(Lançamento) Volvo XC60 e XC90 ganham mais potência e autonomia na linha 2023
Caminhando a passos largos para cumprir a promessa de vender apenas veículos elétricos no mundo inteiro até 2030, a Volvo vai aperfeiçoando seus produtos híbridos para que eles se tornem 100% elétricos o quanto antes. Aqui no Brasil, toda a sua gama de produtos já é totalmente elétrica ou híbrida, sem espaço para motores movidos apenas a gasolina ou mesmo diesel.
Seus maiores SUVs, o médio XC60 e o grande XC90, que hoje são híbridos plug-in (recarregáveis em corrente elétrica), receberam importantes melhorias na linha 2023 no que diz respeito à potência e, principalmente, eficiência energética. Os dois são equipados com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros e injeção direta de gasolina, que sozinho produz cerca de 320 cv de potência e 41 mkgf de torque, além da propulsão elétrica que distribui força para as quatro rodas e um câmbio automático de oito velocidades nos dois carros.
Como grandes novidades, esse tal motor elétrico ganhou mais potência, subindo para 147 cv e 31,5 kgfm de torque. Um bônus de mais de 65% quando comparado com os modelos anteriores, que tinham 87 cv e 24,4 mkgf. No total, combinando o motor a combustão mais elétrico, tanto o XC60 quanto o XC90 passam a produzir excelentes 468 cv de potência e 72,3 kgfm de torque.
Quem também passou por boas modificações foram as baterias, instaladas sob o assoalho, que ganham construção em três camadas de células e capacidade de armazenamento 62% maior (agora são quase 19 kWh). Com isso, o conjunto se tornou mais eficiente, poderoso e moderno sem precisar de um maior espaço físico.
Com todas essas melhorias, quem sai ganhando é o alcance total e, principalmente, utilizando só o modo elétrico, chamado de “Pure” pela marca. O XC60 2023 consegue rodar até 78 km sem gastar nenhuma gota de gasolina, enquanto o XC90 2023, pelo maior peso, tem alcance máximo de 71 km movido a eletricidade. Em média, esses números subiram cerca de 67% na dupla, e aumentam em pelo menos dez vezes se somados ao alcance do 2.0 turbo a gasolina.
Ainda focando na eficiência, os carros trazem o sistema One Pedal Drive, que permite a condução utilizando só o pedal do acelerador: basta pressioná-lo para o carro andar e tirar o pé nas frenagens e desacelerações não muito fortes. A tecnologia aproveita o movimento para regenerar energia e reabastecer as baterias. Quem preferir, claro, pode continuar utilizando os dois pedais como em qualquer carro automático comum.
A dupla é muitíssimo bem equipada: o XC60 pode trazer faróis full-LED com foco direcional e função alto automático, painel de instrumentos digital, multimídia de 9” com tecnologia Google Automotive Services e internet integrada, câmera 360º, head-up display, carregador de celular sem fio, pacote Safety City com diversos assistentes de condução focados na segurança e praticidade, sistema de purificação inteligente do ar, concierge Volvo On Call, entre outros.
No XC90 se destacam, além dos itens do XC60, o sistema Park Assist, suspensões a ar ajustáveis, sistema de som da Bowers & Wilkins com 19 alto-falantes e 1.400 Watts de potência, ar-condicionado digital automático de quatro zonas independentes, porta-luvas com abertura por botão e compartimento climatizado etc.
São quatro versões do XC60 (Recharge Inscription Expression de R$399.950, Recharge Inscription de R$429.950, Recharge R-Design de R$439.950 e T8 Polestar de R$466.950), e outras três do XC90 (Recharge Inscription Expression de R$509.950, Recharge Inscription de R$553.950 e Recharge R-Design de R$563.950). Ambos têm dois anos de garantia sem limite de quilometragem.