Veja o novo Fiat Pulse completamente sem camuflagem: exterior, interior, mecânica, plataforma e muito mais

O Pulse, crossover da Fiat, está chegando, e cada vez mais a fabricante divulga coisas sobre ele. Na realidade, o modelo apareceu na final do Big Brother Brasil 2021, em maio deste ano, mas só seu exterior foi desvendado. Inclusive, a paraibana Juliette Freire, ganhadora do reality, vai levar para casa um Pulse 0 km, assim que o carro for lançado definitivamente, é claro.

Foto: Fiat/Divulgação

Hoje, dia 26, a Stellantis apresentou também a parte interna do modelo, incluindo os tão esperados desenhos de painel, volante e instrumentação. Além disso, em outros momentos, já foram apresentadas imagens da sua base mecânica (chamada de MPP e derivada diretamente da dupla Argo/Cronos). A motorização também já é conhecida, apesar de ainda não ter sido lançada em nenhum modelo: 1.0 GSE Turbo flex de três cilindros e 12 válvulas, que deverá entregar algo em torno dos 125 cv e 20,5 mkgf de torque. A transmissão continuará sendo a consagrada automática Aisin AT6, com seis velocidades.

O novo motor 1.0 GSE Turbo, que equipará o Pulse (Foto: Fiat/Divulgação)

O uso do motor 1.3 8V Firefly de até 109 cv e 14,2 mkgf de torque (etanol) ainda não foi descartado para as versões de entrada, e, nesse caso, o câmbio seria manual de 5 marchas ou um futuro automático do tipo CVT. Mas as chances são baixas, já que a Fiat vende atualmente o Argo Trekking (pseudo-aventureiro) com essa mesma mecânica mais simples, e ele não deve sair de linha por enquanto. Com motor 1.3, o Pulse ficaria com o preço muito próximo ao do Argo Trekking, o que não seria interessante. Além disso, seus principais rivais usam motores turbo com transmissões automáticas, sem a opção de conjuntos mais simples (VW Nivus, CAOA-Chery Tiggo 3X e por aí vai).

A plataforma MPP, derivada da dupla Argo/Cronos (Foto: Fiat/Divulgação)

Nas dimensões, ele deve se assemelhar ao hatch Argo, do qual deriva quase que completamente, tendo apenas um pequeno aumento no comprimento (por conta de parachoques mais encorpados e balanços dianteiro/traseiro maiores), e também na distância entre-eixos (que deve passar de 2,52 m para 2,53 m, aproximadamente). É uma fórmula bem parecida com a do Honda WR-V, oriundo do Fit, ou do próprio VW Nivus, que vem do Polo.

Foto: Fiat/Divulgação

Até o momento, seu lançamento definitivo está confirmado para o último trimestre de 2021, entre setembro e outubro. Veja abaixo a galeria de fotos com diversas imagens do modelo, além de um vídeo divulgando mais detalhes sobre o interior do Pulse:

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Tem 20 anos, atualmente cursa Publicidade e Propaganda na Universidade Paulista, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Um gearhead legítimo, Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos sobre carros. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos. Os carros estão até nos seus hobbies: Possui um acervo com mais de 300 manuais do proprietário de veículos diversos, incluindo antigos e modernos, além de colecionar revistas, folders, catálogos, e vários outros materiais automotivos.