Volvo EX90: carro mais moderno e seguro da história da marca virá ao Brasil
![](https://www.carrosegaragem.com.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG-20220818-WA0033-e1660871385949-40x40.jpg)
![](https://www.carrosegaragem.com.br/wp-content/uploads/2022/12/ex90-volvo-15.jpg)
O nome parecido já diz muito: o EX90, novo SUV gigante de sete lugares da Volvo, será quase como um sucessor do atual XC90. Como a marca pretende produzir apenas veículos 100% elétricos até 2030, o EX90 entra nessa estratégia com méritos e, de quebra, ainda assume a longo prazo o posto de maior carro da marca. Vem bem a calhar, afinal a atual geração do XC90 “estaciona” na tecnologia híbrida e já tem quase oito anos de estrada, já que veio ao mundo em 2015.
![](https://www.carrosegaragem.com.br/wp-content/uploads/2022/12/ex90-volvo-4.jpg)
O novíssimo EX90 é não só o Volvo mais moderno da história, como também o mais seguro, como destaca a própria marca. Ele inaugura a plataforma modular SPA2 (evolução da atual SPA do XC90 e prontíssima para a eletrificação completa), e, como é de se esperar, esbanja tecnologias e sistemas inteligentes. Apesar disso, mantém a construção e estilo quadradão, como o XC, bem como os sete lugares de série. E é sustentável: utiliza enorme quantidade de matéria-prima reciclada em sua fabricação.
O EX90 é um pouco maior que o XC90, e passa dos 5 metros de comprimento, 1,95 m de largura e espantosos 2,98 m de distância entre-eixos, garantindo muito espaço interno e mais de 1.900 litros de capacidade de porta-malas. Enorme e bem massudo, o grandalhão passa dos 2.800 kg, superando qualquer picape 4X4 turbodiesel à venda por aqui. Só para ter uma ideia, ele tem quase 3.400 kg de peso bruto total: se fosse um pouco mais pesado, só poderia ser guiado por motoristas com CNH de caminhão no Brasil.
![](https://www.carrosegaragem.com.br/wp-content/uploads/2022/12/ex90-volvo-14.jpg)
Falando nisso, apesar de já ter seção própria cheia de informações e fotos dentro do site da Volvo brasileira, o EX90 só chega por aqui no primeiro trimestre de 2024, ainda sem ideia de preço ou pacote de equipamentos. Até agora ele já pode ser reservado na Europa e EUA, em configuração única. Por lá as vendas começam em 2023.
De série, contempla dois motores elétricos, um dianteiro e outro traseiro, resultando em tração integral e até 517 cv de potência com 93 mkgf de torque máximo imediato. Números de caminhão. Para o futuro não estão descartadas versões com menos força ou até as chamadas Single Motor, com propulsor elétrico único dianteiro. Com números tão generosos, o SUVzão consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos, mas tem velocidade máxima limitada em 180 km/h por questões de segurança no trânsito.
Para um grandalhão como ele, quem dá conta de armazenar energia é um generoso conjunto de baterias com 111 kWh de capacidade, instalado no assoalho e feito de íon-lítio. Nas melhores condições, o EX90 supera os 620 km de alcance, número que varia bastante de acordo com a situação do carro, temperatura, estilo de condução, ciclo de rodagem e por aí vai. Nem é preciso dizer quanto a suspensões independentes nas quatro rodas, freios a disco mega potentes e cia.
![](https://www.carrosegaragem.com.br/wp-content/uploads/2022/12/ex90-volvo.jpg)
Mais tecnológico
A Volvo nunca havia feito um produto tão seguro e tecnológico quanto o EX90, e olha que esses são dois pontos que a fabricante sueca investe muito. Mas a novidade elétrica de sete lugares traz sistemas inéditos como inúmeros sensores, detectores, radares e câmeras inteligentes que captam todo seu redor e interior, além do inédito sistema Lidar, que lê, enxerga e detecta qualquer objeto nas proximidades do carro, até aqueles bem distantes.
![](https://www.carrosegaragem.com.br/wp-content/uploads/2022/12/ex90-volvo-10.jpg)
Além de alertar o motorista dos perigos iminentes, o EX90 consegue agir sozinho freando, desviando ou mudando a trajetória para evitar acidentes. As modernidades também vão para a cabine, totalmente vigiada pela inteligência artificial do carro: ela percebe caso o motorista esteja desatento e o adverte, e consegue até identificar um desmaio, cochilo ou mal súbito do condutor. Nos casos mais sérios, o próprio carro consegue, sozinho, parar em um local seguro e chamar socorro.
Dentre as tecnologias, uma conexão inteligente entre a multimídia de 14,5” desenvolvida pelo Google, e um smartphone permite que o motorista controle o carro à distância por comandos de voz. É possível ligar e desligar o ar-condicionado ou verificar o status do carro, como nível de carga das baterias, por exemplo. Além disso, caso queira, o motorista também pode substituir a chave presencial pelo smartphone. Não é atoa que a Volvo chama o EX90 de “computador altamente avançado sobre rodas”.
Parcerias
Para um projeto tão grande e elaborado como o do EX90, a Volvo contou com parceiros de peso e até curiosos no meio automotivo. Além da Google Inc., que entrou com todo o sistema de conexões da multimídia e comandos via smartphone, a Qualcomm instalou seus processadores Snapdragon para cuidar de diversas funções do carro, enquanto a Epic Games, desenvolvedora de jogos de sucesso como Fortnite e Fall Guys, forneceu tecnologia para os gráficos 3D do EX90.