(Lançamento) BYD Yuan Plus EV é SUV elétrico anti-XC40 por R$270 mil

De uma tacada só a chinesa BYD lançou o híbrido Song Plus DM-I oficialmente e apresentou sua próxima investida: o Yuan Plus EV, SUV médio 100% elétrico que já é oferecido na pré-venda por R$269.990 e promete incomodar o recente Peugeot e-2008, além de JAC E-JS4 e Volvo XC40 Recharge Plus. O Yuan Plus é novidade ainda na Europa, onde chegou há pouco tempo, mas vem da China.

Foto: BYD/divulgação

De porte médio-grande, maior que um Jeep Compass, o novo BYD tem 4,45 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,61 m de altura e bom entre-eixos de 2,72 m. O porta-malas comporta mais de 440 litros. Sua base é a modular E-Platform 3.0, específica para elétricos e uma das mais evoluídas da marca atualmente, enquanto as baterias Blade (laminares) de fosfato-ferro-lítio tem 60,5 kWh de capacidade.

Foto: BYD/divulgação

Movido por um motor dianteiro totalmente eletrificado, o Yuan tem 204 cv de potência e 31 mkgf de torque, capazes de levar o SUV aos 100 km/h partindo da imobilidade em menos de 7,5 segundos. Limitada eletronicamente, a velocidade máxima é de 175 km/h. Um dos destaques é a autonomia bem interessante para seu tamanho: nada menos que 458 km pelo ciclo WLTP, mas sem especificação se esse número é urbano ou rodoviário.

Foto: BYD/divulgação

Recarregável em wallbox ou eletropostos, além da regeneração no uso, seu conjunto suporta até 80 kW de força de carregamento. Em uma fonte fortíssima com essa capacidade ele consegue recuperar 50% de sua carga em apenas 30 minutos. A BYD não declarou se entregará gratuitamente o wallbox para os compradores do Yuan Plus EV, assim como fez no Tan EV e Han EV.

Foto: BYD/divulgação

O apelo principalmente no visual do modelo é em algo mais descolado e futurista: exterior de linhas arrojadas e interior curioso, com detalhes peculiares como a maçaneta integrada ao tweeter do sistema de som, console central flutuante ou as cordinhas junto dos alto-falantes, que vibram simulando o som de um instrumento de corda. Como de praxe, a multimídia é rotativa de 12,8” e os instrumentos totalmente digitais (bem pequenos, com não mais que 5”).

Foto: BYD/divulgação

Ainda sem dar muitos detalhes sobre os itens de série, já que o carro só será apresentado oficialmente em dezembro, estão garantidos rodas aro 18”, freios a disco nas quatro rodas, conjunto óptico full-LED (existem luzes interligando os faróis na frente e as lanternas atrás), ar-condicionado automático digital de duas zonas, teto solar panorâmico, iluminação ambiente em LED, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, câmera 360º, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitor de ponto-cego e piloto automático adaptativo (ACC).

Na pré-venda, acessada pelo site da BYD do Brasil, o Yuan Plus EV conta com garantia de cinco anos ou 200 mil km para o carro ou oito anos com o mesmo limite de quilometragem para as baterias. São cinco cores no catálogo: Branco Esquiada Azul Surfe, Cinza Escalada, Verde Aventura e Vermelho Corrida. Praticamente um multiatleta…

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.