Volvo EX90: carro mais moderno e seguro da história da marca virá ao Brasil

O nome parecido já diz muito: o EX90, novo SUV gigante de sete lugares da Volvo, será quase como um sucessor do atual XC90. Como a marca pretende produzir apenas veículos 100% elétricos até 2030, o EX90 entra nessa estratégia com méritos e, de quebra, ainda assume a longo prazo o posto de maior carro da marca. Vem bem a calhar, afinal a atual geração do XC90 “estaciona” na tecnologia híbrida e já tem quase oito anos de estrada, já que veio ao mundo em 2015.

Foto: Volvo/divulgação

O novíssimo EX90 é não só o Volvo mais moderno da história, como também o mais seguro, como destaca a própria marca. Ele inaugura a plataforma modular SPA2 (evolução da atual SPA do XC90 e prontíssima para a eletrificação completa), e, como é de se esperar, esbanja tecnologias e sistemas inteligentes. Apesar disso, mantém a construção e estilo quadradão, como o XC, bem como os sete lugares de série. E é sustentável: utiliza enorme quantidade de matéria-prima reciclada em sua fabricação.

O EX90 é um pouco maior que o XC90, e passa dos 5 metros de comprimento, 1,95 m de largura e espantosos 2,98 m de distância entre-eixos, garantindo muito espaço interno e mais de 1.900 litros de capacidade de porta-malas. Enorme e bem massudo, o grandalhão passa dos 2.800 kg, superando qualquer picape 4X4 turbodiesel à venda por aqui. Só para ter uma ideia, ele tem quase 3.400 kg de peso bruto total: se fosse um pouco mais pesado, só poderia ser guiado por motoristas com CNH de caminhão no Brasil.

Foto: Volvo/divulgação

Falando nisso, apesar de já ter seção própria cheia de informações e fotos dentro do site da Volvo brasileira, o EX90 só chega por aqui no primeiro trimestre de 2024, ainda sem ideia de preço ou pacote de equipamentos. Até agora ele já pode ser reservado na Europa e EUA, em configuração única. Por lá as vendas começam em 2023.

De série, contempla dois motores elétricos, um dianteiro e outro traseiro, resultando em tração integral e até 517 cv de potência com 93 mkgf de torque máximo imediato. Números de caminhão. Para o futuro não estão descartadas versões com menos força ou até as chamadas Single Motor, com propulsor elétrico único dianteiro. Com números tão generosos, o SUVzão consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos, mas tem velocidade máxima limitada em 180 km/h por questões de segurança no trânsito.

Para um grandalhão como ele, quem dá conta de armazenar energia é um generoso conjunto de baterias com 111 kWh de capacidade, instalado no assoalho e feito de íon-lítio. Nas melhores condições, o EX90 supera os 620 km de alcance, número que varia bastante de acordo com a situação do carro, temperatura, estilo de condução, ciclo de rodagem e por aí vai. Nem é preciso dizer quanto a suspensões independentes nas quatro rodas, freios a disco mega potentes e cia.

Foto: Volvo/divulgação

Mais tecnológico

A Volvo nunca havia feito um produto tão seguro e tecnológico quanto o EX90, e olha que esses são dois pontos que a fabricante sueca investe muito. Mas a novidade elétrica de sete lugares traz sistemas inéditos como inúmeros sensores, detectores, radares e câmeras inteligentes que captam todo seu redor e interior, além do inédito sistema Lidar, que lê, enxerga e detecta qualquer objeto nas proximidades do carro, até aqueles bem distantes.

Foto: Volvo/divulgação

Além de alertar o motorista dos perigos iminentes, o EX90 consegue agir sozinho freando, desviando ou mudando a trajetória para evitar acidentes. As modernidades também vão para a cabine, totalmente vigiada pela inteligência artificial do carro: ela percebe caso o motorista esteja desatento e o adverte, e consegue até identificar um desmaio, cochilo ou mal súbito do condutor. Nos casos mais sérios, o próprio carro consegue, sozinho, parar em um local seguro e chamar socorro.

Dentre as tecnologias, uma conexão inteligente entre a multimídia de 14,5” desenvolvida pelo Google, e um smartphone permite que o motorista controle o carro à distância por comandos de voz. É possível ligar e desligar o ar-condicionado ou verificar o status do carro, como nível de carga das baterias, por exemplo. Além disso, caso queira, o motorista também pode substituir a chave presencial pelo smartphone. Não é atoa que a Volvo chama o EX90 de “computador altamente avançado sobre rodas”.

Parcerias

Para um projeto tão grande e elaborado como o do EX90, a Volvo contou com parceiros de peso e até curiosos no meio automotivo. Além da Google Inc., que entrou com todo o sistema de conexões da multimídia e comandos via smartphone, a Qualcomm instalou seus processadores Snapdragon para cuidar de diversas funções do carro, enquanto a Epic Games, desenvolvedora de jogos de sucesso como Fortnite e Fall Guys, forneceu tecnologia para os gráficos 3D do EX90.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.