(Lançamento) Caoa-Chery aposta no iCar como carro elétrico mais barato do Brasil

O título de carro elétrico mais barato do mercado nacional, que até então pertencia ao Renault Kwid E-Tech, mudou de dono. A bola da vez é o Caoa-Chery iCar, mais novo modelo movido 100% a eletricidade, que chega por R$140 mil. A diferença para o Renault não é muito grande (aproximadamente R$7 mil), mas o pequeno chinês tem duas portas e carrega quatro pessoas (2+2) na sua carroceria de apenas 3,2 m de comprimento, 1,67 m de largura e 2,15 m de entre-eixos.

O iCar chega para ser o elétrico mais barato do Brasil (Foto: Caoa-Chery/divulgação)

No seu país de origem, o carrinho se chama eQ1, e já está no mercado há mais de cinco anos, apesar dos aprimoramentos ao longo do tempo. Um dos seus destaques é a carroceria bastante leve para um elétrico (995 kg), mas isso é facilmente explicado pelo uso de alumínio em todo o monobloco, claro que mesclando materiais de alta e ultra resistência contra impactos, além da carroceria estampada parcialmente em plásticos especiais.

Monobloco é de alumínio, mas a carroceria é estampada em plásticos especiais para reduzir peso (Foto: Caoa-Chery/divulgação)

Quem move o iCar é um modesto motor elétrico instalado no eixo traseiro, que produz 45 kW, o equivalente a 61 cv de potência, e pouco mais de 15 mkgf de torque, inteiramente despejado para as rodas traseiras. O conjunto de baterias, que vai no assoalho, tem cerca de 30 kWh de capacidade, o que garante 282 km de autonomia declarada. Durante o uso o conjunto pode ser recarregado por regeneração em frenagens, enquanto a velocidade máxima é limitada em 100 km/h.

Por enquanto não se sabe do desempenho do carrinho, mas a aposta é que ele seja bastante esperto pelo baixo peso e bom torque. O que a marca destaca é o carregamento que pode ser feito em apenas 36 minutos quando conectado a um posto de recarga rápida de 50 kW. Em carregadores Wallbox, esse número sobe para 5 horas, ou aproximadamente 11 horas em tomadas residenciais de 220V.

Seu carregamento é via eletropostos, Wallbox ou tomadas de 220V (Foto: Caoa-Chery/divulgação)

Apesar de popular e acessível em seu país de origem, o elétrico de entrada da Caoa-Chery tem construção refinada: freios a disco nas quatro rodas, suspensões independentes nas quatro rodas e até fixação multibraço no eixo traseiro, além de contar com regulagens exclusivas de molas e amortecedores para o solo brasileiro. Outras soluções são interessantes, como o rebatimento totalmente elétrico do banco do passageiro dianteiro para facilitar o acesso à segunda fileira, ou então os bancos traseiros rebatíveis para “criar” um porta-malas.

Pequeno espaço interno com boa dose de inteligência para melhorar a habitabilidade (Foto: Caoa-Chery/divulgação)

De série, esse carro elétrico de R$140 mil traz itens como chave presencial, multimídia vertical de 10,2”, rodas de liga-leve aro 15, conjunto óptico parcialmente em LED, carregador de celular sem fio, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, assistente eletrônico de descida, bancos dianteiros elétricos, teto-solar panorâmico e até uma interessante função de controle de climatização pelo volante.

Multimídia das grandes e até teto-solar panorâmico é de série (Foto: Caoa-Chery/divulgação)

A disponibilidade do iCar nas concessionárias da marca será a partir do final do mês de junho, e esse preço, de R$140 mil, é promocional, como sempre acontece nos lançamentos da Caoa-Chery.

Linha eletrificada

Na mesma toada, a marca apresentou também seus outros produtos eletrificados, todos híbridos e derivados dos modelos já a venda. São eles o sedan Arrizo6 PRO Hybrid (R$159.990), e os SUVs Tiggo 5x PRO Hybrid (R$169.990), Tiggo7 PRO Hybrid (R$199.990) e Tiggo8 PRO Hybrid (R$269.990, único plug-in e com design exclusivo), que serão lançados separadamente ao longo do ano. Uma parte deles é nacional, feita em Anápolis (GO), enquanto outra é importada da China. Todos vão conviver com seus modelos de origem.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.