(Avaliação) Hyundai HB20 sedan turbo só não tem tamanho

Que o HB20 é um produto de sucesso, ninguém nega. Nesse time consagrado entra também a carroceria de três-volumes, que mudou recentemente de nome: antes era HB20S, até assumir em definitivo o sobrenome “Sedan”. Arquirrival de Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos nas versões mais baratas, o Hyundai chama também para a briga, nas mais caras, sedans maiores como VW Virtus, Honda City e Nissan Versa. Bom exemplo é essa Platinum Plus, a topo de linha, hoje vendida a R$126.600. Preço de compacto premium em um compacto “comum”, mas não é à toa…

O HB20 Sedan é hoje o menor três-volumes que podemos comprar 0 km, mas seu tamanho reduzido acaba ajudando bastante, por exemplo, no uso urbano (estacionar, manobrar, passar no meio do trânsito, tarefas mais fáceis com ele do que com outros rivais). Lados ruins, em contrapartida, também existem, como o espaço interno que não é dos maiores. Convenhamos que, mesmo usando a plataforma PB de sua primeira geração, lá de 2012, o Hyundai consegue se virar quando o assunto é distância entre-eixos ou capacidade do porta-malas, ambos bons, mas existem algumas limitações.

Quem move essas versões mais caras é o motor 1.0 turboflex de três cilindros, chamado de TGDI, que é facilmente reconhecido pelo funcionamento um tanto áspero (vibra muito, mas compensa com o silêncio) e, nas acelerações, um ronco até bonito para um 998 cm³. É encorpado, gostoso de ouvir.

Pequeno e moderno, com direito a injeção direta multiponto, o 1.0 rende 120 cv de potência e 17,5 mkgf de torque. O lado bom é que esses números valem para etanol e gasolina, não havendo diferença entre os dois combustíveis: maior liberdade na hora de abastecer. A transmissão é automática com seis marchas tem uma relação final de fazer inveja a muitos carrões potentes de várias velocidades: o carro roda a apenas 2.200 rpm a 100 km/h, traduzidos em silêncio e conforto nas viagens.

A dupla motor/câmbio vive num casamento feliz, principalmente pela força abundante do 1.0 nas baixas rotações (a Hyundai o calibrou para entregar todo o torque a apenas 1.500 giros) e a transmissão que está sempre focada em subir marchas, com trocas antecipadas. As reduções nunca acontecem fora de hora, sem precisar, mas dependendo da situação é necessário dar um toquezinho na aleta para baixar uma marcha e subir a rotação do TGDI. Dá para reduzir também na própria alavanca, mas na Platinum Plus existem os paddle-shifts pra facilitar o uso e melhorar a condução. No geral, é um sedan ágil, esperto, que não deve nada para seus concorrentes, pelo contrário.

Motor e transmissão do sedan da Hyundai casam bem, mas haja combustível… (Foto: Lucca Mendonça)

Além de pequeno, outra virtude do HB sedan é que não há muito peso: isso ajuda no desempenho, dirigibilidade e, teoricamente, no consumo. Teoricamente…já que as médias desse 1.0 turboflex, tão pequeno ali no cofre, chegam a desapontar. No uso misto moderado, durante os 680 km rodados com o carro, foram 9,0 km/l de etanol. Nos melhores momentos, de menos sede, ele chegou a cravar os 12 km/l em rodovias boas a não mais que 110 km/h, e 8,8 km/l quando o trânsito urbano ajudava bastante com fluxo constante.

E olha que há start&stop de série, que sempre entra em ação nas mais rápidas paradas (é bem fácil perceber se o motor está ligado ou não pela vibração da cabine). Complicado entender um consumo elevado desses em um sedan pequeno, leve, com motor compacto e tecnológico, câmbio que trabalha sempre de forma econômica e equipado com soluções que existem para reduzir o consumo e emissão de poluentes. Mesmo tendo um tanque de tamanho decente, o líquido lá dentro vai embora rápido…

Consumo a parte, a vida a bordo do HB20 é prazerosa. Detalhe para as lanternas interligadas por uma barra de LED: o visual da traseira iluminada a noite é bem bacana (Foto: Lucca Mendonça)

A vida a bordo do HB20 sedan é das melhores. O Hyundai sempre foi bom de guiar, méritos do projeto de sucesso, e assim ele continua até hoje. Características do sedan compacto coreano feito em Piracicaba (SP) são a posição baixa de guiar (nem dava para ser diferente numa carroceria de 1,47 m de altura), direção leve e direta, o já citado silêncio a bordo (pelo menos falando de motor e câmbio) e a sensação, um pouco ilusória, de espaço, proporcionada pelo interior claro. Aliás, ponto positivo para a Hyundai, uma das últimas fabricantes a ainda investir nas cabines “coloridas”, a exemplo dessa cinza e creme do HB20 Sedan Platinum Plus.

Só que, se tem algo que não combina com a sensação de bem-estar e espaço da cabine, é o conjunto de pneus tão duros que está nele: durante a semana de testes, apelidei o jogo de “Michelin cimentado”, tamanha a falta de flexibilidade e rigidez dos sapatos desse sedan. São bons pra durabilidade e resistência, só que castigam mais as suspensões do que outra coisa: haja movimento das molas e pressão nos amortecedores, que, pelo menos, fazem seu trabalho com eficiência, inclusive ajudando o carro com o comportamento dinâmico acertado. Certamente, trocando por pneumáticos mais macios, o carro ganharia bons pontos no quesito conforto.

Mas, no apanhado, é um carro agradável: seus bancos parecem ter espuma um pouco mais firme que as do HB20 hatch avaliado anteriormente, e, quer seja na frente ou atrás, eles tem desenho anatômico, que não costuma cansar nem os maiores ocupantes. Quem vai na frente viaja com folga para a cabeça e pernas, mas, como o carro não é muito largo, dois adultos grandes podem ir encostando braços e ombros.

Atrás, com o mesmo bom padrão de acabamento da dianteira, viajam até dois adultos e uma criança pequena. Quem tiver mais de 1,85 m vai precisar de acostumar com o entra-e-sai dificultado pela carroceria baixa, e, vez ou outra, umas cabeçadas no teto, mas não tem jeito: ele é o menor por fora, e não faz milagres por dentro. Boa notícia pra quem gosta de viajar e sempre carregar tralhas é que ele tem porta-malas generoso para seu porte, com direito a abertura automática presencial quando se está com a chave no bolso. Facilita e muito naqueles momentos das mãos cheias de malas, sacolas ou pacotes, por exemplo. Tecnologia bem-vinda que só ele tem.

Porta-malas é prático de acessar e espaçoso (Foto: Lucca Mendonça)

E falando em tecnologia, não dá para esquecer da quantidade de recursos de série que essa Platinum Plus traz. Dentre os melhores desse sedan, o farol alto com comutação automática (pena não serem em LED), alerta de colisão frontal (esse com frenagem autônoma) e traseiro, monitor de ponto-cego, alerta de saída de faixa com correção automática de trajetória, assistente inteligente de manutenção em faixas (permite que o carro faça leves curvas ou conduza “sozinho” no caminho certo, mas precisa ter faixas pintadas na via) e, como outra exclusividade, o aviso de desembarque, que alerta quando a porta é aberta com um outro veículo se aproximando.

Talvez o que mais faça falta no sedan compacto da Hyundai seja uma carroceria maior, mas isso vai depender do estilo de uso de cada um. As vezes, mais vale um bom porta-malas, bem-estar a bordo, uma enorme oferta de tecnologias e a praticidade de uma carroceria menor no uso diário do que alguns cm a mais no entre-eixos ou na largura, ou porte de carro superior para se mostrar para o vizinho. Tamanho não é documento, e esse Hyundai é a prova disso.

Ficha técnica:

Concepção de motor: 998 cm³, flex, três cilindros, 12 válvulas (quatro por cilindro), turbo, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, bloco e cabeçote em alumínio
Transmissão: automática com conversor de torque e seis velocidades, com opção de trocas manuais na alavanca ou paddle-shifts
Potência: 120 cv a 6.000 rpm
Torque: 17,5 mkgf a 1.500 rpm
Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais
Direção: com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na frente e tambores atrás
Pneus e rodas: Michelin Primacy 4, medidas 195/55 com rodas de liga-leve aro 16
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,32 m/1,72 m/1,47 m/2,53 m
Porta-malas: 475 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Peso em ordem de marcha: 1.137 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,9 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Preço básico: R$126.590 (carro avaliado: R$128.190)

Itens de série:

Central multimídia flutuante com tela touchscreen de 8 polegadas, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, Antena tipo barbatana, Sistema de som com seis alto falantes, Bluelink® Sistema de carro conectado com serviços de prevenção ao roubo, assistência 24h, controles remotos do veículo, diagnóstico via app, Carregador wireless para smartphones, 3 portas USB (1 tipo A, 1 tipo C no console central e 1 tipo C para os passageiros traseiros), Direção elétrica progressiva, Travas elétricas nas portas e porta-malas (travamento automático a 20 km/h), Espelho de cortesia no para sol para motorista e passageiro, Abertura e fechamento dos vidros elétricos via controle remoto, Retrovisores externos rebatíveis com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, função Smart Trunk de abertura presencial da tampa do porta-malas, Banco do motorista com ajuste de altura, Volante com regulagem de altura e profundidade, Luzes de teto dianteiras e traseiras, Tomada de 12V no console, Acendimento automático dos faróis, Faróis com funções welcome e follow-me, Sensores de estacionamento traseiros, Apoia braço deslizante no console central, Piloto automático e limitador de velocidade, Chave presencial Smart Key, Partida do motor por botão, Banco traseiro bipartido 60:40, Aletas no volante para troca de marchas, Sistema Start&Stop, Computador de bordo, Ar-condicionado automático digital, Vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one-touch (descida e subida) e antiesmagamento, Partida remota do motor pela chave, Maçanetas externas cromadas, Faróis de neblina dianteiros com projetor, Rodas de liga leve diamantada de 16″, DRL em LED, Lanternas em LED com barra central iluminada, Faróis halógenos com projetor, Volante e manopla do câmbio revestidos em couro, Painel de instrumentos digital colorido Supervision Cluster, Bancos em couro e tecido creme/cinza, 6 Airbags, Freios ABS com EBD, Controle de estabilidade (ESP), Controle de tração (TCS), Sinalização de frenagem de emergência (ESS), Assistente de partida em rampa (Hill Holder), Alarme perimétrico, Fixação ISOFIX® com Top Tether para cadeirinha de bebê, Monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), Alerta de presença no banco traseiro (ROA), Detector de fadiga (DAW), Sistema de alerta e frenagem autônomo (FCA) para carros, pedestres e ciclistas, Assistente de centralização em faixa (LFA), Assistente de permanência em faixa (LKA), Farol alto adaptativo (HBA), Assistente de ponto cego (BCA), Assistente de tráfego cruzado traseiro (RCCA), Alerta de desembarque seguro (SEW), Câmera de ré

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.