(Lançamento) Audi e-tron GT “normal” estreia por R$700 mil

“ué, mas esse carro já não é oferecido no mercado brasileiro desde 2021?”. Calma lá: a novidade é o e-tron GT, versão “civilizada” do sportback elétrico, e quem já era vendido no Brasil é o RS e-tron GT, o mesmíssimo carro, só que na versão esportiva integrante da linha RS. A diferença entre eles começa pelo preço: o GT “normal” chega agora custando R$700 mil, enquanto o GT RS é tabelado em R$1.103.990.

Disponível por enquanto sob encomenda na rede autorizada Audi (esse preço vale até dia 17 de junho), o novo elétrico já chega também no time de planos mensais de aluguel, ou assinatura, da marca: no Audi Luxury Signature, são R$16 mil/mês. Arrojado e arisco por natureza, seu pique esportivo continua mesmo nessa versão “comum”: é largo e baixo (1,96 m por 1,41 m, na ordem), com quase 5 metros de comprimento, tração integral Quattro, rodas aro 20, cx de apenas 0,24 (!) e até 530 cv de potência imediata com 65 mkgf de torque.

Arquirrival do Porsche Taycan, outro elétrico alemão nos mesmos moldes, o Audi consegue ir de 0 a 100 km/h em assustadores 4 segundos, e beira os 250 km/h de máxima. Muito bom para um EV. Para conseguir acelerar tanto, o elétrico conta com freios especiais (com ventilação dedicada), além de suspensões adaptativas a ar e recursos como aerofólio traseiro multiestágio (vai se “abrindo” sozinho de acordo com a velocidade). Sem contar o centro de gravidade baixíssimo, ou a mínima altura do solo.

Foto: Audi/divulgação

Suas baterias, divididas em 33 módulos, tem quase 94 kWh de capacidade de armazenamento, enormes, mas suportam carga de até 270 kW (há duas entradas separadas para recarga, uma acima de cada roda da frente). Com elas, o GT consegue rodar entre 458 e 501 km com uma única carga (ciclo WLTP), ou mais de 300 km pelo ciclo INMETRO. Lembrando que essas baterias geram energia para dois motores elétricos: um frontal e outro traseiro.

De série, há faróis full LED Matrix, piloto automático adaptativo (ACC), câmeras 360º, sistema Park Assist, teto panorâmico, carregador de celular sem fio, sistema de som Bang&Olufsen 3D, volante com regulagens elétricas, bancos dianteiros com regulagens elétricas e memórias de posição, rodas aro 20 e mais. A lista de opcionais inclui ainda um jogo diferente de rodas aro 20 (R$5 mil), Head-up display (R$16 mil) e o chamado Pacote Black Plus (R$15 mil), com detalhes, frisos e emblemas em black piano.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.