Renault promete elétricos Megane E-Tech, Master E-Tech e Kangoo Van E-Tech para 2023
O Kwid E-Tech, versão elétrica do subcompacto da Renault, estreou em pré-venda em abril, onde, inclusive, foi um sucesso. Agora o modelo chega ao grande público, e já pode ser encontrado na rede de concessionárias da marca pelo país, por R$146.990. Aproveitando isso, além do evento Renault E-Tech 100% Electric Days que acontece na capital paulista, a marca garantiu nada menos que três modelos eletrificados para o mercado nacional. Eles desembarcarão por aqui no primeiro trimestre de 2023.
Lembrando que a fabricante já investe no mercado da eletrificação automotiva há quase 10 anos por aqui: começou com o pequeno Twizy em 2013, depois passou a importar o Zoe em 2015 e, na mesma época, oferecia o furgão Kangoo Z.E. para empresas com viés sustentável. Agora, além do Kwid E-Tech, a marca trará ao Brasil o crossover Megane E-Tech, além dos utilitários Master E-Tech e a nova geração do Kangoo 100% elétrico, que mudou seu nome de Z.E. para E-Tech.
Começando pelo Megane E-Tech, nada a ver com aquele sedan vendido no mercado nacional até o final dos anos 2000, que estreou na Europa em maio desse ano e já acumula mais de 30 mil pedidos. Sua plataforma, a CMF-EV, foi concebia exclusivamente para carros elétricos, e faz parte da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. O modelo, um crossover, estreia a nova identidade visual dentro da Renault e, segundo a marca, conta com uma “ergonomia totalmente repensada e espaço interno recorde”.
Seu motor elétrico tem 220 cv de potência com mais de 30 mkgf de torque imediatos, além dos quatro modos de frenagem regenerativa e 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos. São 450 km de autonomia declarada, enquanto a recarga super-rápida (DC) garante 100 km de autonomia em apenas 8 minutos plugado na tomada. Outro destaque são os materiais da cabine totalmente sustentáveis, vindos de componentes reciclados. A Renault afirma, inclusive, que, no fim de sua vida, 95% do carro poderá ser completamente reciclado.
Já a Master E-Tech, furgão, conta com 200 km de alcance, baú de 13 m³, além da emissão-zero de poluentes (como todo veículo elétrico). No mesmo caminho está a nova geração do Kangoo Van elétrico, que oferece um esquema mais eficiente de abertura da porta lateral que dispensa a coluna B (abrindo a porta do passageiro e a corrediça lateral, cria-se um vão só), tem 4,3 m³ de baú e 800 kg de capacidade de carga. No Kangoo elétrico, são 120 cv de potência e até 300 km de autonomia declarada, segundo o ciclo WLTP.
Preços e maiores detalhes, claro, só virão próximos aos respectivos lançamentos. Ou seja, só ano que vem. A probabilidade é que o trio de novidades elétricas seja comercializado no Brasil em versões únicas, ainda sem opcionais.