(Avaliação) JAC E-JS4 é SUV elétrico que vale o que custa

A JAC Motors hoje é a mais focada no assunto de eletrificar a frota nacional, afinal ela já tem um representante eletrificado pra cada segmento de sucesso no mercado brasileiro: existe hatch pequeno (E-JS1), sedan (E-J7), picape (iEV330P), van (iEV750), dois caminhões (iEV350T e iEV1200T) e um SUV, o E-JS4 aqui avaliado.

E-JS4 ocupa o posto de SUV elétrico da JAC (Foto: Lucca Mendonça)

Ele aposta no custo X benefício com preço inicial de pouco menos de R$257 mil, ou o mesmo que a Fiat cobra pelo pequenininho subcompacto de duas portas 500e, também elétrico. Mas, um detalhe importantíssimo: o JAC é do tamanho de um Jeep Compass…

Qualidades do T60 se repetem

Importado da China, o E-JS4, na realidade, é derivado do T60 Plus movido a gasolina. E isso é bom, afinal dele vem predicados como o bom nível de conforto, espaço interno generoso e um porta-malas de presunçosos 650 litros segundo a fabricante. Pelo “olhômetro”, deve acomodar no máximo 550 litros, ainda excelentes para a categoria.

O porta-malas é presunçoso, mas dos grandes (Foto: Lucca Mendonça)

E o que esperar de um SUV médio senão muito espaço para pessoas e bagagens? Desse assunto, o E-JS4 entende muito bem. Mais alto que seus concorrentes de tamanho, ele é bem arranjado por dentro e, sem pestanejar, acomoda os cinco ocupantes declarados. Os da frente, inclusive, vão em posição elevada. Literalmente, o ambiente da cabine brilha pela boa iluminação graças ao teto-solar panorâmico.

Ah, e assim como o T60, o E-JS4 traz bancos em couro de tamanho generoso (o do motorista tem até ajuste elétrico de distância e altura), acabamento caprichado e cheio de partes macias, além da comodidade das várias luzes em pontos estratégicos e saídas de ar-condicionado traseiras. Faz muito bem a lição de casa dos SUVs.

Melhor do que nunca

O pente fino da VW fez bem ao E-JS4 (Foto: Lucca Mendonça)

O T60 Plus já é uma bela remodelação do T60 original. Mas o E-JS4, que passou pelo pente-fino da Volkswagen na criação da SOL em parceria com a JAC na China, está ainda melhor. Os pneus Michelin adotados são um bom exemplo pra começar (o T60 Plus usa Giti, bem inferior), mas também podemos falar das molas e amortecedores com ajuste mais refinado e competente na missão de garantir suavidade aos ocupantes e estabilidade da carroceria.

Suspensões retrabalhadas e mais suavidade ao rodar, mas ainda não está perfeito (Foto: Lucca Mendonça)

Silêncio a bordo é algo importante em um elétrico, já que os ruídos não são camuflados pelo trabalho do motor a combustão ou câmbio, como de costume. O elétrico, tirando o baixo zumbido comum do conjunto operando, não produz ruído nenhum. Com relação a esse JAC, nada a reclamar, afinal o silêncio impera em boa parte das situações. Barulhos vão surgir só nos pisos irregulares, vindos da suspensão ou então do acabamento interno, como nessa unidade avaliada.

Sem querer, quase esportivo

Tirando a posição de guiar elevada e volante baixo, ele não parece um SUV no comportamento geral (Foto: Lucca Mendonça)

E, guiando, tirando o fato da elevada posição de guiar e volante baixo (falta o ajuste de profundidade, e o de altura é limitado), o SUV elétrico não lembra em nada um utilitário familiar, principalmente na hora de acelerar, frear ou contornar curvas. Aqui ele é bem diferente do T60 Plus.

Como as baterias estão instaladas no assoalho e pesam bastante, o E-JS4 brinda o condutor com um baixo (e ótimo) centro de gravidade, que permite manobras muito mais seguras, carroceria bem mais estável nas retas e melhor dinâmica na hora de atravessar uma lombada ou valeta, por exemplo. Nessa conta entra também a distribuição de peso entre os eixos, aparentemente bem correta no elétrico.

Dianteiro, o motor elétrico entrega 150 cv e mais de 34,5 mkgf de torque (Foto: Lucca Mendonça)

A JAC fala na aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, que, pisando fundo, parece ser bem fiel à realidade. A proposta dele não é ser esportivo, mas como a propulsão, composta por um motor dianteiro e conjunto de baterias de 55 kwH, produz 150 cv de potência e cerca de 34,5 mkgf de torque entregues de imediato, não poderia se esperar nada lento.

Direção sem segredos

Dirigi-lo não precisa de muita preparação: pisar no freio, apertar o botão de partida, esperar o contato ligar e aparecer a inscrição “READY” em verde no painel de instrumentos digital, engatar D ou R no seletor giratório de marchas e acelerar com suavidade. O acelerador eletrônico, dependendo da situação, pode ter um certo delay, mas não demora para o carro reagir e se movimentar.

O seletor de marchas giratório é como o dos Ford Bronco e Maverick, e o Hill Holder pode não funcionar… (Foto: Lucca Mendonça)

Dali em diante é só se acostumar com o i-Pedal, que regenera carga com frenagens involuntárias reguláveis assim que se tira o pé do acelerador, e rodar normalmente. O que complicou e quase causou problemas foi o sistema de arrancada em subidas, o Hill Holder, que pode não funcionar em situações em que mais se precisa dele. Ao tirar o pé do freio, o E-JS4 desce sem controle, afinal é pesado e não tem marchas para segurá-lo. Se o motorista não for rápido pisando no freio…

Nesse carro, são dois modos de condução: Normal e Eco, que, apesar de ser bem eficiente, só pode ser ligado pela multimídia em uma operação complicada. Ao menos ele ajuda a economizar carga e deixa o carro mais manso nas acelerações e retomadas, assim como acontece em um modelo normal com motor a combustão.

