(Lançamento) Peugeot 2008 muda um pouco na linha 2023 enquanto espera nova geração


Apresentado no Brasil em 2015, o SUV compacto 2008 continua na mesma geração até hoje. Uma nova, totalmente inédita e feita sobre a plataforma modular CMP (mesma do atual 208 e 3008), chegou na Europa em 2019 e está confirmada pra cá desde então. Mas enquanto ela não chega…

O Peugeot 2008 nacional, feito em Porto Real (RJ), ganha um tapa no visual na linha 2023. Um tapinha, diga-se de passagem, que só mudou coisas pontuais como rodas, máscara negra dos faróis ou emblemas, mas que fazem a diferença em um carro quase veterano.
Agora todas as versões (Allure, Griffe e a Style, que é novidade) trazem pintura preta do teto, que se estende até parte da tampa do porta-malas, e mais equipamentos de série. O interior passa a ter apenas um novo padrão cinza de acabamento, nada mais.

Mecanicamente, continua a oferta do motor 1.6 16V EC5, de aspiração natural e até 120 cv de potência com 15,5 mkgf de torque nas versões mais baratas, enquanto o 1.6 THP, turboflex com injeção direta, de até 173 cv e 24,5 mkgf de torque, é exclusivo das mais caras. O 2008 traz sempre câmbio automático de seis marchas, mas só as versões THP contam com freios a disco nas quatro rodas e sistema Grip Control, que prepara o carro para tipos de terrenos difíceis.
A versão de entrada Allure 1.6 16V começa em R$100 mil e faz do 2008 um dos SUVs compactos mais baratos do Brasil; acima dela está a novidade Style 1.6 16V, oferecida por R$107 mil, que estreia itens como piloto automático, câmera de ré, comandos de som no volante e lanterna traseira de LED; a próxima da gama é a Style THP, de R$120 mil. No topo da gama continua a Griffe THP, vendida por R$125 mil.

Outros itens de destaque do modelo são o teto-solar panorâmico, ar-condicionado digital automático de duas zonas, bancos em couro, 6 airbags, multimídia de 7” com Android Auto/Apple CarPlay, volante com ajuste de altura e profundidade, entre outros. Por outro lado, acreditem se quiser, mas o controle eletrônico de estabilidade é item exclusivo das versões THP, mantendo uma bola fora do modelo desde sua estreia em 2015. Até Renault Kwid e Fiat Mobi, que custam quase metade do seu preço, já oferecem esse equipamento.

O 2008 2023 já está sendo distribuído para as concessionárias da marca, e tem seis cores no catálogo: Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Perla Nera, Cinza Grafitto, Vermelho Rubi e a nova Cinza Artense.