(Lançamento) VW ID.4 é o primeiro 100% elétrico da marca no Brasil, mas não pode ser comprado

Aproveitando o momento do seu aniversário de 70 anos de Brasil, comemorados agora em julho de 2023, a Volkswagen lança seu primeiro elétrico no mercado nacional: o ID.4, mix de SUV, crossover e hatch grandão, que tem porte similar ao de um Ford Territory. Só que a novidade tem um detalhe: o elétrico está disponível apenas no programa de assinatura mensal da marca, o Sign&Drive, por R$10 mil, com manutenções, seguro e documentação inclusos. Venda? Por enquanto, nem pensar.

São 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,64 m de altura e 2,77 m de entre-eixos, cerca de 2.100 kg de peso em ordem de marcha e nada menos que 543 litros de capacidade do porta-malas. Só existe uma versão de acabamento por aqui, a Pro, que traz um motor elétrico traseiro, acoplado ao eixo, com 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque. Existe também uma configuração de tração integral com 265 cv, mas essa só existe no exterior.

Foto: VW/divulgação

O ID.4 conta com baterias de íon-lítio de generosíssimos 77 kWh de capacidade útil (são 82 kWh brutos), todas instaladas no assoalho, que permitem recarga ultrarrápida de até 150 kW. Nessas situações, o VW elétrico pode recuperar 80% de sua carga em apenas 40 minutos, e, com a carga completa, pode rodar até 526 km pelo ciclo WLTP europeu. Até agora, a VW não informou o número oficial pelo ciclo INMETRO, nacional.

Seu conjunto mecânico é refinado: dá direito as suspensões independentes nas quatro rodas, fixação multibraço do eixo traseiro, freios a disco nas quatro rodas e controles adaptativos de molas e amortecedores, que são configurados de acordo com o modo de condução selecionado (Eco, Normal, Sport e Individual). De série estão rodas de liga-leve diamantadas aro 21, modelo Narvik, que, junto dos pneus, também são ligadas ao sistema de suspensões adaptativas.

Foto: VW/divulgação

De série, o ID.4 Pro traz conjunto óptico totalmente em LED, faróis com função IQ.Light Matrix (as luzes são inteligentes, direcionais e matriciais, divididas em milhares de pontos), bancos com forração em couro e tecidos reciclados, ajustes elétricos para motorista e passageiro dianteiro, memorização de posição, função de aquecimento e massageador, volante com comandos touch (pode ser preto ou branco), painel de instrumentos digital com 5,3” fixado na coluna de direção, multimídia de 10” com conexões sem fio, carregador de celular por indução, ar-condicionado digital automático de três zonas e iluminação ambiente em LED.

Mais: a tampa do porta-malas tem abertura elétrica presencial, câmeras 360º ajudam nas manobras, o teto é inteiro em vidro, as balizas podem ser feitas de forma autônoma pelo sistema Park Assist e até memorizadas em alguns casos: se o local de estacionamento do ID.4 for o mesmo com frequência, ele pode seguir sozinho até a vaga e se “acomodar” lá sem a ação do motorista. Nessa versão, o elétrico traz ainda 7 airbags, piloto automático adaptativo com função anda-e-para, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, além de detector de fadiga do condutor.

A partir dessa semana, o ID.4 já pode ser alugado pelo site do VW Sign&Drive, ou numa das concessionárias que cuidam do programa de assinatura da marca, em plano único com duração de dois anos. Opcionalmente, há o carregador wallbox residencial por R$7.649 extras (o valor pode ser dividido em parcelas, pagas junto do aluguel do carro), e até blindagem autorizada, essa sem preço divulgado. São duas cores da carroceria: Cinza Moonstone e Azul Dusk, ambas com colunas e teto em preto brilhante de série.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.