(Lançamento) Peugeot 2008 muda um pouco na linha 2023 enquanto espera nova geração

Apresentado no Brasil em 2015, o SUV compacto 2008 continua na mesma geração até hoje. Uma nova, totalmente inédita e feita sobre a plataforma modular CMP (mesma do atual 208 e 3008), chegou na Europa em 2019 e está confirmada pra cá desde então. Mas enquanto ela não chega…

Foto: Peugeot/divulgação

O Peugeot 2008 nacional, feito em Porto Real (RJ), ganha um tapa no visual na linha 2023. Um tapinha, diga-se de passagem, que só mudou coisas pontuais como rodas, máscara negra dos faróis ou emblemas, mas que fazem a diferença em um carro quase veterano.

Agora todas as versões (Allure, Griffe e a Style, que é novidade) trazem pintura preta do teto, que se estende até parte da tampa do porta-malas, e mais equipamentos de série. O interior passa a ter apenas um novo padrão cinza de acabamento, nada mais.

Foto: Peugeot/divulgação

Mecanicamente, continua a oferta do motor 1.6 16V EC5, de aspiração natural e até 120 cv de potência com 15,5 mkgf de torque nas versões mais baratas, enquanto o 1.6 THP, turboflex com injeção direta, de até 173 cv e 24,5 mkgf de torque, é exclusivo das mais caras. O 2008 traz sempre câmbio automático de seis marchas, mas só as versões THP contam com freios a disco nas quatro rodas e sistema Grip Control, que prepara o carro para tipos de terrenos difíceis.

A versão de entrada Allure 1.6 16V começa em R$100 mil e faz do 2008 um dos SUVs compactos mais baratos do Brasil; acima dela está a novidade Style 1.6 16V, oferecida por R$107 mil, que estreia itens como piloto automático, câmera de ré, comandos de som no volante e lanterna traseira de LED; a próxima da gama é a Style THP, de R$120 mil. No topo da gama continua a Griffe THP, vendida por R$125 mil.

Foto: Peugeot/divulgação

Outros itens de destaque do modelo são o teto-solar panorâmico, ar-condicionado digital automático de duas zonas, bancos em couro, 6 airbags, multimídia de 7” com Android Auto/Apple CarPlay, volante com ajuste de altura e profundidade, entre outros. Por outro lado, acreditem se quiser, mas o controle eletrônico de estabilidade é item exclusivo das versões THP, mantendo uma bola fora do modelo desde sua estreia em 2015. Até Renault Kwid e Fiat Mobi, que custam quase metade do seu preço, já oferecem esse equipamento.

Foto: Peugeot/divulgação

O 2008 2023 já está sendo distribuído para as concessionárias da marca, e tem seis cores no catálogo: Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Perla Nera, Cinza Grafitto, Vermelho Rubi e a nova Cinza Artense.

Compartilhar:
Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.