimo consumo de diesel: 12,8 km/l no percurso urbano e ótimos 19,2 km/l no rodoviário durante nossos testes.

Linha 2022: diferente, mas igual

Foto: Lucca Mendonça

Embora uma das maiores novidades dessa nova linha 2022 tenha ficado restrita às versões flex (justamente o novo motor 1.3 turbo), o Compass TD350 também ganhou nova frente, interior reformulado, mais conteúdo de série e algumas modificações mecânicas para se adequar as normas do Proconve L7, isso sem afetar desempenho ou consumo. Além do emblema na tampa traseira, a única exclusividade dos Compass diesel é o parachoque dianteiro “mais alto”, justamente para melhorar a travessia de obstáculos. No interior é o mesmo jogo de 7 erros: mudam apenas os botões do console central, dando lugar aos comandos da tração 4×4 e cia.

Jogo dos 7 erros: as únicas mudanças com relação as versões flex são os “botões off-road”, localizados no console central (Foto: Lucca Mendonça)

O que isso significa: mesmo espaço interno agradável para até 5 adultos, bons 2,63 m de entre-eixos, bancos grandes que acomodam bem o corpo, silêncio a bordo graças ao isolamento acústico caprichado e um porta-malas de interessantes 476 litros, tudo a favor da sua proposta de utilitário familiar. Como todo Jeep, ele é bem acabado e também tem uma oferta generosa de itens de série, que não por acaso é a mesma do Longitude flex (confira toda a lista de equipamentos no final da matéria).

Mesmo carro, outra pegada

É fácil perceber a diferença que esse conjunto motor diesel/câmbio AT9/tração integral faz no Compass: o carro fica realmente mais “bruto” e pesado, por assim dizer, e isso é complementado pelo som característico dos motores a diesel (esse é um dos mais silenciosos, inclusive), e a direção firme e precisa. Não é nada que desaponte ou faça estranhar àqueles acostumados com carros de tração dianteira, mas é nitidamente diferente.

O conjunto mecânico dá outra vida ao Compass. Destaque para o parachoque mais alto, garantindo bons 30,3º de ângulo de ataque (Foto: Lucca Mendonça)

A composição mecânica com mais elementos é a responsável pelos cerca de 200 kg a mais quando comparado com a versão Longitude flex (que pesa cerca de 1.560 kg, ante 1.760 kg dessa diesel), o que comprova a impressão de estar a bordo de um carro mais pesado, mas nem por isso fraco. Muito pelo contrário, já que todo seu torque aparece cedo (1.750 rpm), e despeja a força para as quatro rodas de forma eficiente, seguindo as diretrizes da eletrônica embarcada, fazendo com que o Compass acelere de 0 a 100 km/h em cerca de 10,5 segundos e chegue perto dos 200 km/h de velocidade máxima.

Faltam concorrentes diretos: a Jeep agradece

Foto: Lucca Mendonça

O Jeep Compass tem rivais de sobra: japoneses, alemães, chineses, franceses, entre outros, mas nenhum deles foge do comum no quesito mecânica. Todos são movidos por motores do ciclo Otto (alguns flex, outros só a gasolina), e a grande maioria tem câmbio automático de, no máximo, 7 marchas e tração dianteira. Nenhum diesel, nenhum 4×4 com reduzida e nenhum com 9 velocidades na caixa automática, pelo menos na faixa de preço desse Longitude TD350 avaliado (R$212.990). Ele é mesmo um diferentão do segmento.

A Toyota, por sua vez, aposta em outro tipo de “diferentão”: O Corolla Cross Híbrido, que sai por pouco mais de R$200 mil na sua versão mais cara, e, indiretamente, pode ser o concorrente mais próximo desse Compass Longitude diesel, pelo menos quando o assunto é ter algo diferente da concorrência. O Toyota, claro, não tem aptidão off-road, nem tampouco tração integral, já que sua proposta é outra (economizar combustível e emitir menos gases poluentes), mas é outro ponto fora da curva.

