Jeep Compass Diesel ou Corolla Cross híbrido: qual o mais barato de manter?

Dois tipos de motorização que tem fama de caros de manter: diesel e híbrido. O motivo é simples: ambos têm mais componentes mecânicos que outros carros unicamente equipados com motor do ciclo Otto (gasolina ou flex), e costumam utilizar bastante tecnologia e soluções inteligentes para um funcionamento ideal. Mas, entre esses dois mundos tão distantes e ao mesmo tempo tão próximos, qual possui o menor custo de manutenção? Para isso, vamos desconsiderar o fator consumo de combustível e também a cesta de peças de cada um (faróis, lanternas, rodas, parachoques, acabamentos e por aí vai), focando única e exclusivamente nos preços de revisões na rede autorizada até 60 mil km.

O Jeep Compass Longitude diesel (Foto: Lucca Mendonça)

Para essa comparação, nada mais justo do que escolher o segmento mais queridinho do mercado nacional moderno, ou seja, os SUVs. Sendo mais preciso, dois utilitários médios que concorrem diretamente entre si: Jeep Compass, especificamente nas suas versões turbodiesel, e Toyota Corolla Cross com motorização híbrida. O primeiro é equipado com um motor 2.0 16v turbodiesel repleto de tecnologias (injeção direta Common Rail e turbina de geometria variável, por exemplo), casado com uma transmissão automática ZF de 9 velocidades, além do sistema de tração nas quatro rodas (4×4) com reduzida.

Eficiente, o 2.0 16v turbodiesel do Jeep Compass (Foto: Jeep/divulgação)

O Toyota, por sua vez, aposta no misto combustão/eletricidade, e mescla um motor 1.8 16v flex, com quatro cilindros e duplo comando variável, com um par de propulsores elétricos (chamados MG1 e MG2 pela marca). Além disso, existem as baterias que acumulam a energia gerada pelo conjunto: elas são de Níquel-Hidreto metálico, possuem 6,5 amperes, e estão instaladas sob o banco traseiro do modelo. Atrelado ao moderno trem-de-força, está um câmbio automático do tipo continuamente variável (CVT) que simula 10 marchas, e a tração é dianteira, convencional.

O Corolla Cross (Foto: Toyota/divulgação)

Equivalentes na proposta de ser um SUV médio com propulsão diferenciada (ciclo diesel no Compass e híbrido no Corolla Cross), ambos também são relativamente próximos em preços e conteúdo de série: Um Corolla Cross Special Edition Hybrid, topo de linha, é tabelado em R$201.390, enquanto o Compass Longitude TD350 (sigla para as versões a diesel do modelo) custa R$212.990. Bem equipados, espaçosos, modernos e requintados, essa dupla dinâmica agrada também nos números de vendas: juntos, beiram as 100 mil unidades vendidas durante o ano de 2021.

Voltando à nossa dúvida, a de descobrir qual dos dois é mais barato de se manter, temos uma primeira importante diferença: o plano de manutenção elaborado pela Jeep para seu motor 2.0 turbodiesel inclui serviços a cada 20 mil km, enquanto a Toyota divide as manutenções do Corolla Cross Híbrido em intervalos de 10 mil km. Sendo assim, enquanto o Compass completa sua primeira revisão aos 20 mil km pelo preço de R$714,00, o Corolla Cross já está em seu segundo serviço, somando R$1.265,28 (ou R$422,28 pela primeira e R$843,00 pela segunda).

Corolla Cross e sua propulsão híbrida (Foto: Toyota/divulgação)

A próxima revisão do Compass, realizada aos 40 mil km, custa R$1.078, enquanto as duas do mesmo período no Toyota somam R$1.926,00, sendo R$726,00 pela de 30 mil km e R$1.200,00 pela de 40 mil km. Aos 60 mil km, último marco de quilometragem da nossa comparação, o proprietário do Compass diesel terá que desembolsar mais R$1.589,00, enquanto a Toyota cobra R$636,00 pela manutenção dos 50 mil km e cerca de R$1.000,00 pelo serviço dos 60 mil km, em um total de aproximadamente R$1.636,00. Os valores finais, pagos pelos proprietários do Jeep Compass diesel e do Toyota Corolla Cross híbrido, são de R$3.381,00 e R$4.827,00, respectivamente.

Abaixo, você poderá conferir de forma mais clara os preços de cada serviço executado nos dois modelos, bem como o valor final após 60 mil km. Lembrando que esses valores são tabelados pela própria fabricante, ou seja, são os mesmos praticados em toda a rede de concessionárias das marcas no país (mais de 200 lojas da Jeep e 300 da Toyota espalhadas pelo Brasil).

Jeep Compass TD350 Toyota Corolla Cross Híbrido
10 mil km R$422,28
20 mil km R$714,00 R$843,00
30 mil km R$726,00
40 mil km R$1.078,00 R$1.200,00
50 mil km R$636,00
60 mil km R$1.589,00 R$1.000,00
Total R$3.381,00 R$4.827,00

 

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.