Peugeot i-Cockpit faz 10 anos: sua história e evolução

Uma das maiores criações dos franceses no mundo do automóvel está fazendo aniversário: é o i-Cockpit dos Peugeot, que agora em 2023 completa 10 anos de produção. Mas esse conceito bem interessante, e moderno até hoje, não foi uma reinvenção da roda: outros carros, como o Honda Civic de oitava geração, já tinham um estilo interno parecido. A Peugeot só aprimorou bem a ideia e a popularizou, digamos assim.

Estilo como esse já existia, mas a Peugeot aprimorou e colocou na linha toda. Aqui o atual 208 (Foto: Peugeot/divulgação)

i-Cockpit, mas que bicho é esse? No caso dos Peugeot, é a união de um volante bem pequeno (e geralmente ovalado), painel de instrumentos elevado (visto acima do volante, e não entre os raios como de costume), multimídia em altura próxima a do painel de instrumentos (quase sempre flutuante e voltada ao motorista), além das saídas de ar mais baixas, no andar de baixo da multimídia. Nos Honda, por exemplo, só havia volante redondo pequeno e o velocímetro digital no topo do painel.

A ideia sempre foi ter um estilo de condução mais esportivo e, principalmente, funcional, coisa que nem sempre é prioridade nos carros franceses. Talvez por isso o i-Cockpit tenha dado tão certo. A Peugeot apostou numa melhor condução, segurança e conforto de quem vai ao volante, por isso desde o começo da década passada decidiu implantar o estilo em todos os seus novos carros: desde pequenos como o 208 até grandes como 508 e 5008.

Carros grandes como o 3008 também trazem a tecnologia (Foto: Lucca Mendonça)

Mas antes de 2013, ano da chegada do Peugeot 208 no Brasil, o escolhido para trazer o i-Cockpit ao mundo, o estilo de construção interna já existia. Ele foi idealizado no conceito SR1, um conversível grande de 2+2 lugares com propulsão híbrida, isso lá no finalzinho de 2009. Em março do ano seguinte, 2010, o SR1 estava no Salão do Automóvel de Genebra, novamente mostrando os primórdios do i-Cockpit. A ideia era basicamente a mesma, mas muito mais lúdica e futurista: era um carro-conceito com ideias de estilos.

Dali em diante o i-Cockpit virou realidade e seguiu sua história: surgiu no 208 entre 2012 e 2013 ainda com instrumentos analógicos e multimídia de 7”, se modernizou em 2016 na segunda geração do 3008 (quando passou a ter também painel de instrumentos digital de 12,3”), ganhou novo volante e tecnologia 3D em 2019 no Novo 208, e, dois anos depois, veio uma nova funcionalidade, o i-Toggle, que permite ao motorista configurar teclas touchscreen para diferentes funções.

Carros atuais, como o Novo 408, já tem a versão mais atual do i-Cockpit: painel 3D, volante moderno e teclas touch personalizáveis (Foto: Peugeot/divulgação)

Hoje, nos carros maiores da marca, o i-Cockpit já pode ter multimídia abaixo das saídas de ar-condicionado, mas ainda preservando instrumentação elevada e volante oval pequeno.

Segundo a marca, o carro fica não só mais agradável ao dirigir com essa concepção, bem como mais confortável (há menos esforço dos braços graças ao volante pequeno e menos cansaço visual pela instrumentação elevada), mais seguro (o volante de diâmetro reduzido permite manobras mais rápidas e os visores altos desviam menos o olhar do motorista da estrada) e ainda mudam a experiência ao guiar.

Conceito da primeira geração do i-Cockpit, no 208 2013 (Foto; Peugeot/divulgação)

A evolução não para por aí, e em carros conceitos atuais a Peugeot já dá mostras do futuro do i-Cockpit, como no Inception mostrado na CES Las Vegas do início do ano. A marca fala em um i-Cockpit do futuro ainda mais revolucionário, intuitivo, moderno e inteligente.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.