JAC renova sua linha de SUVs para 2021
A JAC Motors quer iniciar o ano de 2021 com o pé direito, e pra isso já começou a se mexer ainda em 2020. Seguindo o lema de “novos tempos, nova JAC”, a fabricante chinesa renovou, em uma tacada só, três utilitários: T40, T50 e T60, todos recebendo o sobrenome Plus para identificar as novidades. O trio evoluiu bastante em tecnologia, visual e, principalmente, segurança, com o intuito de abocanhar um pedaço maior desse mercado tão concorrido dos SUVs. Veja a seguir o que mudou em cada um, e quanto eles passam a custar:
T40 Plus – a partir de R$79.990 (manual) e R$88.990 (CVT)
Visualmente, o T40 foi o que menos se renovou: ele perdeu alguns detalhes cromados pela carroceria, que passaram a ser black piano. Na frente, parachoques e conjunto óptico foram revisados, optando pelo visual menos poluído o possível. Atrás, o mesmo lema de “menos é mais”: interior das lanternas foi redesenhado e o parachoque ficou mais limpo. As rodas de liga-leve aro 16 também são inéditas, e as pinças de freio abandonaram a pintura vermelha, que pouco combinava com o estilo do carro.
Agora ele conta também com teto-solar elétrico de série, além da câmera de 360º e nova central multimídia de 10” com conexões Android Auto e Apple CarPlay, esses dois últimos disponíveis somente no pacote de equipamentos mais caro, que adiciona R$3 mil ao preço original. O modelo traz ainda freios a disco nas quatro rodas, sensor de estacionamento traseiro, sensor crepuscular, luzes de conversão estática, computador de bordo, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (ASR), assistente de partida em rampas (Hill Holder), monitor de pressão dos pneus (TPMS), entre outros.
A mecânica permanece sem mudanças: um 1.5 16V flex de 125/127 cv e 15,5/15,7 mkgf de torque (gasolina/etanol) para as versões com câmbio manual de 5 marchas, e outro 1.6 16V movido somente a gasolina com 138 cv e 17,1 mkgf de torque máximo, exclusivo da versão equipada com transmissão automática continuamente variável (CVT).
Confira as mudanças visuais do modelo 2020 (superior) com o 2021 (inferior):
T50 Plus – a partir de R$101.990 (CVT)
O T50 está praticamente irreconhecível: a frente ganhou faróis divididos em dois andares (no melhor estilo de Fiat Toro, Citroën C4 Cactus e afins), além de parachoques e grade dianteira inéditos. A traseira permaneceu praticamente inalterada, com exceção de novos detalhes na parte inferior. As rodas também mantiveram o mesmo visual, e agora existe um aplique preto unindo as janelas ao vidro traseiro, dando a sensação de teto flutuante.
Assim como o T40, o T50 Plus também recebeu bastante conteúdo: 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e uma nova central multimídia de 10,25” com conexões Android Auto/Apple CarPlay estão presentes em todas as versões, enquanto o teto-solar elétrico é oferecido em um pacote adicional, que adiciona câmera 360º, bancos em couro, entre outros, por mais R$4 mil. Também são destaque na lista de itens de série do T50 Plus a chave presencial (para destravamento das portas e partida do motor), ar-condicionado automático digital, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema Start&Stop, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (ASR), assistente de partida em rampas (Hill Holder), monitor de pressão dos pneus (TPMS), e mais alguns equipamentos.
Debaixo do capô, também nada de novo: mantém-se o mesmo 1.6 16V movido somente a gasolina, que desenvolve 138 cv e 17,1 mkgf de torque máximo e trabalha sempre em conjunto com uma transmissão automática continuamente variável (CVT).
Confira as mudanças visuais do modelo 2020 (superior) com o 2021 (inferior):
T60 Plus – a partir de R$118.990 (CVT)
O T60 foi, sem dúvidas, o que mais se renovou no desenho. Tanto frente quanto traseira receberam linhas bastante arrojadas e ousadas, com faróis também divididos em dois níveis, além de parachoques dianteiros e grade com visual muito mais modernos. Na parte de trás é também praticamente tudo inédito: lanternas agora tem desenho mais estreito e espichado, e a tampa do porta-malas e parachoques foram revistos. As rodas de liga-leve aro 17 também foram mantidas sem mudanças.
De série, assim como o T50 Plus, ele passou a oferecer 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina). De resto, mais nenhum item é novidade, afinal o modelo já vem bem equipado: ar-condicionado automático digital com saídas frontais e traseiras, teto-solar elétrico, multimídia de 10,25” com conexões Android Auto/Apple CarPlay e Mirror Link, chave presencial para destravamento das portas e partida do motor, freio de estacionamento elétrico com função Auto Hold, sensores de chuva e crepuscular, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (ASR), assistente de partida em rampas (Hill Holder), monitor de pressão dos pneus (TPMS), entre outros. No pacote adicional, que custa R$4 mil a mais, ele ganha bancos em couro, painel de instrumentos digital, além de um projetor instalado nas portas dianteiras que ilumina o chão com o logo da JAC estilizado.
Ele continua sendo movido por um 1.5 16V turbo movido a gasolina, que entrega 168 cv e 21,4 mkgf de torque máximo. A transmissão também é automática, do tipo continuamente variável (CVT).
Confira as mudanças visuais do modelo 2020 (superior) com o 2021 (inferior):