Modo ECO e nível da regeneração de energia durante a condução são configurados na confusa multimídia (Foto: Lucca Mendonça)

O consumo oficial é 13 kWh/100 km, o que, em média, dá cerca de 7,7 km/kWh, totalizando os 420 km de alcance total declarados pela JAC. Em nossos testes rodoviários a cerca de 110 km/h no modo ECO, ele registrou 15 kWh/100 km, ou mais ou menos 6,5 km/kWh. A conta bate: em uma viagem de 180 km, o E-JS4 consumiu 51% de sua carga.

Na cidade, sem muito trânsito (ou seja, gastando mais energia, afinal tinham menos momentos de regeneração) ele conseguiu marcar até 6 km/kWh, número bom para seu alto peso. É tudo uma questão de dosar o pé direito e saber aproveitar os momentos de regeneração de energia do i-Pedal.

Sabendo dosar o pé e controlando bem a regeneração, o E-JS4 te leva longe (Foto: Lucca Mendonça)

Contras, mas mais prós

Problemas do elétrico E-JS4? Também existem, e nem vamos falar de preço. Dentre eles sua incompatibilidade com a maioria dos postos de recarga e wallbox por aí: seu padrão de entrada/saída é chinês, ou seja, ele só pode ser carregado nas concessionárias JAC, basicamente. E esse problema também vale para o carregador residencial, que precisa de alguns adaptadores de tomada universais pra cumprir sua função.

Depois de ligar alguns adaptadores para converter o padrão chinês dos cabos e entradas, ele pode ser recarregado até em tomadas residenciais de 220V (Foto: Lucca Mendonça)

E, sim, ele ainda merece um toquezinho de engenharia nos sistemas de suspensões, que, assim como os do T60 Plus, não se dão muito bem no solo lunar brasileiro. Uma recalibração da direção elétrica também faria muito bem ao carro, já que ela é tão precisa quanto leve, mesmo nas velocidades altas, assim como sistemas de multimídia e painel de instrumentos com operação complicada.

Mesmo assim, pelo preço cobrado pelo E-JS4, não existe elétrico mais interessante. Só o fato dele ser um SUV médio completão e custar o mesmo que um minúsculo Fiat 500e ou Renault Zoe já fala por si só. Que venham outros bons negócios assim no mundo dos carros elétricos!

Ficha técnica:

Concepção de motor: elétrico, dianteiro, com refrigeração líquida de baterias e propulsor, conjunto de baterias de fosfato de ferro-lítio instaladas no assoalho, capacidade de energia de 55 kWh
Carregamento: entrada GB/T, carga via eletropostos (1h50min até completar), Wallbox (11h até completar) ou tomadas 220V residenciais (27h até completar). Regeneração de energia durante condução
Potência: 150 cv
Torque: 34,6 mkgf
Suspensão dianteira: independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais
Direção: assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Pneus e rodas: Michelin Primacy 4, medidas 225/45. Rodas de liga-leve aro 18
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,41 m/1,80 m/1,66 m/2,62 m
Porta-malas: 650 litros
Alcance: 420 km (ciclo NEDC)
Peso em ordem de marcha: 1.690 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,5 segundos
Velocidade máxima: 150 km/h (limitada eletronicamente)
Preço básico: R$256.900

Itens de série:

Teto solar elétrico panorâmico, Bancos revestidos em couro Premium JAC Seat, Central de comandos Touch Screen (Multimídia e ar-condicionado), Ar-Condicionado Automático Digital com painel Touchscreen, Saída de Ar-Condicionado na fileira traseira, Volante multifuncional revestido em couro, 4 alto falantes e 2 tweeters, 2 Tomadas 12V no console dianteiro, Porta óculos (Motorista), Banco bi-partido 40/60 na segunda fileira, Apoio de braço na primeira fileira de bancos, Apoio de braço na segunda fileira de bancos com porta copos, Projetor com luz de Led Auxiliar nas Portas, Painel de LED 100% Digital Active Info Display – TFT, Central multimídia com tela de 10,25” em LCD, Mirror Link via Wi-Fi, Bluetooth, Sistema Keyless com entrada e partida sem chave, Chave com destravamento remoto das portas e do porta-malas, Direção elétrica progressiva, Cluster com iluminação automática em LED, Entrada USB 01 console central e 02 segunda fileira de bancos, Antena barbatana de tubarão, Android Auto, Apple CarPlay, Airbags laterais dianteiros, Airbags de cortina laterais, Função Auto Hold (Imobiliza o veículo ao parar), BAS – Brake Assist System, TCS – Traction Control System, ESP – Eletronic Stability Program, HSA – Hill System Assist, BOS – Brake Overide System, TPMS – Tire Pressure Monitoring System, IMMO (imobilizador de motor), DLR – Luzes diurnas em LED, faróis e lanternas em LED, Freios ABS com EBD, Desembaçador do espelho retrovisor, Faróis com regulagem elétrica de altura, lanternas de neblina, Luzes de conversão estática, Função “Follow me Home”, Travamento automático das portas à 15 km/h, Desbloqueio automático em acidente, Alarme antifurto, Aviso de cinto não acoplado (motorista e passageiro), Fechamento central das portas, Piloto Automático, Isofix, Freio de estacionamento elétrico, Rodas em liga leve diamantadas aro 18”, Roda sobressalente de tamanho original (aço)

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.