(Lançamento) Volvo XC60 e XC90 ganham mais potência e autonomia na linha 2023

Caminhando a passos largos para cumprir a promessa de vender apenas veículos elétricos no mundo inteiro até 2030, a Volvo vai aperfeiçoando seus produtos híbridos para que eles se tornem 100% elétricos o quanto antes. Aqui no Brasil, toda a sua gama de produtos já é totalmente elétrica ou híbrida, sem espaço para motores movidos apenas a gasolina ou mesmo diesel.

Seus maiores SUVs, o médio XC60 e o grande XC90, que hoje são híbridos plug-in (recarregáveis em corrente elétrica), receberam importantes melhorias na linha 2023 no que diz respeito à potência e, principalmente, eficiência energética. Os dois são equipados com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros e injeção direta de gasolina, que sozinho produz cerca de 320 cv de potência e 41 mkgf de torque, além da propulsão elétrica que distribui força para as quatro rodas e um câmbio automático de oito velocidades nos dois carros.

Como grandes novidades, esse tal motor elétrico ganhou mais potência, subindo para 147 cv e 31,5 kgfm de torque. Um bônus de mais de 65% quando comparado com os modelos anteriores, que tinham 87 cv e 24,4 mkgf. No total, combinando o motor a combustão mais elétrico, tanto o XC60 quanto o XC90 passam a produzir excelentes 468 cv de potência e 72,3 kgfm de torque.

Quem também passou por boas modificações foram as baterias, instaladas sob o assoalho, que ganham construção em três camadas de células e capacidade de armazenamento 62% maior (agora são quase 19 kWh). Com isso, o conjunto se tornou mais eficiente, poderoso e moderno sem precisar de um maior espaço físico.

Com todas essas melhorias, quem sai ganhando é o alcance total e, principalmente, utilizando só o modo elétrico, chamado de “Pure” pela marca. O XC60 2023 consegue rodar até 78 km sem gastar nenhuma gota de gasolina, enquanto o XC90 2023, pelo maior peso, tem alcance máximo de 71 km movido a eletricidade. Em média, esses números subiram cerca de 67% na dupla, e aumentam em pelo menos dez vezes se somados ao alcance do 2.0 turbo a gasolina.

Ainda focando na eficiência, os carros trazem o sistema One Pedal Drive, que permite a condução utilizando só o pedal do acelerador: basta pressioná-lo para o carro andar e tirar o pé nas frenagens e desacelerações não muito fortes. A tecnologia aproveita o movimento para regenerar energia e reabastecer as baterias. Quem preferir, claro, pode continuar utilizando os dois pedais como em qualquer carro automático comum.

A dupla é muitíssimo bem equipada: o XC60 pode trazer faróis full-LED com foco direcional e função alto automático, painel de instrumentos digital, multimídia de 9” com tecnologia Google Automotive Services e internet integrada, câmera 360º, head-up display, carregador de celular sem fio, pacote Safety City com diversos assistentes de condução focados na segurança e praticidade, sistema de purificação inteligente do ar, concierge Volvo On Call, entre outros.

No XC90 se destacam, além dos itens do XC60, o sistema Park Assist, suspensões a ar ajustáveis, sistema de som da Bowers & Wilkins com 19 alto-falantes e 1.400 Watts de potência, ar-condicionado digital automático de quatro zonas independentes, porta-luvas com abertura por botão e compartimento climatizado etc.

São quatro versões do XC60 (Recharge Inscription Expression de R$399.950, Recharge Inscription de R$429.950, Recharge R-Design de R$439.950 e T8 Polestar de R$466.950), e outras três do XC90 (Recharge Inscription Expression de R$509.950, Recharge Inscription de R$553.950 e Recharge R-Design de R$563.950). Ambos têm dois anos de garantia sem limite de quilometragem.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.