Por que a Ferrari amarelou em Monza?

Ao contrário do que se prega por aí, Enzo Ferrari nem sempre exigia que seus carros de corrida fossem vermelhos. Quando ele montou a equipe de competição da Scuderia Ferrari, ele originalmente escolheu o amarelo como a cor oficial. A tonalidade brilhante, junto com o azul, aparece com destaque no brasão de seu local de nascimento, Modena, que também é a casa da fábrica de carros Ferrari.

Ao criar a equipe de competição da Scuderia Ferrari, Enzo decretou que queria o amarelo como cor oficial (Foto: Fiat/divulgação)

No entanto, na época da fundação da equipe, a International Association of Recognized Automobile Clubs (algo como Associação Internacional de Clubes De Automóveis Reconhecidos) definiu o vermelho como a cor oficial dos carros de corrida italianos, e como resultado, a Ferrari foi meio forçada a adotar o vermelho (os franceses usavam azul, os britânicos o verde…) para seus carros de corrida, que inicialmente eram na verdade Alfa Romeo. A Scuderia Ferrari foi fundada em 1929, bem antes da montadora Ferrari ser criada em 1947.

Na verdade, a Ferrari foi meio que obrigada a adotar o vermelho como cor oficial (Foto: divulgação/Ferrari)

A Ferrari manteve o amarelo para o logotipo da Scuderia Ferrari. Ele combinou a cor com o famoso cavallino, a pedido da família do herói de guerra italiano Francesco Baracca. O cavalo empinando apareceu nos aviões de combate pilotados por Baracca na Primeira Guerra Mundial. O logotipo fez sua estreia nas Alfa Romeo da Scuderia Ferrari, que correu a “24 Horas de Spa-Francorchamps” de 1932, vencidas pelos pilotos da Ferrari, Antonio Brivio e Eugenio Siena. O logotipo tem sido destaque em carros da marca desde então.

Foto: Ferrari/divulgação

Para marcar a conexão com o amarelo, bem como o 100º aniversário deste ano do circuito de Monza e os 75 anos da marca, a equipe de Fórmula 1 da Ferrari contará com detalhes amarelos em seus carros e uniformes para o Grande Prêmio da Itália, que acontecerá em Monza. A cor aparecerá nos carros, bem como nos macacões de corrida e capacetes dos pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz.

Foto: Ferrari/divulgação

A Ferrari também planeja oferecer uma coleção especial de mercadorias com o mesmo tom de amarelo, conhecido como “Giallo Modena”, por meio de suas lojas oficiais e também online.

Compartilhar: