Lubrificante para híbridos, produtos de estética e manutenção, aditivos: Motul cresce no Brasil

A francesa Motul, uma das maiores expert quando o assunto é lubrificação automotiva, já passa dos 30 anos de mercado brasileiro e continua crescendo. Sua chegada por aqui, lá em 1992, se deu pelas mãos de Sérgio Habib, hoje representante da JAC Motors (mas que também já trouxe pra cá a Citroën e Jaguar, por exemplo), passando depois para as mãos da Caloi e Caoa, por exemplo. Pelo mundo, a Motul foi uma bela de uma pioneira: fez o primeiro lubrificante multiviscoso (Century, de 1953), o primeiro óleo semi-sintético (2100, de 1966), o primeiro sintético (300V, de 1971) e outros.

Foi a partir de 2016 que a matriz francesa, vendo o potencial do mercado brasileiro, finalmente se estabeleceu de forma oficial por aqui, criando a Motul Brasil Lubrificantes em julho daquele ano. Desde então, a estratégia tem sido nacionalizar os produtos vendidos pelo mundo (sempre adequando com o nosso tipo de veículo, estilo de uso, clima e por aí vai), e, claro, expandir a produção nacional, hoje concentrada no interior do estado de São Paulo através de parceiros.

As últimas novidades da francesa, agora brasileira, também incluem um pioneirismo dos bons: o Motul NGen Hybrid, primeiro lubrificante dedicado a veículos híbridos, que chega agora ao mercado nacional, mas já existe no exterior desde 2016. A novidade, 100% sintética de baixíssima viscosidade (0w20) e que já atende as normas API SP, trabalha com mais poder nos motores a combustão dos híbridos, que geralmente operam em rotações constantes, sem muita elevação de temperatura e, geralmente, ligando e desligando com frequência. E é sustentável, com matérias primas renováveis.

Uma nova linha de produtos de cuidado, embelezamento e manutenção de veículos também é novidade da Motul brasileira. Os produtos, desde limpador de rodas, restaurador de aspecto de pneus, neutralizador de odores da cabine, limpador externo a seco, limpa-vidros automotivo, removedor de riscos, revitalizador de peças plásticas, limpador de couro e de tecido, shampoo de lavagem etc., prometem cuidar da parte interna e externa dos automóveis em geral. Nesse time entra também o funcional kit de reparo de danos em pneus, vendido junto com o inflador elétrico, que salva nas emergências de um pneu furado ou murcho, por exemplo.

Foto: Motul/divulgação

Falando de manutenção, outras boas novas, todas aerosol, como um desengordurante para peças mecânicas no geral, um descarbonizante (serve desde para coletores de admissão até carburadores), e o bom e velho desengripante, que muita gente conhece como WD. Outro, o aditivo líquido Valve&Injection Clean Flex, promete uma completa limpeza de bicos injetores e válvulas de admissão, melhorando o processo de combustão.

Passa a ser vendido por aqui, também, os principais lubrificantes da marca no estilo bag-in-box, mesmo formato de alguns vinhos: há uma caixa de papelão reforçada, com uma pequena torneira na parte inferior de sua lateral, enquanto o conteúdo líquido é armazenado dentro da tal caixa, em uma bolsa plástica com várias camadas. Com capacidade para 20 litros, a Motul BiB (seu nome oficial), quer servir ao uso pessoal e também profissional, destacando sua praticidade.

Bag in Box já existe na Europa com outros fabricantes de lubrificantes automotivos, mas ainda é novidade por aqui (Foto: Eurol/divulgação)
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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.