Completo, espaçoso, robusto e econômico, sem dispensar a tração 4×4 e motor diesel (Foto: Lucca Mendonça)

Mas no final a regra é clara: Se você não quer gastar tanto assim e precisa de um SUV 0 km espaçoso, econômico, robusto e completo, mas que não dispense a tração 4×4 e seja capaz de enfrentar algumas aventuras fora-de-estrada, não tem muito o que escolher fora da bolha Jeep, pelo menos até as concorrentes se mexerem pra mudar esse cenário…

Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.956 cm³, diesel, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo intercooler, injeção direta de combustível (Common Rail), duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, bloco e cabeçote em alumínio
Transmissão: Automática com conversor de torque e 9 velocidades, com possibilidade de trocas manuais pela alavanca e paddle-shifts
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 mkgf a 1.750 rpm
Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: Indepentente, multibraço
Direção: Do tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica progressiva
Freios: Discos ventilados na dianteira, discos sólidos na traseira
Pneus e rodas: Pirelli Scorpion Verde All Season, medidas 225/55. Rodas de liga-leve aro 18
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,40 m/1,82 m/1,62 m/2,63 m
Porta-malas: 476 litros
Tanque de combustível: 60 litros
Peso em ordem de marcha: 1.760 kg (carro avaliado)
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,7 segundos
Velocidade máxima: 198 km/h
Preço básico: R$212.990 (carro avaliado: R$220.990)

Itens de série:

ABS, Acendimento automático dos faróis, Ajuste do volante em altura e profundidade, Alarme, Alertas de limite de velocidade e manutenção programada, Aletas para trocas de marcha no volante (Borboletas), Apoia-braço com porta objetos, Apple CarPlay e Android Auto com espelhamento sem fio, Ar-Condicionado automático dual zone, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco do passageiro rebatível, Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, Bancos em couro, Bolsa porta objetos atrás dos bancos dianteiros, Central Multimídia de 10,1″ com Adventure Intelligence Plus, Chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros – Keyless Enter ‘n Go, Cinto traseiro central de 3 pontos, Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Controle de Estabilidade (ESC), Controle de Tração, Controle eletrônico anti-capotamento, Câmbio automático de 9 marchas, Câmera de estacionamento traseira, Direção elétrica, Encosto cabeça traseiro central, Estepe de uso emergencial, Faróis Full LED com assinatura em LED, Faróis e lanterna traseira de neblina, Freio de estacionamento eletrônico, Freios a disco nas 4 rodas, Friso cromado por toda a extensão das janelas do veículo, Ganchos de fixação de carga no porta-malas, HDC (Hill Descent Control), HSA (Hill Start Assist), Iluminação do porta-malas, Isofix, Lanternas com assinatura em LED, Limitador de velocidade, Limpador e desembaçador dos vidros traseiros, Motor TD350 Turbo Diesel, Painel de instrumentos em tela TFT de 7″ colorida e configurável, Panic break assist, Para sol com espelhos cortesia, Pavimento do porta-malas com revestimento duplo, Piloto automático, Porta objetos sob o assento do banco do passageiro, Protetor de cárter, Rack do teto na cor preta, Repetidor lateral nos retrovisores, Retrovisor interno eletrocrômico, Retrovisores externos elétricos, Rodas em liga aro 18” e pneus 225/55, Seis airbags (frontais, laterais e de cortina), Seletor de terrenos (SelecTerrain), Sensor de chuva, Sensor de estacionamento traseiro, Sistema Auto Hold, Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Sistema de navegação GPS, Sistema de áudio com 6 alto-falantes, USB e Bluetooth, Tapetes dianteiros e traseiros, Tapetes em carpete, Tomada 12V, Travas elétricas nas portas e porta-malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas), Tração 4×4 Jeep Active Drive Low, USB Tipo C, Vidros elétricos nas 4 portas com one-touch, Volante com acabamento em couro, Válvula antirrefluxo de combustível.

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Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.