(Lançamento) VW Polo 2023 chega de cara nova e mais barato
Comemorando os 20 anos de início de sua produção nacional, que ocorreu em abril de 2002, o VW Polo chega à linha 2023 reestilizado e com mudanças na motorização. Seguindo o mais recente face-family da marca (que a VW prefere chamar de “Family Look”), e alinhado em partes com o carro vendido na Europa, o hatch compacto premium passa a ser comercializado em quatro versões: MPI, TSI, Comfortline e Highline.
Todas estão mais em conta do que a linha 2022. A MPI começa em R$82.990, seguida da TSI de R$92.990, passando pela Comfortline de R$102.990, até chegar na Highline de R$109.990.
Como novidade, todas recebem a nova frente mais agressiva, além dos faróis em LED, um pioneirismo no segmento dos hatches 1.0 de entrada. Na parte traseira, pouco mudou, e ele segue com as lanternas em peças únicas, sem o extensor para a tampa do porta-malas, como no carro europeu. Atrás, a posição dos emblemas também mudou, bem como o arranjo das luzes.
Rodas inéditas marcam as laterais, e, por dentro, ele recebe novos volante e alavanca de câmbio automático. Além disso, os bancos dianteiros passam a ser inteiriços, com encosto de cabeça embutido, à lá up!. Ainda segundo a marca, um dos pontos fracos do carro foi resolvido: o acabamento interno, antes pobre, está mais esmerado e com menos plástico duro.
A lista de equipamentos foi reforçada e agora conta com carregador de celular sem fio, portas USB tipo C inclusive para os passageiros traseiros, painel de instrumentos digital (8” para as versões mais baratas e 10,2” nas mais caras), ar-condicionado digital automático touchscreen e outros. Lembrando que, antes, ele já oferecia itens como a multimídia VW Play de 10”, que recebeu até joguinho embutido na linha 2023, paddle-shifts, chave presencial, volante com ajuste de altura e profundidade, sensores de chuva e crepuscular e 4 airbags, estes de série em todas as versões.
As grandes mudanças estão na parte mecânica. Apesar de ter conservado quase tudo de antes (plataforma, suspensões, freios, direção e por aí vai), ele perdeu os freios a disco nas quatro rodas, e agora conta com tambores traseiros em todas as versões. Por outro lado, o bloqueio eletrônico do diferencial permanece, bem como as duas transmissões: manual de 5 marchas ou automática de seis velocidades.
O motor da versão MPI é o 1.0 tricilíndrico de antes, o EA-211, que tem quatro válvulas por cilindro e entrega até 84 cv de potência com 10,3 mkgf de torque quando abastecido com etanol. Casado com ele, só o câmbio manual. Já na versão TSI, está um conjunto inédito composto pelo motor 1.0 TSI (turbo) de injeção direta, mas recalibrado para 116 cv e 16,8 mkgf de torque (antes eram 128 e 20,4, respectivamente, com etanol), aliado também ao câmbio manual. É um powertrain bastante parecido com aquele do extinto VW up! TSI.
As versões mais caras, Comfortline e Highline, contam também com o motor 1.0 TSI, mas aqui a transmissão é a Aisin AT6, automática convencional com conversor de torque. Pelos números do INMETRO, o Polo 2023 com o motor TSI recalibrado é o quinto automóvel a combustão mais econômico do Brasil. Para se ter uma ideia, consegue até 16,5 km/l com gasolina na estrada segundo os dados dos testes.
O hatch reestilizado estreia em seu catálogo a cor Vermelho Sunset, já presente no VW Nivus e T-Cross, além das já conhecidas Preto Ninja, Branco Cristal, Cinza Platinum e Prata Sirius. Outra novidade é o chamado Kit Black, que pinta algumas partes do carro de preto brilhante, buscando um visual mais esportivo, e está disponível por tempo limitado. Lembrando que são mais de 100 acessórios originais Volkswagen disponíveis para o Novo Polo.
GTS e Track chegam depois
Para quem se pergunta da versão esportiva GTS, com seu motor 1.4 turbo de 150 cv, não se assuste pensando que ela sairá de linha: será apresentada com novidades em breve, em outra ocasião, mantendo as melhorias dessa linha 2023, além da motorização exclusiva (e freios traseiros a disco).
Além dela, outra que virá mais pra frente é a de entrada Track. Ela será a substituta do Gol, e, por isso, terá soluções para custar menos que os R$83 mil da MPI atual. Seu destaque será o bodykit aventureiro leve, típico da gama Track da VW. Será mais ou menos como um Fiat Argo Trekking da marca alemã, pelo menos na proposta visual.