Jeep Compass Diesel ou Corolla Cross híbrido: qual o mais barato de manter?


Dois tipos de motorização que tem fama de caros de manter: diesel e híbrido. O motivo é simples: ambos têm mais componentes mecânicos que outros carros unicamente equipados com motor do ciclo Otto (gasolina ou flex), e costumam utilizar bastante tecnologia e soluções inteligentes para um funcionamento ideal. Mas, entre esses dois mundos tão distantes e ao mesmo tempo tão próximos, qual possui o menor custo de manutenção? Para isso, vamos desconsiderar o fator consumo de combustível e também a cesta de peças de cada um (faróis, lanternas, rodas, parachoques, acabamentos e por aí vai), focando única e exclusivamente nos preços de revisões na rede autorizada até 60 mil km.

Para essa comparação, nada mais justo do que escolher o segmento mais queridinho do mercado nacional moderno, ou seja, os SUVs. Sendo mais preciso, dois utilitários médios que concorrem diretamente entre si: Jeep Compass, especificamente nas suas versões turbodiesel, e Toyota Corolla Cross com motorização híbrida. O primeiro é equipado com um motor 2.0 16v turbodiesel repleto de tecnologias (injeção direta Common Rail e turbina de geometria variável, por exemplo), casado com uma transmissão automática ZF de 9 velocidades, além do sistema de tração nas quatro rodas (4×4) com reduzida.

O Toyota, por sua vez, aposta no misto combustão/eletricidade, e mescla um motor 1.8 16v flex, com quatro cilindros e duplo comando variável, com um par de propulsores elétricos (chamados MG1 e MG2 pela marca). Além disso, existem as baterias que acumulam a energia gerada pelo conjunto: elas são de Níquel-Hidreto metálico, possuem 6,5 amperes, e estão instaladas sob o banco traseiro do modelo. Atrelado ao moderno trem-de-força, está um câmbio automático do tipo continuamente variável (CVT) que simula 10 marchas, e a tração é dianteira, convencional.

Equivalentes na proposta de ser um SUV médio com propulsão diferenciada (ciclo diesel no Compass e híbrido no Corolla Cross), ambos também são relativamente próximos em preços e conteúdo de série: Um Corolla Cross Special Edition Hybrid, topo de linha, é tabelado em R$201.390, enquanto o Compass Longitude TD350 (sigla para as versões a diesel do modelo) custa R$212.990. Bem equipados, espaçosos, modernos e requintados, essa dupla dinâmica agrada também nos números de vendas: juntos, beiram as 100 mil unidades vendidas durante o ano de 2021.
Voltando à nossa dúvida, a de descobrir qual dos dois é mais barato de se manter, temos uma primeira importante diferença: o plano de manutenção elaborado pela Jeep para seu motor 2.0 turbodiesel inclui serviços a cada 20 mil km, enquanto a Toyota divide as manutenções do Corolla Cross Híbrido em intervalos de 10 mil km. Sendo assim, enquanto o Compass completa sua primeira revisão aos 20 mil km pelo preço de R$714,00, o Corolla Cross já está em seu segundo serviço, somando R$1.265,28 (ou R$422,28 pela primeira e R$843,00 pela segunda).

A próxima revisão do Compass, realizada aos 40 mil km, custa R$1.078, enquanto as duas do mesmo período no Toyota somam R$1.926,00, sendo R$726,00 pela de 30 mil km e R$1.200,00 pela de 40 mil km. Aos 60 mil km, último marco de quilometragem da nossa comparação, o proprietário do Compass diesel terá que desembolsar mais R$1.589,00, enquanto a Toyota cobra R$636,00 pela manutenção dos 50 mil km e cerca de R$1.000,00 pelo serviço dos 60 mil km, em um total de aproximadamente R$1.636,00. Os valores finais, pagos pelos proprietários do Jeep Compass diesel e do Toyota Corolla Cross híbrido, são de R$3.381,00 e R$4.827,00, respectivamente.
Abaixo, você poderá conferir de forma mais clara os preços de cada serviço executado nos dois modelos, bem como o valor final após 60 mil km. Lembrando que esses valores são tabelados pela própria fabricante, ou seja, são os mesmos praticados em toda a rede de concessionárias das marcas no país (mais de 200 lojas da Jeep e 300 da Toyota espalhadas pelo Brasil).
Jeep Compass TD350 | Toyota Corolla Cross Híbrido | |
10 mil km | – | R$422,28 |
20 mil km | R$714,00 | R$843,00 |
30 mil km | – | R$726,00 |
40 mil km | R$1.078,00 | R$1.200,00 |
50 mil km | – | R$636,00 |
60 mil km | R$1.589,00 | R$1.000,00 |
Total | R$3.381,00 | R$4.827,00 |