(Lançamento) Posicionado entre Fiorino e Ducato, Fiat Scudo estreia por R$187 mil e tem até versão elétrica

A parceria de Fiat, Peugeot e Citroën com veículos profissionais vem há décadas, muito antes da criação do Grupo Stellantis. Agora juntas, as marcas intensificaram ainda mais essa parceria, que já rendeu frutos como a van grande Fiat Ducato/Peugeot Boxer/Citröen Jumper, furgão pequeno Fiat Fiorino/Peugeot Partner Rapid e, agora, o Fiat Scudo, que nada mais é que a “versão italiana” de Peugeot Expert/Citröen Jumpy.

O Scudo já chega com versão elétrica, e é feito sobre a moderna plataforma modular EMP2. No design, a novidade da Fiat é igual ao Citroën Jumpy, que tem linhas frontais mais limpas. O Expert segue a identidade visual mais agressiva da marca do Leão. Lateral, traseira, interior e mecânica completa são iguais nos três modelos, que podem ser guiados por motoristas com habilitação tipo B.

A produção das versões a combustão é finalizada no Uruguai pela Nordex, a mesma empresa que monta a Ford Transit vendida no Brasil, e por aqui são duas versões: Cargo (R$187.490), um furgão fechado exclusivo para transporte de carga, e Multi (R$192.490), que traz janelas e pode ser convertida em van de 8 passageiros pela própria fábrica (configuração chamada de Family Car). Além delas, a Fiat traz ainda o e-Scudo por R$330 mil, 100% elétrico e sempre com carroceria fechada.

Foto: Fiat/divulgação

Nas versões a combustão, o motor é um 1.5 16V turbodiesel, que entrega cerca de 120 cv de potência e 30,6 mkgf de torque. A transmissão manual tem seis marchas, enquanto a tração é dianteira. A Fiat destaca o tanque de 69 litros, que garante alcance médio de 800 km quando cheio, além do sistema Start&Stop de série. Enquanto isso, o elétrico e-Scudo, francês, tem um motor elétrico dianteiro de 136 cv e 26,5 mkgf de torque, além de baterias de íon-lítio de 75 kWh. Nesse caso a autonomia declarada é de 330 km.

O Scudo, seja elétrico ou o turbodiesel, tem compartimento de carga com 6,1 m³, portas laterais deslizantes ou traseiras com abertura de até 180º e 1,94 m de altura, permitindo o transporte e acomodação de objetos grandes. No caso dos turbodiesel, a capacidade de carga declarada é de 1,5 toneladas, que cai para 1 tonelada no e-Scudo.

O modelo, mesmo focado para o uso profissional, é bem equipado desde a versão de entrada: tem controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (TC), assistente de partida em rampas (Hill Holder), luzes diurnas em LED, ar-condicionado, computador de bordo, conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores), piloto automático com limitador de velocidade, volante ajustável em altura e profundidade etc. O elétrico ainda traz volante multifuncional, seletor de modos de condução, multimídia completa de 7”, câmera de ré 180º, freio de estacionamento elétrico, sensores de chuva e crepuscular e monitor de pressão dos pneus.

Prestação de serviços exclusiva

Junto do Scudo, a Fiat aproveitou para inaugurar o programa Professional com 200 pontos de venda e manutenção específicos, que terá equipe especializada na sua linha profissional, atendimento exclusivo e fornecimento de peças diferenciado. O objetivo é separar as demandas e serviços prestados aos modelos de veículos de trabalho dos de carros de passeio da marca. Além do Scudo, o Fiorino e Ducato também entram para o programa.

Foto: Fiat/divulgação

Já em pré-venda, o Fiat Scudo tem duas opções de cores: Branco Banchisa e Cinza Artense. Suas vendas ao grande público começam dia 1 de agosto, sempre nos pontos de venda da marca que fazem parte do programa Professional. A garantia padrão é de três anos ou 100 mil km (160 para o e-Scudo), o que ocorrer primeiro. No caso do elétrico, o conjunto de baterias tem cobertura de outros oito anos.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.