Ford Mustang: os 60 anos de um ícone que se renova a cada ano

Podemos afirmar seguramente que o sucesso do Ford Mustang é, sem dúvidas, se não o maior, um dos maiores dentro do mundo automotivo. O nome “Mustang” ganhou tamanha força que acabou se transformando em sinônimo de um carro valente, de alta performance, resistente e com design que é quase uma unanimidade quanto as linhas agressivas e harmoniosas. Já são 60 anos, ou seis décadas, desde seu lançamento para o público consumidor em 17 de abril de 1964, na Feira Mundial de Nova York, quando a expectativa de venda era de 150 mil unidades até o final daquele ano.  

A apresentação do esportivo da Ford aconteceu em 17 de abril de 1964, e, já no primeiro ano, o carro mostrou-se um sucesso (Foto: Ford/divulgação)

O carro caiu tanto nas graças do consumidor, e agradou, que superou as expectativas e chegou, na verdade, a mais de 400 mil unidades comercializadas! Logo no início de 1966, a marca de 1 milhão de Mustang fabricados já havia sido atingida, ou seja, pouco mais de 1 ano e meio após sua apresentação, indícios claros que o sucesso estrondoso do modelo já rumava para uma reverência mundial. Um muscle car que já nasceu com o brilho do sucesso. 

Não há como negar: o muscle car já nasceu com o brilho do sucesso (Foto: Ford/divulgação)

O nome Mustang remete a uma raça de cavalos encontrados principalmente no oeste norte-americano, que se destaca pela velocidade, independência de suas manadas e beleza, sendo responsável também pela ocupação do seu território e por transportar indígenas e povos locais. Porém, “Mustang” também se refere ao nome de batismo do caça americano que tantas glórias deu à Força Aérea dos EUA na II Grande Guerra, graças à rapidez e agilidade com que combatia. De qualquer forma, as duas origens representam muito bem a identidade do carro: bonito, rápido e independente.  

O nome Mustang, além de remeter à raça de cavalos, também serve de homenagem ao caça P-51 Mustang, importante ferramenta dos EUA durante a II Grande Guerra (Foto: Ford/divulgação)

No mercado nacional, a Ford passou a vendê-lo a partir da linha 2018, porém, bem antes disso, importadores independentes já o traziam para o Brasil, dada a busca do nosso consumidor por um carro que já era reverenciado pelos quatro cantos do mundo. Desde 1990, quando reabriram-se os portos brasileiros para a importação de automóveis, estima-se que cerca de 300 Mustang tenham sido trazidos por ano. Sem contar os mais de 3.000 felizes proprietários do muscle car vendidos pela Ford desde 2018. 

A sexta geração foi a primeira a desembarcar oficialmente no Brasil, ainda em 2017, como linha 2018 (Foto: Lucca Mendonça)

Diante da grandeza trazida pela marca Mustang ao mercado nacional, e numa escala ainda maior no mundial, em um momento de comemoração das suas seis décadas de lançamento, chega ao Brasil sua sétima geração. A comemoração para o aniversário e lançamento foi o maior evento comemorativo feito para o modelo na América do Sul, realizado em Interlagos no dia 13 de abril de 2024. A festa reuniu mais de 400 Mustangs de diversas gerações, cores e versões, que puderam desfilar pelo circuito do Autódromo, com seus proprietários desfrutando o prazer de guiar seus muscle cars numa verdadeira pista de competição, utilizada até pela F1.  

Para os mais de 1.000 participantes da festa, uma unidade exposta de cada geração do bólido, incluindo a novíssima sétima, sem contar motores V8 Coyote e 302 Windsor mostrados fora do carro, test-drive com o Mach 1 e Mach E, dentre outras várias atrações. Interlagos ferveu, especialmente na hora do desfile com os mais de 400 Mustangs na pista, o ronco dos V8 ecoando pelo Autódromo, e, no final, queima de fogos para realmente enaltecer o aniversário de um ícone do mundo automotivo. Uma festa inesquecível para quem gosta de carros, e reverencia o único muscle car com motor V8 ainda em produção no mundo.  

Ainda como parte das comemorações, uma única unidade do Novo Mustang GT Performance 2024, de sétima geração, foi trazida ao Brasil na cor prata metálica. O carro, exclusivíssimo, está em fase de personalização de carroceria feita pelo Alan Mosca, renomado artista de personalização de carros de competição e capacetes, que segue o legado de seu consagrado pai Sid Mosca. Depois, o Mustang personalizado, com cores e arte guardados a sete chaves pelo artista, será doado a uma ONG para ir a leilão, arrecadando fundos para causas nobres.  

E o aniversário do ícone não parou por aí: sua história foi contada em um álbum de figurinhas com 120 cromos feito pela Panini em uma edição limitada de 5.000 impressos, enquanto integrantes do Clube do Mustang puderam visitar a sede da Ford em Detroit, conhecendo também o berço do muscle car nos EUA e o Museu Henry Ford.  

A sétima geração do esportivo já está no mercado nacional por R$529 mil. É o Mustang mais moderno e potente da história, com linhas que remetem ainda mais às primeiras gerações da década de 60, e uma nova versão do V8 Coyote, agora com 488 cv de potência com cerca de 58 mkgf de torque, operando em conjunto com a transmissão automática de 10 marchas recalibrada. A rapidez é item de série: acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, atingindo os 250 km/h de velocidade máxima.   

Seu monobloco está 30% mais rígido, as suspensões foram aperfeiçoadas, e agora há inclusive a seleção de diferentes cargas dos amortecedores, para um uso mais confortável ou esportivo, sem contar tecnologias como a detecção automática de buracos ou freio de mão eletromecânico no formato de alavanca (permitindo um modo para drift). Vida longa ao filho prodígio da Ford, e que venham outros 60 anos! 

Compartilhar:
Jornalista na área automobilística há 50 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e na Revista Motor Show por 24 anos, de onde foi diretor de redação de 2007 até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e os Mil Quilômetros de Brasília em 2004, além de ter participado em competições de várias categorias do automobilismo brasileiro. Tem 69 anos, é casado e tem três filhos homens, de 22, 33 e 36 anos.