(Lançamento) Subaru passa a comercializar Forester e XV híbridos a partir de R$194 mil

Muita gente nem sabe, mas a Subaru ainda está presente no Brasil através do Grupo CAOA, representante também da linha premium da Hyundai e, claro, dono da Chery. Mesmo tímida, a marca japonesa comercializou cerca de 400 carros durante o ano de 2021 no mercado nacional, e hoje conta com dois modelos em seu portfólio: o SUV compacto XV e o consagrado médio Forester.

Depois de um hiato de quase três anos do último lançamento no Brasil, a Subaru apresenta agora duas novidades de uma vez só. Não são modelos inéditos, mas sim grandes inovações de XV e Forester, que passam a ter propulsão híbrida de série e estreiam tecnologias exclusivas.

Chamada de e-Boxer e responsável por mover os dois carros, a mecânica mantém o tradicional propulsor 2.0 movido a gasolina e de aspiração natural com quatro cilindros, 16 válvulas e injeção direta. Ele rende 150 cv de potência e 20,0 mkgf de torque, mas agora trabalha em conjunto com um motor elétrico de pequeno porte que está acoplado a transmissão automática tipo CVT que simula 7 marchas, e rende cerca de 16 cv e 6,7 mkgf. Como de praxe, o Forester e XV contam também com tração integral AWD.

Curiosamente, a marca não divulgou números de autonomia nem de potência combinada dos dois motores, mas garantiu um modo de condução inteligente que prioriza a propulsão elétrica e outro esportivo, que aproveita ao máximo a força do conjunto mecânico combinado. O foco principal do motor elétrico é auxiliar nas arrancadas e em outras situações específicas de condução. Ou seja, na maior parte do tempo, quem move os carros é o motor 2.0 a gasolina.

Considerada MHEV (Mild Hybrid Eletric Vehicle, ou semi-híbridos), a dupla conta com um compacto conjunto de baterias de íon-lítio, reabastecido nas desacelerações ou frenagens durante a condução. Segundo a Subaru, Forester e XV conseguiram uma melhora de até 19% no consumo urbano com a nova propulsão mista.

Pra quem não sabe, o XV é um SUV compacto com 4,46 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,61 m de altura, 2,66 m de entre-eixos, e tem porte de um Renault Captur (ganhando apenas no comprimento da carroceria). O Forester é maior, do tamanho de um Honda CR-V, e mede 4,62 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,73 m de altura e tem 2,67 m de entre-eixos.

Vendidos em versão única sem opcionais, o XV custa a partir de R$193.900 e o Forester parte de R$223.900. A Subaru só revelou os principais equipamentos do modelo maior, que traz a quarta geração do sistema EyeSight, que engloba alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, piloto automático adaptativo (ACC), detector de fadiga do condutor e por aí vai.

Além disso, ele conta com uma tecnologia de câmeras e sensores que é capaz de identificar os ocupantes do carro e ajustar bancos, espelhos, ar-condicionado e computador de bordo de acordo com quem for dirigir. Outros equipamentos de destaque do Forester são as rodas de liga-leve aro 18, faróis full-LED, abertura/fechamento automáticos da tampa do porta-malas, teto-solar panorâmico, sistema de som Harman/Kardon com sete alto-falantes e mais. Os dois modelos já podem ser encontrados na rede autorizada Subaru do Brasil, e contam com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem.

 

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.