Veja o novo Fiat Pulse completamente sem camuflagem: exterior, interior, mecânica, plataforma e muito mais

O Pulse, crossover da Fiat, está chegando, e cada vez mais a fabricante divulga coisas sobre ele. Na realidade, o modelo apareceu na final do Big Brother Brasil 2021, em maio deste ano, mas só seu exterior foi desvendado. Inclusive, a paraibana Juliette Freire, ganhadora do reality, vai levar para casa um Pulse 0 km, assim que o carro for lançado definitivamente, é claro.

Foto: Fiat/Divulgação

Hoje, dia 26, a Stellantis apresentou também a parte interna do modelo, incluindo os tão esperados desenhos de painel, volante e instrumentação. Além disso, em outros momentos, já foram apresentadas imagens da sua base mecânica (chamada de MPP e derivada diretamente da dupla Argo/Cronos). A motorização também já é conhecida, apesar de ainda não ter sido lançada em nenhum modelo: 1.0 GSE Turbo flex de três cilindros e 12 válvulas, que deverá entregar algo em torno dos 125 cv e 20,5 mkgf de torque. A transmissão continuará sendo a consagrada automática Aisin AT6, com seis velocidades.

O novo motor 1.0 GSE Turbo, que equipará o Pulse (Foto: Fiat/Divulgação)

O uso do motor 1.3 8V Firefly de até 109 cv e 14,2 mkgf de torque (etanol) ainda não foi descartado para as versões de entrada, e, nesse caso, o câmbio seria manual de 5 marchas ou um futuro automático do tipo CVT. Mas as chances são baixas, já que a Fiat vende atualmente o Argo Trekking (pseudo-aventureiro) com essa mesma mecânica mais simples, e ele não deve sair de linha por enquanto. Com motor 1.3, o Pulse ficaria com o preço muito próximo ao do Argo Trekking, o que não seria interessante. Além disso, seus principais rivais usam motores turbo com transmissões automáticas, sem a opção de conjuntos mais simples (VW Nivus, CAOA-Chery Tiggo 3X e por aí vai).

A plataforma MPP, derivada da dupla Argo/Cronos (Foto: Fiat/Divulgação)

Nas dimensões, ele deve se assemelhar ao hatch Argo, do qual deriva quase que completamente, tendo apenas um pequeno aumento no comprimento (por conta de parachoques mais encorpados e balanços dianteiro/traseiro maiores), e também na distância entre-eixos (que deve passar de 2,52 m para 2,53 m, aproximadamente). É uma fórmula bem parecida com a do Honda WR-V, oriundo do Fit, ou do próprio VW Nivus, que vem do Polo.

Foto: Fiat/Divulgação

Até o momento, seu lançamento definitivo está confirmado para o último trimestre de 2021, entre setembro e outubro. Veja abaixo a galeria de fotos com diversas imagens do modelo, além de um vídeo divulgando mais detalhes sobre o interior do Pulse:

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.