(Lançamento) Chevrolet Equinox 2022 demorou, mas finalmente chega com novidades

O Novo Chevrolet Equinox finalmente chegou ao mercado brasileiro. Atrasado há mais ou menos 6 meses, o modelo havia sido prometido pela GM do Brasil para 2021, mas não veio na data esperada por conta da crise de chips semicondutores que tanto complicou a produção de automóveis pelo mundo.

O motivo dos atrasos foi a crise de chips semicondutores (Foto: Chevrolet/divulgação)

Por enquanto estão garantidas duas versões: Premier, que já era oferecida antes, de R$222 mil, e RS, com visual esportivo, de R$205 mil. Com a saída de cena definitiva do motor 2.0 16V turbo, ambas serão movidas pelo eficiente 1.5 16V turbo, só a gasolina, que hoje tem 172 cv de potência e quase 28 mkgf de torque, e está acoplado a uma transmissão automática de 6 velocidades.

A tração integral AWD continuará sendo oferecida na Premier, mas não na RS. Com esse conjunto, o Equinox é rápido e acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos, um dos seus diferenciais dentro da categoria de SUVs médios, assim como as baixas médias de consumo divulgadas pelo Inmetro.

Com bom desempenho, a versão esportivada RS caiu bem no Equinox (Foto: Chevrolet/divulgação)

Dentre as novidades externas, capô/paralamas, faróis em LED com novo visual, parachoque dianteiro redesenhado, grade inédita, lanterna traseira com elementos internos reestilizados, parachoque traseiro com detalhes exclusivos e, como de praxe, novas rodas aro 19 para as duas versões.

Por dentro as mudanças ficam restritas ao computador de bordo reconfigurado, multimídia com interface muito mais moderna, novos tons de acabamento e, no caso da RS, emblemas especiais e costuras em vermelho.

Internamente, menos novidades (Foto: Chevrolet/divulgação)

Mais tecnológico, o Equinox 2022 tem multimídia com Alexa, conexões Android Auto/Apple CarPlay sem fio e possibilidade de instalação de apps como Spotify; internet a bordo com até 7 conexões simultâneas e tag Sem Parar com as 12 primeiras mensalidades gratuitas. Ainda são de série sistema OnStar, conexão remota via app MyChevrolet, alertas de colisão e tráfego cruzado traseiro, frenagem autônoma de emergência, monitor de ponto-cego e mais.

Apesar de muito conteúdo de série, ficou faltando ACC (Foto: Chevrolet/divulgação)

Como diferenciais, a versão mais cara tem ainda sistema de som assinado pela Bose, bancos dianteiros elétricos e com memorização de posição para o motorista, tampa do porta-malas com abertura/fechamento automáticos, Park Assist, partida remota do motor, luzes ambientes em LED etc. Faltou só o piloto automático adaptativo, ACC, já presente até em hatches compactos de outras marcas.

Ele continua generoso nas dimensões (Foto: Chevrolet/divulgação)

Suas dimensões de carroceria continuam generosas, com 4,65 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,70 m de altura e 2,72 m de entre-eixos, da mesma forma que o porta-malas comporta até 468 litros. A previsão é que a chegada do Novo Equinox 2022 nas concessionárias da Chevrolet pelo Brasil se inicie na segunda metade de junho.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.