(Lançamento) Renault Kardian é o mais novo arquirrival de Fiat Pulse e VW Nivus, e veio para incomodar

A Renault finalmente investe em inéditos produtos nacionais. O último foi o Kwid, lá em 2017. Depois desse hiato, é apresentado agora o Kardian, crossover (ou SUV pequeno, como a marca prefere), que vem para concorrer com Fiat Pulse e VW Nivus. Na verdade, essa novidade é basicamente a terceira geração do Sandero Stepway com visual diferenciado. Já que o Sandero “comum” não vem para o Brasil, esse Stepway chamado Kardian deve balançar o mercado com bons atrativos. Só resta saber dos preços, que só devem surgir mais pra frente, próximo do início das vendas em março de 2024.

O inédito Kardian não tem praticamente nada em comum com os Renault feitos atualmente em São José dos Pinhais: além do segmento que a marca nunca esteve (o Stepway era um hatch aventureiro, o Kardian é crossover), a novidade traz a moderna plataforma modular CMF-B, parelha a dos carros europeus da marca, carroceria em aços mais resistentes a impactos, um moderno motor 1.0 turboflex com três cilindros e doze válvulas, fora a interessante aposta em uma transmissão automatizada de dupla embreagem. Tecnologias de série e espaço interno são outros atrativos. E vale falar que essa apresentação, feita no Rio de Janeiro, é de caráter mundial.

Como maior atrativo, seu conjunto mecânico é totalmente inédito. O motor TCe é parente do 1.3 turbo que está nos Duster e Oroch mais caros, só que no Kardian tem 999 cm³ e doze válvulas, ou seja, é um três cilindros. Flex, feito inteiro em alumínio, com injeção direta de combustível e duplo comando variável, esse propulsor rende até 125 cv de potência (são 128 no Nivus e 130 no Pulse), mas surpreende com seus 22,4 mkgf de torque já aos 2 mil rpm, disparado o maior do segmento.

É o 1.0 mais forte do mercado nacional até então, e trabalha em conjunto com a transmissão automatizada de dupla embreagem com seis velocidades e tecnologia de resfriamento otimizado e permanente. Como curiosidade, é a caixa DW23, fornecida pela Magna-Getrag e feita na China. Por enquanto a Renault ainda não fala em números de desempenho ou consumo do Kardian com esse powertrain.

De tamanho próximo ao do Fiat Pulse, o Kardian mede 4,12 m de comprimento (4,10 no Pulse), com 1,77 m de largura (mesma do Fiat), 1,59 m de altura (1,58 m do rival) e bons 2,60 m de distância entre-eixos (melhor da categoria). O tamanho do porta-malas, com 358 litros no método VDA, e a altura do solo de 21 cm o colocam como intermediário do segmento nesses pontos, mas é do Renault a melhor capacidade de atravessar obstáculos: são 21º de ângulo de ataque e 36º de ângulo de saída. O de saída, aliás, supera o do Duster (34º). De qualquer forma, suas medidas e capacidades superam com folga a atual geração do Stepway, que sai de linha em breve.

Foto: Renault/divulgação

Por fora, a carroceria da versão apresentada, provavelmente a topo de linha, conta com rodas diamantadas aro 17 e pneus 205/55, conjunto óptico inteiro em LED, carroceria em dois tons, e um curioso rack de teto com barras longitudinais que podem ser reposicionadas para a posição transversal (com uma ferramenta específica). No teto, aliás, podem ser colocados objetos de até 80 kg. Sua cabine já é mais próxima a de reestilizações mais recentes do Duster e Oroch, mas há um inédito painel de instrumentos digital, multimídia flutuante de 8” com conexões sem fio, além da alavanca da transmissão no estilo joystick (eletrônica) e freio de mão eletromecânico.

Os dois últimos itens, só ele tem no segmento, assim como a iluminação ambiente em LED personalizável do interior. A marca já adiantou os 6 airbags de série para todas as versões (que ainda não foram divulgadas, inclusive), e um amplo pacote de assistentes de condução, com 12 tecnologias no total (há desde ACC até câmeras 360º, passando por alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e monitores de ponto-cego). É, de longe, o Renault mais moderno que já foi produzido na planta do Paraná em seus 25 anos de história.

Outros equipamentos presentes no carro apresentado são as luzes externas em full-LED, ar-condicionado automático digital, conjunto elétrico completo, bancos em material premium, sistema Start&Stop, seletor de modos de condução (Eco, Sport e MySense, personalizável), carregador de celular sem fio, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, entre outros. O esquema construtivo é padrão: suspensões McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira, direção elétrica, e, infelizmente, freios a disco só nas rodas da frente.

Com o lançamento definitivo (essa foi uma apresentação) e início das vendas no início de 2024, mais ou menos em março, o Kardian será oferecido em cinco cores: Branco Glacier, Cinza Etoile, Cinza Cassiopée, Preto Nacré e o tom especial de lançamento Laranja Energie.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.