Chevrolet S10 2025 é divulgada: saiba mais sobre a nova picape!
No mundo das picapes, o sucesso da Ford Ranger têm incomodado a concorrência, e novatas como a Fiat Titano querem desbancar o reinado das mais tradicionais. Por essas e outras, a Chevrolet já revelou seu cronograma com a Nova S10: imagens da caminhonete renovada já foram divulgadas e, em breve, dia 05 de abril, já vão abrir sua pré-venda, enquanto a novidade seguirá em exposições e eventos do mundo agro Brasil afora. Preços, conteúdos de série e detalhes técnicos ainda são segredos, mas alguns dados já podem ser adiantados.
Antes de mais nada, vale falar: essa não é uma nova geração da picape da Chevrolet, apenas a segunda reestilização que o modelo sofre desde que chegou ao mercado nacional em 2012. Em uma solução similar àquela adotada na Spin, que também debutou no começo da década passada, a caminhonete recebe profundas mudanças dianteiras, traseiras e internas, com reforços importantes nas tecnologias e sistemas de segurança embarcados, porém conservando o chassis, parte mecânica e componentes de outrora, a exemplo das portas e janelas. Portanto, essa seguirá sendo a segunda geração da S10, porém profundamente reestilizada e atualizada.
Na dianteira, totalmente inédita, fica clara a inspiração em caminhonetes norte-americanas, como a Colorado: frente elevada e agressiva, com faróis afilados com projetores e luzes diurnas em LED, e uma grande grade, que fica na mesma altura das luzes de neblina. As laterais ficam marcadas pelas rodas e outros detalhes inéditos, como os estribos. Novas lanternas, uma tampa da caçamba toda vincada e “desenhada”, além do parachoque retocado dão novo aspecto à traseira, enquanto mudam os racks de teto e santantônio.
Por dentro, um novo painel, mais arrojado, passa a impressão de se estar a bordo de uma picape maior, enquanto novos instrumentos, multimídia, bancos e volante completam o visual inédito. A aposta será nas telas e comandos digitais: painel de instrumentos, central de 11″, ar-condicionado automático, em um claro passo da Chevrolet em busca de modernizar sua picape veterana. É, no mínimo, curioso, perceber que as únicas inalteradas são as laterais das portas: vai entender.
Parte da motorização segue, também: o 2.8 16v turbodiesel, de quatro cilindros e Common Rail, passa por melhorias no consumo de combustível, emissões de poluentes e outros parâmetros, com uma possível evolução nos seus números de potência e torque atuais (200 cv e 51 mkgf, respectivamente). Em contrapartida, ao invés de manter a transmissão automática de seis velocidades atual, o câmbio parceiro do 2.8 turbodiesel nas versões mais caras da picape deverá ser um de oito velocidades, mais moderno. Versões mais simples, especialmente aquelas de cabine simples, mantém a caixa manual de seis marchas.
O restante da mecânica deverá ser apenas aperfeiçoado, e não substituído, até por questões de produção da base já existente: freios a disco na dianteira e tambores traseiros, com suspensões dianteiras de triângulos duplos na dianteira e feixes de molas traseiros, enquanto a direção com assistência elétrica será outra a melhorar. Ainda é cedo para falar sobre espaço da caçamba, poder de reboque e capacidade de carga, mas, como se tratam apenas de mudanças profundas no carro que já existe, os números atuais não devem mudar muito: até 3.500 kg, 1.570 litros e 1.100 kg, na ordem (versões com cabine dupla).
Por outro lado, a ergonomia e itens de série da caminhonete tendem a passar por importantes reforços: os novos bancos, ao que tudo indica, tem melhores abas laterais e é esperado também um ajuste de profundidade da sua coluna de direção, item que a S10 atual não traz. Além da continuidade da versão “caipira” High Country, é certo que a nova linha da picape da Chevrolet seguirá com o alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, ar-condicionado automático digital, controle automático de descidas, sensor crepuscular, ajuste de altura dos faróis, bancos em courvin e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
O novo design interno permitiu o reposicionamento dos comandos da tração 4×4 e reduzida para o lado esquerdo do painel, logo atrás do volante e próximo do botão giratório de iluminação. Há inéditas portas USB tipo C, a tão esperada partida do motor por botão (ao menos nas versões mais caras), um modo de trocas manuais para as oito velocidades da transmissão automática, e outras tecnologias são esperadas, como carregador de celular sem fio e chave presencial para destrancar as portas. Assim como no modelo atual, a novidade terá seis airbags e monitor de pressão dos pneus desde a versão mais simples, com cabine simples. Faróis e lanternas totalmente em LED são incertos.
A Chevrolet já adiantou que, enquanto fica em pré-venda, a Nova S10 2025 estará em exposição na feira agropecuária ExpoLondrina, realizada no Paraná entre o dia 05 e 14 de abril. Depois, a picape renovada surgirá na Tecnoshow, em Goiás, a partir do dia 08 de abril, e, no final do mês, será vista de perto pelo público da Agrishow, outro grande evento do mundo agro, em Ribeirão Preto (SP). Segundo a marca da Gravatinha Dourada, além da S10, estão programadas mais quatro novidades na sua linha de produtos até o final de 2024.