(Lançamento) Caoa-Chery aposta no iCar como carro elétrico mais barato do Brasil
O título de carro elétrico mais barato do mercado nacional, que até então pertencia ao Renault Kwid E-Tech, mudou de dono. A bola da vez é o Caoa-Chery iCar, mais novo modelo movido 100% a eletricidade, que chega por R$140 mil. A diferença para o Renault não é muito grande (aproximadamente R$7 mil), mas o pequeno chinês tem duas portas e carrega quatro pessoas (2+2) na sua carroceria de apenas 3,2 m de comprimento, 1,67 m de largura e 2,15 m de entre-eixos.
No seu país de origem, o carrinho se chama eQ1, e já está no mercado há mais de cinco anos, apesar dos aprimoramentos ao longo do tempo. Um dos seus destaques é a carroceria bastante leve para um elétrico (995 kg), mas isso é facilmente explicado pelo uso de alumínio em todo o monobloco, claro que mesclando materiais de alta e ultra resistência contra impactos, além da carroceria estampada parcialmente em plásticos especiais.
Quem move o iCar é um modesto motor elétrico instalado no eixo traseiro, que produz 45 kW, o equivalente a 61 cv de potência, e pouco mais de 15 mkgf de torque, inteiramente despejado para as rodas traseiras. O conjunto de baterias, que vai no assoalho, tem cerca de 30 kWh de capacidade, o que garante 282 km de autonomia declarada. Durante o uso o conjunto pode ser recarregado por regeneração em frenagens, enquanto a velocidade máxima é limitada em 100 km/h.
Por enquanto não se sabe do desempenho do carrinho, mas a aposta é que ele seja bastante esperto pelo baixo peso e bom torque. O que a marca destaca é o carregamento que pode ser feito em apenas 36 minutos quando conectado a um posto de recarga rápida de 50 kW. Em carregadores Wallbox, esse número sobe para 5 horas, ou aproximadamente 11 horas em tomadas residenciais de 220V.
Apesar de popular e acessível em seu país de origem, o elétrico de entrada da Caoa-Chery tem construção refinada: freios a disco nas quatro rodas, suspensões independentes nas quatro rodas e até fixação multibraço no eixo traseiro, além de contar com regulagens exclusivas de molas e amortecedores para o solo brasileiro. Outras soluções são interessantes, como o rebatimento totalmente elétrico do banco do passageiro dianteiro para facilitar o acesso à segunda fileira, ou então os bancos traseiros rebatíveis para “criar” um porta-malas.
De série, esse carro elétrico de R$140 mil traz itens como chave presencial, multimídia vertical de 10,2”, rodas de liga-leve aro 15, conjunto óptico parcialmente em LED, carregador de celular sem fio, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, assistente eletrônico de descida, bancos dianteiros elétricos, teto-solar panorâmico e até uma interessante função de controle de climatização pelo volante.
A disponibilidade do iCar nas concessionárias da marca será a partir do final do mês de junho, e esse preço, de R$140 mil, é promocional, como sempre acontece nos lançamentos da Caoa-Chery.
Linha eletrificada
Na mesma toada, a marca apresentou também seus outros produtos eletrificados, todos híbridos e derivados dos modelos já a venda. São eles o sedan Arrizo6 PRO Hybrid (R$159.990), e os SUVs Tiggo 5x PRO Hybrid (R$169.990), Tiggo7 PRO Hybrid (R$199.990) e Tiggo8 PRO Hybrid (R$269.990, único plug-in e com design exclusivo), que serão lançados separadamente ao longo do ano. Uma parte deles é nacional, feita em Anápolis (GO), enquanto outra é importada da China. Todos vão conviver com seus modelos de origem.