(Lançamento) Mercedes amplia linha de elétricos com os enormes SUVs EQE300 e EQS450+

A Mercedes-Benz brasileira não para: ao que tudo indica, a marca mira em ter a linha de elétricos mais diversificada do mercado nacional, e cada vez mais amplia o portfólio de EVs por aqui, sedans ou elétricos. Agora é a vez do EQE300 SUV (não confunda com o EQE300 Sedan, lançado há algum tempo) e do EQS450+, também utilitário, só que maior. Tem elétricos para todos os gostos, preferências, necessidades e bolsos, sem contar os modelos a combustão da marca alemã, que não foram deixados de lado.

O primeiro, e menor, EQE300 SUV chega para fazer companhia ao irmão sedan homônimo, e custa em torno de R$700 mil (R$698.900, pra ser exato). De pequeno, não tem nada: seu porte é próximo ao de um Jeep Grand Cherokee atual, passando dos 4,86 m de comprimento com surpreendentes 3,03 m de entre-eixos. Apesar disso, o SUV é até baixo para seu porte, não chegando a atingir os 1,70 m de altura. As dimensões generosas só são graças a plataforma modular mais moderna da marca, mesma de outros elétricos de dimensões inferiores.

Rival direto de Audi e-tron e BMW iX, o EQE SUV é movido por um motor elétrico traseiro que entrega a força as rodas de trás. O propulsor, do tipo PSM (Permanent Synchronous Motor), não é o rei da potência com seus 245 cv, mas fornece ótimo torque de mais de 55 mkgf, lembrando que inteiro disponível a zero rpm. A Mercedes fala em cerca de 7,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima limitada em 210 km/h.

Além de beneficiar o desempenho, as soluções aerodinâmicas do novo Mercedes ajudam ainda na eficiência energética das boas, resultando em um Cx de apenas 0,25! Com 89 kWh no conjunto de baterias de íon-lítio (formado por dez células individuais), o EQE300 SUV é capaz de rodar 367 km com uma carga pelo ciclo PBEV nacional, embora, pela metodologia europeia WLTP, as medições indicam quase 650 km de alcance. O SUV permite ainda recarga ultrarrápida de 170 kW.

Na configuração única oferecida por aqui, há suspensões independentes nas quatro rodas, modo de condução One Pedal (sem necessidade de usar o pedal do freio, afinal a regeneração de energia freia o SUV o suficiente até parar), além de uma tecnologia que detecta veículos a frente parados no trânsito e semáforo, desacelerando o EQE SUV de forma automática, e regenerando, até a parada completa. Fora isso, o elétrico vem com suspensões a ar de série, rodas traseiras esterçantes em até 10º e pode rebocar até 750 kg.

Foto: Mercedes-Benz/divulgação

Dentre os equipamentos de série, kit externo AMG Line com aparatos esportivos, rodas aro 21 com pneus 265/40, multimídia de 12,3”, ajustes do carro por comandos de voz (Olá Mercedes), configuração acústica durante rodagem (pode simular diferentes sons enquanto o carro trafega), conjunto óptico inteiro em LED, faróis inteligentes Digital Light matriciais, câmera 360º, ar-condicionado automático digital, bancos em couro (dianteiros com ajustes elétricos e posição de memória).

Mais: há seletor de modos de condução (Eco, Confort, Sport e Individual), inúmeros assistentes de condução inteligentes, Park Assist, sistema de navegador GPS embutido, head-up display, iluminação ambiente em LED personalizável, retrovisores externos e interno com antiofuscante automático (fotocrômicos), teto-solar panorâmico, sistema de som assinado, carregador de celular sem fio e mais.

Se o EQE SUV já é grande, o EQS450+ é maior: 5,12 m de comprimento, 2,15 m de largura, 3,21 m de entre-eixos, mas baixos 1,72 m de altura. Para efeito de comparação, um Fiat Mobi mede ao redor dos 3,5 m de comprimento, um pouco maior que o entre-eixos desse Mercedes, que, aliás, chama a atenção ainda pelos 645 litros de capacidade do porta-malas. Com esse tamanho todo, o EQS se aproxima do porte de gigantes como Cadillac Escalade e Chevrolet Suburban.

Pela bagatela de R$1 milhão (R$998.900), esse Mercedão leva sete ocupantes (2+3+2) e usa também um motor elétrico traseiro. Mas não há tração integral, embora por esse preço merecesse dois propulsores, um em cada eixo. São 360 cv de potência e cerca de 58 mkgf de torque imediato, responsáveis pela aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos no EQS450+. A máxima aqui também não passa dos 210 km/h.

Assim como o EQE, o EQS SUV também tem um irmão sedan. No caso da configuração 450+ vendida no Brasil, são mais de 108 kWh de capacidade das baterias de íon-lítio, que podem ser recarregadas em postos ultrarrápidos de até 200 kW. Com tamanha carga, o EQS SUV tem 411 km de alcance quando está com as baterias cheias segundo o ciclo nacional PBEV, número que sobe para até cerca de 780 km no WLTP europeu.

As vantagens do menor EQE SUV também estão no maior EQS, a exemplo das suspensões independentes, roda traseira que esterça até 10º, baixíssimo coeficiente de arrasto, alta capacidade de reboque, modo One Pedal e muitas outras tecnologias embarcadas.

Um dos atrativos do EQS450 são as três telas: instrumentos digitais de 12,3”, multimídia central de 17,7”, além de uma outra tela, para o passageiro dianteiro, que também tem 12,3”. O trio é unido em uma só peça do painel, e evita desatenções do motorista: se o carro detecta que quem dirige está espiando a tela do passageiro, o brilho daquela tela se diminui automaticamente. Há ainda o tradicional sistema de comandos de voz da marca, ativado pela frase “Olá Mercedes”, que recebe algumas funções extras no SUV grande.

Foto: Mercedes-Benz/divulgação

O lote de modernidades é composto ainda pelo sistema de som Burmester com função surround 3D e modo de acústica 360º criada pela Dolby, um conceito inédito de filtragem do ar da cabine através de sensores e medidores, rodas aro 21, ar-condicionado automático digital com controle de temperatura traseiro, acabamento interno em couro, Park Assist, câmeras 360º, faróis inteligentes e matriciais, conjunto óptico em LED, navegador GPS embutido, head-up display, carregador de celular sem fio, teto-solar panorâmico, entre outros.

Os dois novos Mercedes elétricos, EQE300 SUV e EQS450+ SUV, são importados diretamente do Alabama (EUA), e suas primeiras unidades chegarão em solo nacional durante o mês de novembro. A dupla já conta com a generosa garantia de fábrica da marca alemã, que oferece cobertura de 10 anos ou 250 mil km para as baterias de tração.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.