(Lançamento) Toyota RAV4 estreia tecnologia híbrida plug-in por R$400 mil

Algum tempo depois de a Honda ter trazido ao Brasil a novíssima geração do seu SUV consagrado CR-V, a Toyota não podia ficar para trás, por isso passa a vender por aqui uma configuração inédita do RAV4, utilitário rival do modelo da Honda há décadas: chamada de XSE Plug-In Hybrid, a nova versão chega para conviver com a já conhecida SX Connect Hybrid, mas exagera no preço, de R$399.990. Para quem se surpreendeu com os mais de R$352 mil pedidos pelo CR-V 2024, a Toyota foi além… 

O “novo” RAV4, na verdade, não é nem um pouco inédito, e segue na mesma geração comercializada no mercado nacional desde o início de 2019. A grande novidade está mesmo na motorização: apesar de manter o motor 2.5 a gasolina de quatro cilindros e aspiração natural sob o capô, com cerca de 185 cv de potência e 23 mkgf de torque, ele passa a trabalhar em conjunto com outros dois motores elétricos, um acoplado a cada eixo do SUV. O dianteiro tem pouco mais de 180 cv e o traseiro, 54.  

Foto: Toyota/divulgação

A tração é integral, o câmbio automático é do tipo CVT, e, no total, a RAV4 Plug-In Hybrid (PHEV) oferece generosos 306 cv de potência, mas a marca japonesa não entrou em detalhes sobre qual seu torque máximo. Outros números atraem: são apenas 6 segundos na prova de 0 a 100 km/h, enquanto o consumo urbano pode chegar a impressionantes 35,0 km/l, segundo marca. Na estrada, o SUV pode fazer até 30 km/l, também ótimos quando falamos de um híbrido. Mais uma vantagem está nos bons 55 litros de capacidade do tanque de combustível, permitindo um alcance generoso em viagens mesmo com as baterias esgotadas. 

Foto: Toyota/divulgação

O bom da tal versão está nos 55 km de alcance máximo puramente elétrico (sem consumir gasolina) e na possibilidade de recarga das baterias, de 18 kWh de capacidade e composição de íon-lítio, em tomadas externas, seja através do carregador portátil de 2,3 kW ou pelo wallbox de 7,4 kW, ambos inclusos no preço do carro. Para completar 100% de sua carga, as baterias do RAV4 PHEV podem levar apenas 2h30min nas melhores condições.  

Tirando as rodas diamantadas aro 18, emblemas próprios pela carroceria, a portinhola para recarga elétrica no paralamas traseiro direito, um melhor acabamento interno e equipamentos inéditos, a RAV4 Plug-In Hybrid não soma outras diferenças frente a sua “irmã” SX Connect Hybrid mais em conta. De novidades, há uma multimídia com tela HD de 10,5”, um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3” e a terceira colorida para o head-up display.  

Estão presentes ainda o ar-condicionado automático digital de duas zonas, partida remota do motor, retrovisores externos com rebatimento elétrico e desembaçador, seletor de modos de condução, porta-malas com tampa elétrica, bancos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos (mais memória de posição para o motorista), piloto automático adaptativo (ACC), conjunto óptico em LED, luzes ambientes em LED, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisor interno fotocrômico, sensores de chuva e crepuscular, e mais.  

De série, o modelo traz ainda um pacote de assistentes inteligentes de condução: alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, monitores de ponto-cego, farol alto com comutação automática, leitor de placas de sinalização, sem contar os 7 airbags.  

Foto: Toyota/divulgação

Além da venda em toda a rede de concessionárias Toyota espalhadas pelo Brasil, a RAV4 Plug-In Hybrid pode também ser alugada através da Kinto, serviço de locação de automóveis da própria fabricante japonesa, mas apenas para frotas corporativas. A garantia padrão é de cinco anos (mais três para bateria de tração e motores elétricos), ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro. A paleta de cores do SUV contempla cinco tons, todos acompanhados de teto preto metálico: Branco Lunar, Prata Névoa, Cinza Granito, Azul Topázio e Vermelho Emoção. 

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.