(Lançamento) Renault Kardian é o mais novo arquirrival de Fiat Pulse e VW Nivus, e veio para incomodar
A Renault finalmente investe em inéditos produtos nacionais. O último foi o Kwid, lá em 2017. Depois desse hiato, é apresentado agora o Kardian, crossover (ou SUV pequeno, como a marca prefere), que vem para concorrer com Fiat Pulse e VW Nivus. Na verdade, essa novidade é basicamente a terceira geração do Sandero Stepway com visual diferenciado. Já que o Sandero “comum” não vem para o Brasil, esse Stepway chamado Kardian deve balançar o mercado com bons atrativos. Só resta saber dos preços, que só devem surgir mais pra frente, próximo do início das vendas em março de 2024.
O inédito Kardian não tem praticamente nada em comum com os Renault feitos atualmente em São José dos Pinhais: além do segmento que a marca nunca esteve (o Stepway era um hatch aventureiro, o Kardian é crossover), a novidade traz a moderna plataforma modular CMF-B, parelha a dos carros europeus da marca, carroceria em aços mais resistentes a impactos, um moderno motor 1.0 turboflex com três cilindros e doze válvulas, fora a interessante aposta em uma transmissão automatizada de dupla embreagem. Tecnologias de série e espaço interno são outros atrativos. E vale falar que essa apresentação, feita no Rio de Janeiro, é de caráter mundial.
Como maior atrativo, seu conjunto mecânico é totalmente inédito. O motor TCe é parente do 1.3 turbo que está nos Duster e Oroch mais caros, só que no Kardian tem 999 cm³ e doze válvulas, ou seja, é um três cilindros. Flex, feito inteiro em alumínio, com injeção direta de combustível e duplo comando variável, esse propulsor rende até 125 cv de potência (são 128 no Nivus e 130 no Pulse), mas surpreende com seus 22,4 mkgf de torque já aos 2 mil rpm, disparado o maior do segmento.
É o 1.0 mais forte do mercado nacional até então, e trabalha em conjunto com a transmissão automatizada de dupla embreagem com seis velocidades e tecnologia de resfriamento otimizado e permanente. Como curiosidade, é a caixa DW23, fornecida pela Magna-Getrag e feita na China. Por enquanto a Renault ainda não fala em números de desempenho ou consumo do Kardian com esse powertrain.
De tamanho próximo ao do Fiat Pulse, o Kardian mede 4,12 m de comprimento (4,10 no Pulse), com 1,77 m de largura (mesma do Fiat), 1,59 m de altura (1,58 m do rival) e bons 2,60 m de distância entre-eixos (melhor da categoria). O tamanho do porta-malas, com 358 litros no método VDA, e a altura do solo de 21 cm o colocam como intermediário do segmento nesses pontos, mas é do Renault a melhor capacidade de atravessar obstáculos: são 21º de ângulo de ataque e 36º de ângulo de saída. O de saída, aliás, supera o do Duster (34º). De qualquer forma, suas medidas e capacidades superam com folga a atual geração do Stepway, que sai de linha em breve.
Por fora, a carroceria da versão apresentada, provavelmente a topo de linha, conta com rodas diamantadas aro 17 e pneus 205/55, conjunto óptico inteiro em LED, carroceria em dois tons, e um curioso rack de teto com barras longitudinais que podem ser reposicionadas para a posição transversal (com uma ferramenta específica). No teto, aliás, podem ser colocados objetos de até 80 kg. Sua cabine já é mais próxima a de reestilizações mais recentes do Duster e Oroch, mas há um inédito painel de instrumentos digital, multimídia flutuante de 8” com conexões sem fio, além da alavanca da transmissão no estilo joystick (eletrônica) e freio de mão eletromecânico.
Os dois últimos itens, só ele tem no segmento, assim como a iluminação ambiente em LED personalizável do interior. A marca já adiantou os 6 airbags de série para todas as versões (que ainda não foram divulgadas, inclusive), e um amplo pacote de assistentes de condução, com 12 tecnologias no total (há desde ACC até câmeras 360º, passando por alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e monitores de ponto-cego). É, de longe, o Renault mais moderno que já foi produzido na planta do Paraná em seus 25 anos de história.
Outros equipamentos presentes no carro apresentado são as luzes externas em full-LED, ar-condicionado automático digital, conjunto elétrico completo, bancos em material premium, sistema Start&Stop, seletor de modos de condução (Eco, Sport e MySense, personalizável), carregador de celular sem fio, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, entre outros. O esquema construtivo é padrão: suspensões McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira, direção elétrica, e, infelizmente, freios a disco só nas rodas da frente.
Com o lançamento definitivo (essa foi uma apresentação) e início das vendas no início de 2024, mais ou menos em março, o Kardian será oferecido em cinco cores: Branco Glacier, Cinza Etoile, Cinza Cassiopée, Preto Nacré e o tom especial de lançamento Laranja Energie.