(Lançamento) VW Polo 2023 chega de cara nova e mais barato

Comemorando os 20 anos de início de sua produção nacional, que ocorreu em abril de 2002, o VW Polo chega à linha 2023 reestilizado e com mudanças na motorização. Seguindo o mais recente face-family da marca (que a VW prefere chamar de “Family Look”), e alinhado em partes com o carro vendido na Europa, o hatch compacto premium passa a ser comercializado em quatro versões: MPI, TSI, Comfortline e Highline.

Foto: VW/divulgação

Todas estão mais em conta do que a linha 2022. A MPI começa em R$82.990, seguida da TSI de R$92.990, passando pela Comfortline de R$102.990, até chegar na Highline de R$109.990.

Como novidade, todas recebem a nova frente mais agressiva, além dos faróis em LED, um pioneirismo no segmento dos hatches 1.0 de entrada. Na parte traseira, pouco mudou, e ele segue com as lanternas em peças únicas, sem o extensor para a tampa do porta-malas, como no carro europeu. Atrás, a posição dos emblemas também mudou, bem como o arranjo das luzes.

Foto: VW/divulgação

Rodas inéditas marcam as laterais, e, por dentro, ele recebe novos volante e alavanca de câmbio automático. Além disso, os bancos dianteiros passam a ser inteiriços, com encosto de cabeça embutido, à lá up!. Ainda segundo a marca, um dos pontos fracos do carro foi resolvido: o acabamento interno, antes pobre, está mais esmerado e com menos plástico duro.

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A lista de equipamentos foi reforçada e agora conta com carregador de celular sem fio, portas USB tipo C inclusive para os passageiros traseiros, painel de instrumentos digital (8” para as versões mais baratas e 10,2” nas mais caras), ar-condicionado digital automático touchscreen e outros. Lembrando que, antes, ele já oferecia itens como a multimídia VW Play de 10”, que recebeu até joguinho embutido na linha 2023, paddle-shifts, chave presencial, volante com ajuste de altura e profundidade, sensores de chuva e crepuscular e 4 airbags, estes de série em todas as versões.

Foto: VW/divulgação

As grandes mudanças estão na parte mecânica. Apesar de ter conservado quase tudo de antes (plataforma, suspensões, freios, direção e por aí vai), ele perdeu os freios a disco nas quatro rodas, e agora conta com tambores traseiros em todas as versões. Por outro lado, o bloqueio eletrônico do diferencial permanece, bem como as duas transmissões: manual de 5 marchas ou automática de seis velocidades.

Foto: VW/divulgação

O motor da versão MPI é o 1.0 tricilíndrico de antes, o EA-211, que tem quatro válvulas por cilindro e entrega até 84 cv de potência com 10,3 mkgf de torque quando abastecido com etanol. Casado com ele, só o câmbio manual. Já na versão TSI, está um conjunto inédito composto pelo motor 1.0 TSI (turbo) de injeção direta, mas recalibrado para 116 cv e 16,8 mkgf de torque (antes eram 128 e 20,4, respectivamente, com etanol), aliado também ao câmbio manual. É um powertrain bastante parecido com aquele do extinto VW up! TSI.

Foto: VW/divulgação

As versões mais caras, Comfortline e Highline, contam também com o motor 1.0 TSI, mas aqui a transmissão é a Aisin AT6, automática convencional com conversor de torque. Pelos números do INMETRO, o Polo 2023 com o motor TSI recalibrado é o quinto automóvel a combustão mais econômico do Brasil. Para se ter uma ideia, consegue até 16,5 km/l com gasolina na estrada segundo os dados dos testes.

Foto: VW/divulgação

O hatch reestilizado estreia em seu catálogo a cor Vermelho Sunset, já presente no VW Nivus e T-Cross, além das já conhecidas Preto Ninja, Branco Cristal, Cinza Platinum e Prata Sirius. Outra novidade é o chamado Kit Black, que pinta algumas partes do carro de preto brilhante, buscando um visual mais esportivo, e está disponível por tempo limitado. Lembrando que são mais de 100 acessórios originais Volkswagen disponíveis para o Novo Polo.

GTS e Track chegam depois

Para quem se pergunta da versão esportiva GTS, com seu motor 1.4 turbo de 150 cv, não se assuste pensando que ela sairá de linha: será apresentada com novidades em breve, em outra ocasião, mantendo as melhorias dessa linha 2023, além da motorização exclusiva (e freios traseiros a disco).

Foto: VW/divulgação

Além dela, outra que virá mais pra frente é a de entrada Track. Ela será a substituta do Gol, e, por isso, terá soluções para custar menos que os R$83 mil da MPI atual. Seu destaque será o bodykit aventureiro leve, típico da gama Track da VW. Será mais ou menos como um Fiat Argo Trekking da marca alemã, pelo menos na proposta visual.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.