500e Abarth: primeiro elétrico da grife esportiva italiana tem até gerador de som e virá ao Brasil

A Abarth, grife esportiva italiana que faz parte do Grupo Stellantis e age como subdivisão da Fiat, está mudando bastante seu portfólio. Depois de lançar no Brasil o Pulse Abarth, seu primeiro SUV, agora chega ao mercado europeu o 500e, primeiro elétrico. O carrinho, bastante invocado e zero emissão de poluentes, deverá ser o segundo lançamento da Abarth no nosso mercado. Lembrando que aqui a marca é bastante independente da Fiat: tem pontos de venda, rede autorizada, equipe técnica e estratégias próprias.

Foto: Abarth/divulgação

Com o lema “More Abarth Than Ever” (“Mais Abarth do que Nunca”), a grife anuncia o 500e como um carro de peso melhor distribuído entre os eixos, torque mais forte, com maior distância entre-eixos, mais rápido e emocionante. Para se ter uma ideia, o pequenino esportivo elétrico pode ser até 1 segundo mais rápido que seu equivalente a combustão, o Abarth 695, e ainda tem o fator da força imediata típica dos EVs. Esse é o foco na criação de um modelo elétrico dentro da grife: o mais alto desempenho.

Foto: Abarth/divulgação

Lembrando que o 500 Abarth já é um modelo bem consagrado na cena de esportivos, mesmo tendo ficado por anos e anos fora de produção no intervalo de uma geração e outra. Existe desde o final dos anos 50, mais precisamente 1958, quando a Fiat contratou Carlo Abarth e sua equipe para prepararem uma versão apimentada do minúsculo Nuova 500, apresentado anos antes. Sua fase mais marcante foi na última década, quando já estava na penúltima geração com muito carisma e tecnologia. A nova geração pode ter até carroceria conversível.

Foto: Abarth/divulgação

Sua plataforma é a Mini EV, mesma do Fiat 500e “comum”, e que nasceu única e exclusivamente para acomodar modelos totalmente elétricos. Para o Abarth, recebeu inúmeras melhorias na concepção e mecânica geral, acomodando um novo motor elétrico dianteiro de 155 cv de potência com 24 mkgf de torque imediato. Para se ter uma ideia, o 500e convencional tem 118 cv. Apesar de não ter alcance declarado (estima-se algo em torno dos 280 km), suas baterias de íon-lítio contam com 42 kWh de capacidade e podem ser 80% recarregadas em apenas 35 minutos. Ele já suporta carga ultrarrápida de 85 kW.

Foto: Abarth/divulgação

Em números, o pequeno faz papel de gente grande: vai de 0 a 100 km/h em 7 segundos e tem pique para acelerar de 40 km/h a 60 km/h em rápidos 1,5 segundos. Em velocidades mais baixas, entre 20 km/h e 40 km/h, o 500e Abarth consegue ser 50% mais rápido que o 695 a combustão. Por outro lado a velocidade máxima é de apenas 155 km/h, com limitação eletrônica para preservar as baterias. Ainda assim, um foguetinho de apenas 3,63 m de comprimento e quatro lugares.

Foto: Abarth/divulgação

Estão disponíveis três modos de condução com bastante envolvimento com a eletrônica. O primeiro, mais manso, é o Turismo, que privilegia o baixo consumo de energia e limita o motor elétrico em 135 cv, seguido do invocado Scorpion Street, que alia bem o máximo desempenho com eficiência. Por final está o Scorpion Track, que entrega performance total e tem calibrações exclusivas da direção elétrica, controle eletrônico de aceleração, ESP e outros. É o mais indicado para pista, com sugere o próprio nome. Nos três existe regeneração de energia e, no máximo, traz a funcionalidade da condução com um só pedal.

Foto: Abarth/divulgação

A sonoplastia está em dia. O 500e Abarth conta com um gerador de som bem interessante, que reproduz o ronco de um motor Abarth a combustão bem fiel à realidade nas acelerações, aumentando a sensação de direção e experiência com o carro. Além disso, a cada vez que o contato é ligado ou desligado, soa um toque de guitarra pelos alto-falantes internos. O ruído de alerta durante a condução (que avisa a aproximação dos elétricos, o AVAS), também é exclusivo e único no elétrico da Abarth.

Foto: Abarth/divulgação

No visual não existe nada muito revolucionário quando comparado ao 500e comum: mudam os parachoques por outros mais esportivos, faróis full-LED tem assinatura específica, os emblemas Fiat dão lugar ao escorpião da Abarth, surgem faixas e detalhes exclusivos pela carroceria, as rodas são outras de 18” e o pacote aerodinâmico é de série com spoiler frontal e traseiro, saias laterais e aerofólio mais pronunciado. Detalhe que os vidros traseiros são sempre escurecidos. A dose esportiva se repete no interior personalizado.

Foto: Abarth/divulgação

Há como novidade o 500e Abarth Scorpionissima, série especial de lançamento limitada em 1.949 unidades (ano de fundação da grife, ainda como marca). A Scorpionissima é a mais completa de equipamentos da linha 500e Abarth, trazendo não só recursos únicos como também diferenciais pela carroceria. Há ainda acabamento interno e externo, além de cores exclusivas.

Foto: Abarth/divulgação

Bancos dianteiros aquecidos em couro e camurça, multimídia Uconnect de 10,2” personalizada Abarth, painel de instrumentos digital de 7”, chave presencial, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado automático digital, carregador de celular sem fio, farol alto automático, retrovisor interno fotocrômico, câmera 360º, além de um sistema de som assinado pela JBL e 6 airbags, são os principais itens do Scorpionissima. Há um completo pacote de assistentes de condução.

Foto: Abarth/divulgação

A novidade esportiva elétrica da Abarth virá ao Brasil para fazer companhia ao Pulse 1.3 turboflex, mas ainda sem data definida. Há grandes chances disso acontecer no próximo ano de 2023. O Fiat 500e é vendido hoje por aqui na versão Icon por salgados R$256 mil, então não poderemos esperar o 500e Abarth por menos de R$280 mil.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.